Diversos
05 set 2016

Brincadeiras Montessorianas: veja como desenvolver a autonomia e criatividade do seu filho

Brincadeiras Montessorianas: veja como desenvolver a autonomia e criatividade do seu filho

Criado no século 20 pela educadora Maria Montessori, o método de ensino montessoriano vem atraindo cada vez mais seguidores no ambiente educacional de diversos países, inclusive no Brasil. O método, que é conhecido por respeitar o desenvolvimento natural da criança, proporciona um ambiente em que o pequeno é capaz de desenvolver a autonomia e a criatividade sem limites.

Em uma sala de aula montessoriana, os alunos são os protagonistas do sistema e cada um evolui ao seu próprio ritmo, de maneira natural. A criança pode escolher livremente quais atividades realizar e tem uma estrutura que permite fazer escolhas e agir de acordo com a forma em que enxerga o mundo.

Em comparação ao ensino tradicional, os pequenos possuem muito mais liberdade, pois a aula não é comandada por um professor, mas apenas acompanhada e organizada pelos educadores. Além disso, a linha de ensino não precisa se limitar a escola e pode entrar também como um método educacional realizado pelos pais em casa.

No geral, as brincadeiras montessorianas incluem tarefas e desafios que as crianças devem completar. As atividades permitem que os pequenos conheçam melhor o mundo, os objetos, letras, cores, números, sensações e tudo o que nos rodeia. Confira abaixo algumas ideias simples que você poderá fazer em casa.

1. Desenhos e alimentos: imprima imagens de alimentos que você tem na dispensa de casa, como frutas, grãos e biscoitos. Coloque diversos alimentos na mesa e peça para que a criança associe o desenho com o objeto real. A brincadeira é ótima para treinar a associação, o reconhecimento e o vocabulário do pequeno.

2. Objetos misteriosos: coloque diversos objetos em um saco de pano e brinque com a criança de reconhecimento. Você deverá tocar em um objeto sem ver, explicar o que sente e tentar adivinhar o que é. Logo após, será a vez do pequeno de fazer o mesmo. Dê tempo para que a criança sinta e tente explicar as texturas e formas.

3. Duro ou fofo? Separe em uma caixa brinquedos de aspectos diferentes, como bonecas de pano, bolinhas macias e brinquedos de plástico. Peça para a criança tocar em cada um deles e separar em caixas etiquetadas o que é macio ou “fofo” e o que é duro.

4. Identificando sabores: que tal brincar de comer frutas? Separe frutas de gostos distintos, como doce, azedo ou amargo. Ajude a criança a associar os sabores com as palavras que identificam. Logo após, o desafio será fazer o pequeno dividir as frutas que comeu em categorias de sabores.

5. Ambiente montessoriano: a rotina poderá ser uma verdadeira brincadeira educacional se a criança viver em um ambiente propenso a liberdade. Estantes devem ter a altura dos pequenos, para que eles possam retirar objetos utilizados em atividades. Opte por camas ou berços baixos, que dê liberdade de locomoção ao pequeno. Se for possível, tenha em casa um quarto da criatividade, com objetos, telas, tintas e outras coisas que as crianças poderão utilizar livremente para fazer criações.

By: Ana Paula Bretschneider

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Bom dia 💖💖💖🙏🏻🙏🏻
  • Boa semana
YouTube
Se inscreva!