Brincadeiras Diversão
25 nov 2014

Dicas de atividades e brincadeiras infantis para os dias de chuva

Em dias chuvosos pode ser bem difícil entreter as crianças. Elas ficam entediadas, enjoam dos brinquedos, videogame, TV e o palco está armado para ficarem agitadas ou brigarem entre si.

Se você já percebeu que não vai poder viajar com as crianças nas próximas férias ou não sabe o que fazer nos fins de semana chuvosos de verão, não se preocupe. Aqui estão algumas sugestões e dicas de atividades para fazer com seus filhos em qualquer dia cinza ou molhado.

Banho de chuva, claro
Se seu filho nunca experimentou esse prazer, chegou a hora. Chuva foi feita para tomar banho, se molhar, pular em poças e beber as gotas que caem diretamente do céu. É só preparar o banho quente, toalhas felpudas e um chocolate quente com biscoitos depois.

Um novo brinquedo de montar
Troque os tradicionais blocos e peças de montar por marshmallows e palitos de dente. Construa casas, prédios, bonecos ou ensine formas geométricas como triângulos e cubos. Façam uma competição de quem constrói o maior sem derrubar tudo. Lembre-se apenas de salvar alguns marshmallows para colocar no chocolate quente depois do banho de chuva.

Tênis com balão
Já imaginou jogar tênis dentro de casa com o seu filho? Se você pensou na falta de espaço, ausência de raquetes ou na bolinha batendo em móveis e quebrando enfeites, foi o caos instalado. Mas existe uma solução. Troque a bolinha de tênis por um balão e faça as raquetes colando palitos de picolé na parte de trás de pratinhos descartáveis. Afaste a mesinha de centro e joguem na sala ou arrisquem sobre a mesa de jantar, como se fosse pingue pongue.

Jogo da velha gigante
Monte um tabuleiro de jogo da velha no chão usando fita crepe. As peças do jogo não precisam ser X e O, apenas dois tipos de brinquedos ou objetos de cores diferentes. Use a criatividade e pinte 10 copos de papel com dois tons de tinta guache, 5 para cada time. Ou você pode fazer o time das meninas contra os meninos, usando as bonecas como peças para as meninas e os carrinhos para os meninos, por exemplo.

Teatrinho de marionetes
Pendure um lençol na moldura da porta com altura suficiente para você ou as crianças se esconderem por trás. Use marionetes ou ursinhos de pelúcia para contar histórias e fábulas neste teatrinho improvisado.

Crianças na cozinha
Leve a meninada para a cozinha e façam juntos algum lanche fácil como enroladinhos de salsicha. É só enrolar as salsichas em quadrados de massa folhada pronta congelada, molhar a pontinha para a massa fechar e pincelar com um ovo batido. Leve ao forno por 20 minutos ou até ficarem dourados. Depois estenda a toalha no meio da sala, junte uma jarra de suco e chame as crianças para o piquenique. Os ursinhos de pelúcia e as bonecas também estão convidados.

Limpando a casa?
Já pensou em começar a ensinar as crianças a colaborarem com as tarefas de casa? Um dia chuvoso é perfeito para descobrir como limpar a casa e arrumar a bagunça com a ajuda das crianças. Talvez não fique exatamente limpo ou arrumado, mas é um bom começo. Aqui e no site Cleanipedia tem algumas dicas sobre como transformar as tarefas domésticas em jogos e brincadeiras.

Dobraduras de papel
Aviões de papel são atração para qualquer criança, depois é só pular para os barquinhos e chapéus com jornais e revistas velhas. Ou tentar uma opção bem diferente e se aventurar no mundo dos origamis. Você vai aprender junto com seus filhos e a atividade proporciona senso de realização para crianças e adultos, pois o resultado final é sempre uma recompensa.

E aí, gostaram das sugestões? Vocês tem alguma dica de brincadeira ou atividade para fazer dentro de casa com as crianças?

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
2 Comentários
  1. Ariane
    25/11/14 - 22h07

    Adorei!
    O tenis com balão pra mim acho que p que mais vai funcionar aqui!
    Passando para conhecer e amando!
    Abraços
    http://www.20minutospratudo.com.br

    • 26/11/14 - 23h11

      Ariane,
      Boa noite! Tudo bem? Obrigada por estar aqui…
      Fiquei muito feliz. Vou te visitar também.
      Estou a disposição. Beijos e Obrigada
      Gabi

Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Boa reflexão!
YouTube
Se inscreva!