Bem Estar Desenvolvimento Diversos
14 fev 2014

Crianças de 2 a 4 anos – Yoga

unnamed
Hoje conto com a participação da querida Sá Souza que está aqui conosco uma vez por mês falando sobre Yoga, meditação e temas afins.

Os próximos posts serão uma série de curiosidades sobre as crianças. Essas informações fascinantes farão o seu dia-a-dia com os pequenos muito mais fácil.

O post de hoje será sobre as crianças de 2-4 anos.

– A palavra que as define é “Curiosidade”. Manter a casa protegida é algo que você tem que considerar.

– As crianças de 3 anos tendem a fazer muitas perguntas. Perguntas são uma ótima maneira de desenvolverem o vocabulário e também um bom momento para aprenderem o que é certo, errado e porque. Paciência é a palavra chave aqui para que você possa responder essas perguntas.

– Elas aprendem observando, ouvindo e fazendo (alguns de nós adultos nos identificamos com uma dessas técnicas). Em outras palavras, aprenda a ler os sinais que seu filho dá (ou seu aluno). Ficar quietinho no canto não quer dizer timidez, mas que a criança é uma observadora. Permita que seu filho seja e aprenda do seu jeito, no seu próprio tempo. Sem julgamento e sem pressa.

– Para essa idade quanto menos melhor. As crianças podem ser facilmente super estimuladas.

– As crianças AMAM ajudar. Aproveite esse momento com moderação e respeito. Cante uma música que elas gostam, faça palhaçadas. Elas se sentem muito orgulhosas por serem ajudantes. Faça disso um momento muito especial.

– Elas AMAM e têm facilidade para cantar músicas simples, com 1 ou 2 versos sem parar. Quando digo sem parar… é sem parar mesmo. Você vai se pegar cantando a mesma música no carro, no banho, no trabalho, no almoço. =)

– Amamos ser reconhecidos pelo nosso trabalho e esforço certo? Com essa turminha não é diferente. Elas também querem impressionar. Quanto mais encorajadas por nós mais felizes e engajadas ficarão em querer aprender com a experiência que tiveram.

– Consistência, estrutura e repetição, repetição, repetição. Mais uma vez não somos diferentes. Para nos aperfeiçoarmos em algo, tentamos quantas vezes for necessário até conseguirmos. Elas gostam e precisam saber qual o próximo passo. Cuidado para não mudar radicalmente a rotina do seu filho.

– Transições podem ser uma dor de cabeça para você. Já que pra eles é algo que os tirou da rotina. O drama com certeza irá acontecer aqui como resultado de alguma nova mudança na rotina ou uma transição. Não foque nisso. Use algum tipo de distração.

– Quanto menos instruções melhor. Elas ainda estão desenvolvendo seu vocabulário. Numa aula de yoga por exemplo, em vez de eu falar “Agora levante o braço direito em direção ao teto mantendo punho e ombros alinhados.” Quanta coisa para uma criança dessa idade. Simplesmente “Levanta o braço bem alto.”

– Se distraem facilmente como ninguém. Simples assim. Natureza.

– Ahhhh lógico, e elas querem fazer o que querem fazer, quando querem e do jeito delas. Esteja preparado para ser flexível e muito paciente.

Na Yoga, esse grupinho ama respirações imitando os animais e diferentes sons.

Algumas posturas dessa faixa etária:

– Postura do Caranguejo – Fortalece o abdômen, braços, pernas e desenvolve coordenação motora.

Leia também: Meditação para crianças e adultos.

Kids Yoga Poses

– Cachorro Olhando Para Baixo – acalma a mente, fortalece os braços e pernas e melhora a digestão.

yoga_baby_downward_dog_460x300

– Postura da Árvore – Fortalece os pés, batata da perna, abdômen e cria um senso de equilíbrio.

article-kids-yoga

Próximos posts veremos as curiosidades das crianças de 4-6 anos, 7-10 anos e acima de 10 anos.

Esse post conta com algumas informações da 5º Manual de Instrutor de Yoga para Crianças (ChildLight Yoga, Lisa Flynn)

Outros posts de Sá Souza:
Livros de yoga para crianças
Yoga para gestantes
Yoga para crianças

foto2 Sá Souza
* Texto, informações são de responsabilidade da parceira do blog Sá Souza.

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
4 Comentários
  1. 31/01/15 - 10h52

    Adorei seu blog. Sou pai de duas meninas lindas de 5 anos e dois meses de idade. Tamanha é minha felicidade de ser pai que inciei um blog para os homens (papais). Falando do lado da paternidade. tipo um papo de homem pra homem. Se puder visitar e conhecer fico muito grato. Abraços

    • 31/01/15 - 21h03

      Eli, muito obrigada! Vou ver sim e obrigada por estar aqui.
      Abraços, Gabi

  2. Gercina Batista Silva
    16/07/16 - 16h02

    Adorei a prática de yoga para criança,e vou aplicar na casa de acolhimento (abrigo) em que trabalho atualmente.

Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Linda demais essa parceria da @tudo_para_boneca e da @elasqueremlasfadas roupa menina e boneca!
Você encontra na @monkinoaoficial e @cirandinha_ciranda 
#post #dicaspaisefilhos #família #mensagem #postdodia #escola #educação #family #education #kids #psicopedagogia #criancas #blogdematernidade #maternidade #desenvolvimento #tudoparaboneca #maeefilho #irmaos #pais #paternidade
  • Boa reflexão
YouTube
Se inscreva!