Brincadeiras Diversão Diversos
11 out 2013

Brinquedos Reciclados – Vamos Reciclar?

É com muito prazer e orgulho que hoje o post do blog é o post que eu escrevi para o blog do sabão omo. O post aqui está um pouquinho diferente porque acrescentei algumas imagens. Espero que gostem.

Você já parou para pensar o quanto de lixo produzimos diariamente em nossas casas? Segundo dados do IBGE do ano de 2012, o Brasil produziu uma média de 228.413 toneladas de lixo por dia. E outro dado interessante é que 40% desse lixo não tem destino adequado e boa parte dele fica nas ruas sem nem mesmo ser coletado.

Muitas dessas coisas que são jogadas fora poderiam ser muito bem aproveitadas, inclusive para fazermos brinquedos! Fazer brinquedos com materiais que podem ser reutilizados, é muito divertido, a brincadeira começa quando começamos a fazer o brinquedo e não só na hora de brincar. Além disso, estimula muito a criatividade da criança.

Vamos aprender a reciclar brincando?

1) Jogo de damas Reciclado
O jogo de damas é um jogo bastante conhecido e começa a ser usado nas escolas a partir dos 5 ou 6 anos de idade. Ele ajuda a estimular o raciocínio, concentração, memória, atenção e desenvolver a capacidade e habilidade para certas atividades. Esses são requisitos fundamentais em uma criança para que ela cresça e se torne um adulto responsável, menos disperso, mais atento e também mais inteligente.

Vocês já viram um jogo de damas reciclado? Para fazer esse jogo vamos precisar de:
– 12 tampinhas de garrafa pet de uma cor e 12 tampinhas de garrafa pet de outra cor. Se você não conseguir tampinhas de cores diferentes, podemos pintar as tampinhas, o que fica ainda mais divertido;
– Papelão, cartolina, papel velho… (para o tabuleiro)
– Lápis de cor para fazermos os quadradinhos do tabuleiro de dama, ou papel de outra cor para que possamos montar o tabuleiro.
– Para não se confundir na hora de fazer o tabuleiro, pegue uma imagem de jogo de damas no computador, o jogo de damas tem 32 quadrados na cor branca (ou cor do papel usado) e 32 de outra cor. E mãos a obra.

brinquedos3-300x225

2) Vai e Vem
O brinquedo Vai e Vem surgiu no verão de 1976 na Itália. O brinquedo é formado por uma bola de plástico oval com abertura no centro, por onde passavam duas cordas de nylon. Nas extremidades de cada corda ficam as alças que cada jogador segura e para movimentar a bola. Se tornou um brinquedo muito popular no Brasil na década de 80, eu me lembro perfeitamente desse brinquedo e brinquei muito! Hoje podemos fazer o nosso vai e vem de material reciclado.

Vamos precisar de:
– 2 garrafas pet de refrigerante de 2 litros;
– 2 barbantes de varal de 3 metros de comprimento cada, ou qualquer outro tipo de barbante;
– Fita adesiva;
– 4 pedaços de madeira, quatro argolas de plástico ou argola de papel, que sirvam como haste para os participantes da brincadeira segurarem. Gosto mais das argolas, fica mais fácil de fazer o brinquedo e depois para brincar;
– Tinta, papéis, fita adesiva, tesoura e cola, para enfeitar!

Na hora na montagem, o primeiro passo é cortar as garrafas ao meio e depois encaixar as partes de cima uma na outra, passe a fita adesiva para assegurar que elas não vão se soltar durante a brincadeira. Em seguida, passe os barbantes de varal pelo corpo do brinquedo, sem deixar que eles se cruzem.
Depois do “corpo” do brinquedo pronto, temos que amarrar às cordas as argolas. Amarre cada ponta da corda a uma argola, assim o brinquedo está pronto.

vai-e-vem-garrafa-pet

3) Jogo da Velha
Quem não adora jogar jogo da velha? O jogo da velha estimula a concentração da criança, elas normalmente adoram jogar. A vantagem do jogo da velha reciclado é que além de utilizarmos material reciclado, não ficamos gastando papel para jogar que depois irá para o lixo. Olha que legal, usamos lixo e ainda economizamos papel!

Vamos precisar de:
– papelão, cartolina velha, resto de papel cartão, bandeja de isopor (para o tabuleiro)
– tampinhas de garrafa pet de cor diferente (no máximo 5 tampinhas de cada cor, vamos usar o mesmo recurso do jogo de damas, qualquer coisa, pintamos as tampinhas);
– Fita adesiva de cor ou lápis de cor ou canetinha

SONY DSC

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
10 Comentários
  1. I Love NY
    06/08/14 - 16h09

    q lindo amei o site, vcs estão de Parabéns

    • 06/08/14 - 22h45

      Muito obrigada por acompanhar do Dicas Pais e Filhos e fico muito feliz que tenha gostado.
      Estou a disposição.
      Beijos, Gabriella

  2. Rui Alberto
    21/09/14 - 23h03

    Muito bom mesmo, coisas fáceis de fazer e que podem ser bastante divertido. Parabéns! Vi e gostei também desse brinquedo aqui http://brinquedosreciclaveis.com/como-fazer-brinquedos-reciclaveis/ um pouco mais complicado, mas deve ser possível fazer.

    • 22/09/14 - 12h46

      Rui,
      Boa tarde! Obrigada por acompanhar o Dicas Pais e Filhos.
      Muito legal mesmo o trenzinho que você gostou.
      Volte sempre! Beijos, Gabriella

  3. 21/11/14 - 23h23

    Gostei! É sempre bom ver idéias simples e criativas como as de vocês. Parabéns!

    • 22/11/14 - 19h00

      Ricardo,
      Obrigada por acompanhar o Dicas Pais e Filhos! Fico feliz que tenha gostado.
      Volte sempre.
      Abraços, Gabriella

  4. ingreedy
    23/06/15 - 10h43

    gostei muito é interessante demais

    • 23/06/15 - 13h58

      Muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado.
      beijos Gabriella

  5. raissa
    14/10/15 - 17h34

    Minha prof de Ed.Fisica pediu para fazer brinquedos com material reciclável,Vou fazer a numero 2 ^^/

    • 19/10/15 - 09h39

      Raissa, obrigada pela visita e pelo comentário.
      Já fez o brinquedo? Depois em conta.
      Beijos Gabi

Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Lindo demais
  • Feliz dia dos avós 💖💖
YouTube
Se inscreva!