Compras Cuidados Diários Dicas Saúde
11 out 2014

YORK dá dicas de como cuidar de pequenos ferimentos nas crianças

Por mais cuidadosos que os pais sejam, é quase inevitável que pequenos acidentes aconteçam na rotina das crianças, causando machucados, pequenos cortes e arranhões. É comum encontrar curativos espalhados por diferentes partes do corpo, consequência das brincadeiras e das atividades agitadas que fazem parte do dia a dia dos pequenos. YORK – presente há mais de 60 anos no cotidiano das famílias, com curativos, algodão, hastes flexíveis e absorventes para seios – e o Dr. Ayrton De Magistris, doutor em patofisiologia, preocupados com o bem estar das crianças, ressaltam a importância da higienização correta e as principais medidas que devem ser tomadas para facilitar a cicatrização e evitar infecções no local da ferida.

Tipo e gravidade do machucado
A primeira atitude é verificar a gravidade do machucado, levando em consideração seu tamanho e profundidade, para definir se o tratamento pode ser realizado em casa sem maiores complicações ou se é um caso mais sério, que necessita de cuidados médicos. Os diferentes tipos de machucados podem ser identificados com base no agente causador de cada um deles: objetos afiados, pontiagudos e lâminas geralmente provocam cortes (que são considerados mais graves de acordo com sua profundidade); já traumas mecânicos como, por exemplo, quedas e esbarrões, resultam em escoriações e arranhões (em que ocorre a perda de uma área da pele e o sangue surge na forma de pequenas gotas sobre a superfície lesada).

Higienização
Em ferimentos superficiais, como cortes leves, arranhões e escoriações, é importante realizar a limpeza com bastante água corrente e sabão neutro e, em seguida, secar a região com o uso de discos de algodões, que são compactos e não soltam pelos. Se o sangramento persistir, pode-se utilizar hastes flexíveis com movimentos suaves de compressão para controlá-lo. Normalmente, nesses casos, a cicatrização se inicia e forma-se uma “casquinha” sobre a ferida que deve ser preservada, para manter o ferimento fechado e isolado do meio ambiente. No entanto, quando o machucado é mais profundo e o sangramento mais abundante, recomenda-se remover possíveis fragmentos e a sujeira rapidamente, comprimir o local para estancar o sangue e encaminhar o ferido para uma unidade de atendimento de emergência.

Proteção e cicatrização
Em ferimentos expostos, em que se observa vermelhidão e cortes pequenos ainda abertos, o uso de curativos são altamente recomendados para proteger a região de esbarrar ou bater em objetos – o que poderia reabrir a ferida e causar um novo sangramento – e, principalmente, de micro-organismos que podem ocasionar infecções. Além disso, os curativos proporcionam um ambiente favorável para a cicatrização, já que possuem estrutura que ajuda a absorver possíveis líquidos liberados pelo ferimento, mantendo-o limpo e seco, diminuindo também o risco de contaminações externas. Eles são ainda ótimos aliados na cicatrização, pois mantém as bordas do corte unidas, auxiliando na formação de uma cicatriz mais fina e com poucos vestígios.

O Dr. Ayrton também ressalta a importância de se atentar à hora certa de trocar os curativos: é importante observar se as pontas ou as bordas não estão descolando ou se ele não está sujo. Com exceção dessas situações, a troca pode ser realizada uma vez ao dia, por exemplo, na hora do banho, em que a limpeza do ferimento será mais eficaz.

Conheça abaixo os produtos da linha YORK que podem auxiliar no tratamento e cuidados de cortes, arranhões e escoriações para que as crianças possam voltar a brincar e se divertir sem maiores complicações:

image002
Algodão em Disco: Desenvolvidos com a mais alta tecnologia e desempenho, os produtos são compostos de manta 100% puro algodão, branco, hidrófilo e macio. Os algodões em disco possuem duas faces diferentes, uma mais macia, para melhor absorção de líquidos, e uma mais resistente.

image004
Palinetes: São as hastes flexíveis que contam com o melhor do algodão YORK. Ergonômicas, práticas e higiênicas, também possuem tratamento antigermes e vêm em embalagens práticas e modernas.

Kura Korte
Kura Korte: Os curativos são desenvolvidos com aderência perfeita e microfuros respiráveis que proporcionam uma cicatrização segura e confortável. Transparentes e superflexíveis, Kura Korte possui almofada coberta por tecido que não adere à ferida.

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Feliz São João
Card: #humorinteligente
  • É difícil entender que essa luz está conosco e acessa. Mas é preciso. Sem fé não vamos a lugar nenhum....
  • A @tudo_para_boneca estará lá cheia de novidades e promoção!! Não perca
YouTube
Se inscreva!