Brincadeiras Diversão
02 dez 2013

Vamos brincar de teatro?

festival-de-teatro-infantil
O teatro surgiu a partir do desenvolvimento da civilização, ou das suas necessidades. Na antiguidade os homens dançavam e se expressavam através de desenhos primitivos. Havia um ritual ao final do dia em que com gestos e danças explicavam para os outros como tinha sido seu dia. Com o tempo surge a ideia de realizar rituais sagrados para apaziguar a natureza, assim se harmonizavam com seu ambiente e com o próximo.

O desenvolvimento do Teatro para o que é conhecido hoje se deu na Grécia Antiga, graças às realizações de rituais em adoração ou homenagem ao Deus Dionísio, Deus do vinho, que a cada nova safra ganhava uma festa dedicada a sua intervenção para a realização de uma boa colheita.

Ensinando arte
Por que não montar uma peca de teatro na sua casa? Organize junto com seus filhos, usando lençóis como cortinas, um tapete como palco. Escolha um cantinho da sua sala e faça a mágica acontecer.

Brincadeiras infantis como o faz de conta são excelentes para seu filho desenvolver o lado lúdico e exercitar sua capacidade de improvisar.

E se o seu filho for tímido, porque não fazer um fantoche? Assim ele fica escondido atrás da cortina e pode ainda assim aproveitar a brincadeira.

Como fazer um fantoche
Encontre uma meia velha e limpa. Pode ser de qualquer cor que você escolher, pode-se utilizar aquelas meias ‘divorciadas’, que você mesmo que revire a gaveta não encontra o par. Ela deve ser longa o suficiente para que o braço caiba dentro. Preferencialmente, em um braço menor, a meia deve ir até o cotovelo.

Cole dois olhos esbugalhados na parte de baixo da meia, no final dos dedos. Ou peça para seu filho desenhar em um pedaço de pano velho utilizando canetinha ou tinta guache, supervisione a hora do corte. As colas infantis podem não ser fortes o suficiente para colar firmemente os olhos, então considere usar cola quente ou cola especial, do tipo cola tudo.

Uma vez que a cola esteja seca, coloque sua mão dentro, com o topo de sua mão onde a parte de baixo do pé ficaria, e faça um formato de boca com a mão. O braço deve ficar com a aparência de uma cobra.

Decore o fantoche de meia com uma tinta de tecido e/ou corte uma língua num tecido de feltro com um formato de “V” no final, como a língua de uma cobra. Qualquer outro material que você tenha em casa, pedaços de tecido velho, botões, purpurina, vale tudo na hora de decorar seu fantoche, o mais importante é se divertir e passar um tempo de qualidade com a sua família.

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Sem palavras! Amor maior do mundo!
  • Blocos de montar POKEMON!! Que máximo. Adoramos o #presskit da Mattel!! Mega blocks Pokemon da Mattel!! #post #dicaspaisefilhos #família #mensagem #postdodia #escola #educação #family #education #kids #psicopedagogia #criancas #blogdematernidade #maternidade #desenvolvimento #tudoparaboneca #maeefilho #irmaos #pais #paternidade #mattel #pokemon
  • Bem assim. Já vivi isso.
YouTube
Se inscreva!