Acessórios Compras Dicas Enxoval
23 maio 2016

Como escolher o canguru correto – Canguru e Sling

Post para mães e pais que estão atras de um bom canguru. Esse texto vai dar uma boa noção sobre boas marcas e qual tipo escolher.

Quando estive grávida, gastei um bom tempo pesquisando qual canguru seria ideal para comprar. Foi um dos ítens que me tomou mais tempo para escolher, pois achava que o mesmo seria indispensável nos meses seguintes após o nascimento do bebê. Tinha a doce ilusão que o bebê ia viver colado a mim (sem reclamar) enquanto eu teria mãos livres para cuidar do outro filho. Isso passou bem longe de acontecer, mas mesmo assim acho que comprar o canguru valeu a pena, pude curtir alguns passeios de mãos livres.

Diante da pesquisa que fiz sobre o assunto e também do fato que eu servi de cobaia para as marcas que eu elegi como as melhores (depois de virar a internet de cabeça para baixo…), fiquei com informação de sobra para opiniar sobre o assunto. Fui cobaia de 5 tipos diferentes (isso mesmo, você não leu errado!) e achei que seria interessante compartilhar minhas impressões aqui no site da Gabi para aqueles futuros pais e mães que estão pensando em comprar um canguru e ainda estão indecisos.

Na minha percepção os cangurus pode ser separados em 2 tipos, os “wraps” (tipo embrulho) e os “carriers” (tipo carregadores). Os “wraps” também são chamados as vezes de “slings”.

Os “wraps” são feitos apenas com tecidos e sem nenhum suporte fixo, enquanto os “carriers”, são carregadores com forma definida e possuem algum tipo de suporte mais duro. Existe também um tipo de carrier intermediário que têm cara de “carriers” mas tem a estrutura mais flexível e leve. Olhem a diferença abaixo.

 

Canguru não é só para mamães…

Baby-Wearing_Celebrity_Dads___POPSUGAR_Moms

fonte: www.popsugar.com

 

Quais as vantagens e desvantagens entre os dois? Bom, o wrap por ser uma (ou duas) faixas de tecido, é compacto e leve pode ser levado até na bolsa se o bebê cansar de usar. Também, quando o bebê é pequenininho ele fica numa posição que imita colo podendo por vezes até amamentá-lo sem tirá-lo da posição. A medida que o bebê vai crescendo, aí vai ficando mais difícil de usá-lo porque como ele não tem muita estrutura, o corpo da mãe se cansa mais rápido. Já o “carrier” é exatamente o contrário, ele é mais fácil de usar quando a criança ja esta mais pesadinha. Alguns podem ser usados desde o bebê pequeno até bem mais tarde, e alguns só são apropriados para crianças acima de 6 meses. O chato do canguru carrier é que ele é pode ser um “trambolho” na hora de carregar e guardar caso a criança não fique nele nos passeios. O tipo intermediário de carrier  por ser menos estruturado, é mais mais fácil na hora de guardá-lo, por outro lado é menos anatômico no corpo.

Entre estas categorias que defini acima, vou listar aqui os meus eleitos dentre tudo que vi.

Canguru  tipo “wraps”: Baby Sling Mamy Yo, Baby K Tan e Baba Sling

Canguru tipo ” carrier”: BabyBJorn, Cybex e Ergobaby

Canguru tipo “carrier” de estrutura leve: Boba Air e Onya

 

Baby Sling 

Este modelo, ganhei de uma amiga querida que era fabricante do baby sling Mamy Yo e fazia os slings com amarração de argolas. Ela resolveu investir nisso depois que seu bebê nasceu e milagrosamente aconteceu exatamente o que eu queria que tivesse acontecido comigo. Ela passava o dia com seu bebê no colo enquanto cuidava de muitas outras coisas inclusive da filha mais velha. Este tipo de canguru foi um dos meus preferidos por sua versatilidade e leveza (pode levar para qualquer canto sem fazer volume na bolsa). O único porém é ter a paciência de testar qual posição o bebê vai se adaptar melhor, como ele é todo solto, você tem que ter paciência de experimentar o bebê dentro, ajustando o baby da melhor maneira possível.

Surpreendentemente de todos os cangurus é o único que até hoje as vezes ainda uso. Ele funciona muito bem no avião, já que gosto de deixar meu filho “amarrado” a mim no pouso, decolagem, e pequenas sonecas em voos curtos. Como ele vem com muito tecido, ainda da para ajustar sobre o corpo de maneira confortável para mim e para o meu garotinho (não é mais bebê, ja tem 2 anos).

Abaixo minha foto com meu bebê recém nascido. A maioria das minhas fotos não estão com uma qualidade maravilhosa, porque foram tiradas muito informalmente. Na época não imaginava que estaria usando-as hoje com essa finalidade (sorry… ). Mas acho que dá para ter uma boa idéia.

 

Dona cegonha tinha acabado de deixar…

214

 

Baby K Tan

Ja o Baby K tan, é um wrap que ja vem com a amarração pronta para encaixar o bebê. Dá para encaixar o bebê em várias posições diferentes sem se atrapalhar. Usei e gostei da proposta, achei prático para usar com bebê pequeno. Minha única dica é prestar atenção no tamanho. Quando comprei, pela Amazon, não sabia que ele vinha em tamanhos, e acabei recebendo o tamanho S (pequeno), acho que se o wrap tivesse sido tamanho M talvez tivesse aproveitado mais.

 

Meu Embrulhinho… Q Saudade!

 

Embalagem

Baby K Tan

 

Instruções no site

Baby K Tan

Fonte: http://www.babyktan.com

Baba Sling

Este modelo apesar de ser um daqueles que não usei, achei sua proposta interessante. Ele é feito para usar na posição sentado de lado (quando esta mais crescido) e deitadinho enquanto bebê (imitando a proposta do baby sling). Já vem prontinho para encaixar o bebê. Apenas não optei por esse por ja ter optado pelo Baby K Tan que englobava essas posições e ainda mais outras com a mesma praticidade.

Baba Sling

Fonte: http://pt.aliexpress.com

BabyBJorn

Quando meu primeiro filho nasceu, ganhei de presente meu primeiro canguru, o BabyBJorn. Foi um ótimo mimo, podia usá-lo com o bebê virado de frente ou de costas. Nessa época, usamos muito a posição virada para frente já que meu filho adorava, mas usávamos apenas para pequenos passeios depois que ele firmou a cabecinha. O Babyjorn era super prático por ser pequeno, e parecia ser confortável para o bebê, mas minha única queixa era a anatomia dele. Se o usasse por muito tempo logo sentia dores nas costas. Por isso na segunda gravidês quis substituí-lo.

O Modelo abaixo foi o que tive, mas navegando pelo site da Bjorn fiquei surpresa em saber que eles inventaram um novo canguru parecido com o que eu tive mas mais anatômico para as costas. Talvez esse novo modelo compense mais em relação ao modelo original.

Pronto para dar uma voltinha… 

Diferença entre modelos

Modelos de Canguru BabyBJorn

Fonte: http://www.babybjorn.com

 

Minha boa impressão com o Babyjorn me fez querer investir em alguns cangurus na segunda gestação.

 

Cybex

Cybex foi a marca que mais me cativou nas minhas pesquisas. A principio fiquei encantada com o a Cybex First.Go, por ter uma posição que nenhum outro carrier tem, que é a posição deitado. Confesso não ter comprado apenas por não ter encontrado a venda em nenhum site que despachasse para cá ou para solo americano (onde “recolhi” minhas compras). Acabei comprando a Cybex2.Go, que depois achei melhor mesmo por ser mais viável a longo prazo.

Qual a diferença da Cybex para as outras? Bom, tenho que confessar que a principio fiquei encantada mesmo foi com o design divertido e colorido que encontrei, porem pesquisando a fundo achei que ele me atenderia desde o início até anos depois. Poderia ser usado em 5 posições diferentes desde bebezinho e parecia ser o mais anatômico para as costas (no site explica bem sobre isso). Minha impressão depois de comprar foi um pouco frustrante. Usei o Cybex menos do que imaginei. O problema foi que meu bebê era resistente a ser colocado nele, demorava um pouco para acomodá-lo corretamente e isso o deixava estressado. Apesar de que uma vez inserido, ele parecia bem confortável lá dentro (como mostram as fotos abaixo). Outra coisa, foi que não acostumei meu filho em posições diferentes então ele depois de um tempo ficou resistente a ser colocado de outras maneiras. Acho que se tivesse insistido mais em outras posições desde o início talvez tivesse usado mais meu canguru.

Outra coisa, este modelo apesar de ser bem confortável anatomicamente para mãe (ou pai) e filho, ele não é muito prático para levar em viagens devido ao seu tamanho.

 

Oba!! Saindo para ruaaaaa!!!

 

As imagens a seguir peguei do site da Cybex. Como nas minhas recordações só mostram eu com o bebê virado para frente, achei que seria legal mostrar aqui as outras posições que o canguru oferece. Também coloquei abaixo, uma imagem do Cybex First, só para ilustrar o que comentei. Ele tem todas as funções do Cybex2 mais a posição deitado.

 

5 Posições para carregar o bebê usando Cybex2Go

2_GO___CYBEX_Global

 

Cybex First Inclui posição deitado além das outras do Cybex2go

212
A princípio, fiquei, chateada de não ter conseguido comprar o CybexFirst, mas  depois confesso que fiquei aliviada com a minha escolha, já que o Baby Sling e Baby K Tan me atenderam muito bem nessa primeira fase que o bebê fica mais deitadinho.

 

Ergobaby

Incluí o Ergobaby aqui porque apesar de não te-lo experimentado, era de longe o canguru mais recomendado nos sites americanos. Nao optei por compra-lo porque na época o modelo dele não oferecia posição frontal, e queria um canguru que fosse além de anatômico, versátil. Mas enquanto estava buscando uma foto do Ergobaby para postar aqui tive duas surpresas, uma delas é que a marca ja tem loja no Brasil, em SP, e a outra é que no momento eles ja tem um modelo que oferece a posição frontal também. Não cheguei a usá-lo mas acho que deve ser uma ótima escolha pois é de longe o canguru com melhores recomendações na internet.

 

Ergobaby

Fonte: http://ergobaby.com.br

 

Boba Air

Comprei o Boba Air, porque achei que seria ideal para levar em viagens. Isto me veio a cabeça porque na época que tive o Babyjorn me dei conta que cangurus costumam ser trambolhos na hora de viajar então queria pesquisei um que fosse mais leve. No meu sonho impossível nem precisaria de carrinho em viagens… Eu e o pai nos revezaríamos em cangurus… (só rindo…). A verdade é que eu nem consegui usar o Boba Air! Meu filho nunca me deixou colocá-lo dentro dele, então apesar de não poder opinar sobre como é o seu uso, posso dizer que a ideia de ter um canguru que cabe na bolsa é fantástica. Talvez para uma criança que ja esteja adaptada a andar de canguru valha a pena tê-lo para usá-lo em viagens. Portanto, desta vez não terei nenhum foto pessoal para mostrar, tive que recorrer a internet mesmo, mas esta imagem abaixo já da uma boa noção.

boba-air-pouch

Fonte: http://www.simmworksfamily.com

Onya

O Onya é um outro tipo de carrier de estrutura leve que também serve de suporte para fixar o bebê num cadeirinha. Olha que interessante:

 

Onya

Fonte: http://onyababy.com

 

Estes dois últimos modelos de modelos de canguru, apesar de serem mais leves que os tradicionais, não oferecem a criança a posição frontal, que é aquela que a criança senta de costas para mãe e fica virada pra frente. Nos dois modelos pode se carregar a criança pelas costas ou pela frente mas com ela virada para o adulto.

Todos os meus cangurus, com exceção do baby sling Mamy Yo, foram comprados na Amazon. No entanto, aqui no Brasil, os cangurus tipo “wraps” se acham com muita facilidade pela internet. O BabyBJorn e o Ergobaby também se acham por aqui, especialmente o Ergobaby que ja até abriu loja própria em São Paulo. O Baba Sling pode ser comprado pelo aliexpress.com que entrega no Brasil. E pra quem não se importa em comprar de segunda mão, a maioria destes cangurus falados aqui também se acham no mercadolivre.com

Concluindo, o canguru pode ter muita utilidade na hora de cuidar do bebê, especialmente para aqueles pais que não dispõe de ajuda externa. Recomendo ter um tipo wrap para enquanto o bebê é pequenino e um mais estruturado para mais tarde. Como ja disse antes, é bom testar todas as posições desde o início para o bebê não ficar acostumado somente a uma e depois não aceitar as outras. Já os modelos carriers mais leves são um “plus” mas não indispensáveis, acho que vale a pena somente se a criança ja tiver mais de 1 aninho e o canguru ja for parte da rotina. Neste caso ele seria muito bom para levar em viagens  por ser leve e fácil de carregar.

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais lidos do blog
Fique conectado com a gente!
  • @tudo_para_boneca um perfil novo que está vindo com muitas novidades!!!!! Um perfil do @dicaspaisefilhos 💖💖🍀🍀
  • Lindo demais!!! @petilienfant arrasa! Quero para mim e para a Lulu!!!! Doida para @petilienfant aumentar a grade de tamanhos para ter para a Luisa. Vocês já conhecem a @petilienfant ? Vale muito a pena, eu AMO! #dicaspaisefilhos #gostoeindico
  • Bem assim...
Boa noite!
  • Que sonho de armário! Aqui a Luisa tem o de duas portas!! A @casa.de.boneca faz tudo com muita qualidade. Vendas com @casa.de.boneca ou aqui no @dicaspaisefilhos 💖 voces vão amar. As crianças adoram brincar com o armário. Brincar de boneca é muito bom! As roupas lindas do armário são da Baby Alive da @capelovestidos lindos! Em breve MUITAS novidades por aqui 💖💖💖💖
YouTube
Se inscreva!