Bem Estar Diversos
12 jan 2016

Vamos brincar de estátua?

Vamos brincar de estátua?

Vamos brincar de estátua?

Namastê!

Feliz 2016!!!

Estamos iniciando mais um ano, novinho em folha. Nada melhor do que começar com o pé direito e muitas brincadeiras, alegria, diversão, leveza.

Nestas férias que tal relembrar aquelas brincadeiras da época em que nós, papais e mamães, éramos crianças? Vamos brincar de estátua?

No ioga chamamos as estátuas de posturas, ásanas (pronuncia-se ássana), uma palavra em sânscrito, a língua dos primeiros mestres de ioga – aqueles que há muito, muito tempo atrás observaram os animais, os elementos da natureza, e criaram esta prática que nos conecta com o mundo ao nosso redor e promove saúde para todos os sistemas do nosso corpo: o sistema esquelético, nervoso, circulatório, digestivo, respiratório, hormonal e muscular.

Assim como a brincadeira de estátua tradicional, o ioga também tem regras e elas se resumem a 10 princípios fundamentais, que valem também para a nossa vida, pois nos ensinam o que devemos evitar (os chamados yamas) e o que devemos procurar fazer (conhecidos como niyamas). São eles: Não violência (Ahmisa), Verdade (Satya), Integridade (Asteya), Controle dos desejos (Brahmacharya), Desapego (Aparigraha), Limpeza, (Saucha), Contentamento (Santosha), Automotivação (Tapas), Autoestudo (Swadhyaya) e Confiança (Ishwara pranidhana).

Os ásanas, as posições de estátua, também trazem um monte de benefícios: ficamos mais saudáveis, mais fortes, com mais flexibilidade, nossa concentração aumenta, além de muitos outros benefícios.
Praticar ioga proporciona:
– Aumento da autoconfiança e autoestima positiva;
– Alimenta a criatividade;
– Fortalece emocionalmente;
– Ajuda a equilibrar corpo e mente;
– Aumenta a capacidade sensorial e também a consciência corporal;
– Fortalece a coordenação e o equilíbrio;
– Expande o autoconhecimento e estimula a socialização;
– Aumenta a consciência respiratória;
– Fomenta a cooperação, o trabalho em equipe;
– Ajuda a construir força interior;
– Ensina a relaxar e a reduzir o estresse;
– Praticar ioga é muito divertido!!!

Diante de tanta coisa boa, vale brincar todos os dias, três ou duas vezes por semana, ou até mesmo uma vez por semana, por cinco minutinhos ou pelo tempo que durar a brincadeira. Minha indicação para essas férias de verão é brincar de ioga com o livro Vamos brincar de estátua?, das autoras Márcia de Lucca e Lúcia Barros, com ilustrações de Bruna Assis Brasil. A editora é a Companhia das Letrinhas. O livro além de lindo, apresenta diversas posturas através de histórias, incluindo os benefícios físicos, mentais e emocionais de cada uma. Sem falar na apresentação das regras do jogo, explicadas de forma simples e direta, de uma maneira que as crianças entendem e se identificam rapidamente. Utilizo muito este livro nas aulas com crianças de 7 a 10 anos, mas os mais novos podem aproveitar também, de uma forma mais adaptada, conhecer as posturas lindamente apresentadas pelas ilustrações da Bruna.

Bora brincar?!

Ana Corazza
Jornalista, mãe de um menino de 9 anos e professora de Ioga para Crianças. É embaixadora da Rainbow Kids Yoga no Rio de Janeiro. Para saber onde praticar Ioga Pais e Filhos acesse: www.facebook.com/namastekidsyogarj. Para entrar em contato com a Ana: namaste.kids.yoga.rj@gmail.com

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Sem palavras! Amor maior do mundo!
  • Blocos de montar POKEMON!! Que máximo. Adoramos o #presskit da Mattel!! Mega blocks Pokemon da Mattel!! #post #dicaspaisefilhos #família #mensagem #postdodia #escola #educação #family #education #kids #psicopedagogia #criancas #blogdematernidade #maternidade #desenvolvimento #tudoparaboneca #maeefilho #irmaos #pais #paternidade #mattel #pokemon
  • Bem assim. Já vivi isso.
YouTube
Se inscreva!