Como seu filho pode gostar de ler?

Postado por Gabriella em Cuidados Diários, Dicas, Educação, Leitura, Para Pais

Incentive-a-Leitura

Li um livro muito interessante que falava como ajudar o seu filho a ter sucesso. Na verdade o livro é da mesma autora que falei aqui em outro post, o nome dela é Andrea Ramal. O livro é interessante e um dos capítulos é dedicado a como incentivar o seu filho a ter o hábito da leitura.

Mas o que mais me chamou atenção no capítulo foi o fato da venda dos livros infanto juvenis está crescendo a cada ano no Brasil. É curioso esse fato, porque com a internet e os jogos eletrônicos, todo mundo poderia imaginar que as crianças e jovens lessem menos.

Segundo recentes pesquisas desenvolvidas, a internet não atrapalha, e sim desperta o interesse para leitura. As crianças e jovens leem e escrevem muito na internet, e isso acaba abrindo as portas para a leitura de livros. Além disso, as crianças e jovens que usam internet gostam mais de ler porque descobrem os textos de forma motivadora, sem imposição.

Além de toda a reflexão que o livro faz sobre tecnologia, me veio uma reflexão de que os modelos das livrarias de hoje não os mesmos das livrarias de anos atrás. Hoje meus filhos tem um imenso prazer de ir a livrarias, brincar e escolher seus livros. Na minha época não me lembro de termos livrarias nesse formato. Sem dúvida alguma esse novo modelo de livraria desperta a curiosidade para a leitura, que bom!

A leitura não deve ser imposta de forma alguma, a leitura deve ser sempre contextualizada quando dada nas escolas. Além disso, as crianças não devem ter provas sobre os livros, para não associar a leitura a pressão e estresse. Me lembro como se fosse hoje, quando fui obrigada a ler o livro A Moreninha, que horror! Tinha uma prova de literatura sobre o livro, não lembro de absolutamente nada do livro e não tenho o menor interesse em ler o livro tamanho o trauma, risos!

A leitura é de fundamental importância na vida de uma criança, ela ajuda a desenvolver a imaginação e criatividade, o raciocínio lógico e a capacidade de interpretar e por fim a capacidade de comunicação e expressão.

No livro “Como fazer de seu filho uma história de sucesso” a autora destaca passos fundamentais para o seu filho gostar de ler:

  1. Faça da leitura um prazer – A leitura não pode ser vista como um fardo, uma obrigação, um mal necessário. Torne esse ato prazeroso.
  2. Converse com o seu filho sobre o que ele leu
  3. Crie uma rotina e escolha momentos tranquilos para as sessões de leitura
  4. Faça da experiência da leitura uma experiência de sucesso
  5. Visite livrarias e varie os recursos e os materiais de leitura
  6. Invente atividades divertidas a partir dos livros
  7. Dê o exemplo – lembre-se que as crianças aprendem muito mais com o que veem do que com o que escutam

Espero que tenham gostado! Até o próximo!

Gabriella
03.07 2013
Comentários no Facebook
0 comentários
Deixe um comentário
* Não será divulgado