Brincadeiras Diversão
25 ago 2014

Como incentivar as crianças a se divertirem sem os eletrônicos

Ainda bem que existem os aparelhos eletrônicos. Sem eles as crianças não poderiam assistir os desenhos favoritos na televisão, brincar com jogos de videogame ou assistir vídeos no tablet ou computador. Aqueles preciosos momentos em que eles estão se divertindo, aprendendo e deixando você sossegada para fazer o almoço ou colocar roupas para lavar.

Mas toda mãe também já se questionou sobre os problemas dos filhos usarem os tais eletrônicos em excesso. Ainda mais que atualmente é muito difícil deixar as crianças brincarem na rua com os amiguinhos sem se descabelar de preocupação com qualquer outro desses males da modernidade.O que fazer então para tirar essa dúvida da cabeça e oferecer mais uma opção segura de diversão e aprendizado para os seus filhos?

Um boa dica é inventar moda e criar o cantinho das artes. Nada como papel e tinta para estimular a criançada!Mesmo que você não tenha muito espaço em casa, não precisa se preocupar em como arrumar o quarto do seu filho para caber o tal cantinho. O próprio nome já diz que qualquer espacinho serve, olha só:

– Se o seu espaço é bem reduzido invista em um cavalete infantil para desenho e pintura. Existem opções com papel para pintar e outras que oferecem lousa dupla face com um lado para brincar com giz e outro branco para desenhar com canetinhas.

– Tenha próximo ao cavalete um pequeno armário, nicho ou prateleira com opções variadas de artigos para desenhar como giz de cera, lápis de cor, canetinhas, tintas e pincéis. Existem muitas alternativas no mercado e algumas são feitas especialmente para as crianças experimentarem o quanto quiserem, pois são laváveis.

– Tire os materiais das caixinhas que logo vão rasgar e organize em potinhos plásticos, latinhas ou qualquer outro recipiente que não quebre e seja fácil para o seu filho manusear. Dá para reciclar latas ou comprar potes plásticos e reinventar a sua utilidade, como usar um porta-macarrão para colocar os pincéis. Use sua criatividade e lembre-se que o ideal é separar os lápis, canetinhas ou gizes por tipo ou cores para facilitar na hora do seu filho escolher e guardar depois.

– Se espaço não for o seu problema, incremente o cantinho das artes com uma mesinha escolar. Além de ser mais um espaço para colorir, desenhar e pintar, algumas opções são multi-atividades e possuem uma base feita para encaixar bloquinhos de montar.

– Tenha à mão papel colorido, papel branco, tesoura sem ponta e cola branca. Um avental para as aventuras mais elaboradas com tinta também é uma boa pedida.

Agora é só chamar seu filho para a brincadeira. Você pode começar com livros de colorir, imprimir desenhosachados na internet ou inventar do zero. Pedir para o seu filho ilustrar a história do último livrinho que ele leu também é uma ótima ideia para começar e ainda incentiva a leitura.

E vocês, tem alguma ideia para tirar as crianças da frente da TV ou soltar o celular? Como vocês fazem? Conte para a gente!

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Linda demais essa parceria da @tudo_para_boneca e da @elasqueremlasfadas roupa menina e boneca!
Você encontra na @monkinoaoficial e @cirandinha_ciranda 
#post #dicaspaisefilhos #família #mensagem #postdodia #escola #educação #family #education #kids #psicopedagogia #criancas #blogdematernidade #maternidade #desenvolvimento #tudoparaboneca #maeefilho #irmaos #pais #paternidade
  • Boa reflexão
YouTube
Se inscreva!