Diversos
28 set 2015

Cantinho do Estudo

Cantinho do Estudo

Móveis corretos e criatividade são fundamentais no cantinho de estudos da criança

Você incentiva adequadamente seus filhos a estudarem? Muitas vezes os pais querem ajudar seus filhos e cobram as lições, acompanham o aprendizado e incentivam a leitura. Entretanto, quando essas atividades não são realizadas no ambiente adequado, o estudante pode ficar disperso e não aproveitar tanto quanto possível seus momentos de estudo.

Mas como os pais podem auxiliar nesta situação? O ideal é que os pais respeitem o momento de estudo dos filhos sem realizar interrupções desnecessárias. Também é indicado que os pais reservem um espaço da casa exclusivamente para o estudo, onde não haja distrações como televisão, videogame e outros. Esse espaço deve ser escolhido em parceria entre os pais e os filhos para agradar ambos, o famoso cantinho do estudo.

Como preparar um cantinho de estudo?

Para preparar um local adequado o primeiro passo é deixá-lo limpo e organizado. Um ambiente bagunçado será prejudicial e afetará a atenção. Em seguida é fundamental preparar o local com os móveis para escritório corretos e materiais de estudo. Como começar?

Passo 1 – O primeiro item fundamental são os móveis de escritório apropriados. Como o estudante passará algumas horas do dia neste espaço ele deve ter uma mesa com tamanho conveniente, sendo a altura adequada entre 72 e 75 centímetros. Já a cadeira de escritório deve possuir opções para regulagem e ser confortável. Conforme o estudante cresça a cadeira poderá ser ajustada a sua altura ese adequar a postura, evitando dores nas costas e torcicolo.

Passo 2 – Para não ter que interromper o estudo é indicado que o estudante tenha todos os materiais escolares em fácil acesso. Quando criança isso pode incluir cola, tesoura sem ponta, papéis, giz de cera, lápis de cor e muitos outros itens.

Passo 3 – Deixe livros infantis ao alcance da criança em seu espaço de estudo para que ela tenha acesso sempre que tiver vontade de ler.

Passo 4 – O ambiente de estudo da criança deve ser iluminado com um abajur, além da iluminação natural para não forçar a vista. É necessário ainda garantir que o espaço tenha ventilação adequada para não ficar abafado e causar mal-estar quando usado por extensas horas.

Passo 5 – Manter a organização será fundamental para que o local incentive o estudante. Tenha caixas separadas para guardar os materiais diferentes e estimule a criança a manter ela própria a organização deste local.

O espaço apropriado é muito importante para que a criança mantenha a atenção durante o período de estudo e se sinta incentivada, não apenas pelos pais, mas também pelo ambiente. Caso seu filho tenha dificuldades em manter a concentração mesmo em um espaço adequado, procure um pedagogo para conversar sobre as melhores formas de despertar o interesse do seu filho.

By: Maristela Duarte, jornalista – fonte: Prodis
Imagens Shutterstock

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Linda demais essa parceria da @tudo_para_boneca e da @elasqueremlasfadas roupa menina e boneca!
Você encontra na @monkinoaoficial e @cirandinha_ciranda 
#post #dicaspaisefilhos #família #mensagem #postdodia #escola #educação #family #education #kids #psicopedagogia #criancas #blogdematernidade #maternidade #desenvolvimento #tudoparaboneca #maeefilho #irmaos #pais #paternidade
  • Boa reflexão
YouTube
Se inscreva!