Compras Dicas Enxoval
18 maio 2015

Como organizar o quarto do bebê?

Desde que você descobriu que estava grávida, já vem sonhando com o rostinho do seu bebê, com os planos para o futuro, com o amor que ele receberá, e com o quartinho, não é mesmo? Nesse sentido, alguns itens são indispensáveis para deixar este ambiente mais prático, completo e agradável.

Principalmente para as mamães de primeira viagem não correrem o risco de se atrapalhar no final da gestação, é aconselhável se organizar e comprar algumas peças com antecedência, assim que descobrir o sexo da criança ou mesmo antes. Mas são tantas coisas que as mamães e papais ficam até um pouco perdidos! É por isso que você vai conhecer, no post de hoje, algumas dicas sobre como organizar melhor o quarto do seu bebê. Acompanhe com a gente!

Como escolher e dispor os móveis

Com relação aos móveis, o básico é um berço, armário ou cômoda, trocador e uma cadeira ou poltrona de descanso. Ao comprá-los, avalie as suas necessidades e tome cuidado com as medidas do quarto. Anote as dimensões do cômodo e leve com você ao pesquisar os móveis. Independente do tamanho, é aconselhável comprar na proporção exata, pois você terá soluções específicas de organização de acordo com o espaço disponível na casa.

Pense na disposição dos móveis de acordo com as funções. No quarto, a mãe amamentará, trocará fraldas e roupas, colocará o bebê para dormir e, no futuro, brincará com ele no chão. Leve em consideração essas atividades na hora de organizar tudo.

Atenção especial para o berço

Lembre-se que o berço é o principal item do quarto do bebê, portanto, verifique se ele segue as normas de segurança do Inmetro para que não represente nenhum risco.

Recomendações importantes

– Escolha modelos com as grades espaçadas entre 4,5 e 6,5cm, assim não há perigo de que a cabeça, ombros ou mãos possam ficar presas. É importante que as grades tenham travas de segurança, além de ajustes para ir abaixando o estrado, conforme a criança vai crescendo.

– Se o berço tiver rodinhas móveis, pelo menos duas delas devem ser fixas ou conter travas.

– O espaço entre o estrado e a lateral não pode ultrapassar a 2,5cm e o espaço entre as ripas do estrado tem que ser de, no máximo, 6cm para evitar acidentes.

– Já o colchão, precisa ser firme, com densidade apropriada, porque os bebês ficarão deitados por muitas horas. Veja também se ele possui proteção contra infiltração de líquidos, se é anti ácaro, fungo e mofo.

– Para melhor bem-estar, é recomendável que o berço seja colocado longe da janela para evitar correntes de ar.

Kits para berço:

Cômodas, armários e trocador

Se escolher uma cômoda, ela já terá espaço para o trocador, mas se você preferir um armário, lembre-se de colocar o trocador por perto para ter tudo que precisa à mão, como as roupas, o kit higiene, fraldas, lenços umedecidos, pomada contra assaduras etc. Além disso, o trocador em formato anatômico é mais indicado, pois, além da segurança, proporciona mais conforto para o bebê.

Enxoval

Outro item que merece toda a atenção é o enxoval e, claro, sua organização. Para facilitar na hora da troca, separe as roupinhas por tamanho: você pode colocar as que estão sendo usadas no momento em gavetas com acesso mais fácil. Separe inclusive por tipo de peça, assim você poderá pegá-las rapidamente quando for necessário.

Além das roupinhas, os protetores de berço, edredons, lençóis, mantas e toalhas de banho também precisam ser estocadas. Por isso, compre vários jogos para poder usar quando os demais estiverem sendo lavados.

Uma cortina ou persiana é uma ótima opção contra o excesso de luminosidade no quarto do bebê e é importante que seja feita de materiais leves e laváveis. A vantagem da persiana é que ela não acumula tanto pó e é mais fácil de limpar, já a cortina bloqueia com melhor eficácia a entrada de luz. Veja qual opção melhor se encaixa melhor à sua necessidade.

Seguindo estas dicas, você conseguirá organizar bem o quarto do seu pequeno e contar com mais conforto na hora de realizar as atividades necessárias. Você conhece alguma outra dica importante? Conte pra nós através dos comentários!

Itens de enxoval:

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Bom dia 💖💖💖🙏🏻🙏🏻
  • Boa semana
YouTube
Se inscreva!