Bebês e Crianças Desenvolvimento Vídeo
03 mar 2015

Vídeo: A importância do brincar

A criança está muito associada ao brincar. Na verdade, quando pensamos em criança já pensamos em brincar. O brincar é tão importante para a criança como qualquer outra atividade. Porém, é através do brincar que ela vai experimentando as coisas do mundo.

Apesar da importância do brincar ser muito reconhecida nos dias de hoje, muitas famílias sobrecarregam as crianças com atividades e elas simplesmente ficam sem tempo para brincar. Não se esqueça de reservar sempre um tempo para a brincadeira dos seus filhos.

Através do brincar a criança vai se desenvolvendo, criando laços afetivos, interagindo com o mundo e treinando para a vida adulta. Provavelmente as crianças que brincam serão mais bem realizadas na vida adulta. Brinque com o seu filho! Lembre-se de que existe uma criança dentro de você.

Para a criança, o brincar é um processo permanente de descoberta. A criança que brinca vai ser mais esperta, mais interessada e terá mais facilidade de aprender, tudo isso de uma forma muito natural. A brincadeira tem três grandes objetivos: o prazer, a expressão dos sentimentos e a aprendizagem. As crianças menores normalmente brincam sozinhas, então para elas o ideal são brincadeiras que explorem cores, texturas, sons, cheiros e gostos.

Por volta dos 3 anos, as crianças desenvolvem outro tipo de brincadeira e começam a entrar no mundo do faz de conta. Adoram imitar situações do dia a dia. Depois dos 5 anos, as crianças estão aptas para incluir outro tipo de brincadeiras na rotina. Nesta fase, elas adoram interagir com os amiguinhos e começam a não querer mais brincar sozinhos.
Uma dúvida muito comum dos pais é como incentivar os filhos a brincarem. Estabelecer um horário diário para brincar com o seu filho é o primeiro passo para garantir que ele faça a atividade com freqüência. Toda agenda de criança tem que ter espaço para a brincadeira. Aqui em casa, eles fazem atividades fora da escola, mas sempre tomo o cuidado de ter um horário livre e é justamente nesse horário que estimulo a brincadeira dos pequenos.

Nem sempre consigo sentar para brincar com eles, mas tomo o cuidado de organizar uma brincadeira, perguntar o que querem jogar e uma coisa que funciona bem principalmente com o Pepe é perguntar sobre algum brinquedo dele, algum super-herói!

Uma outra coisa que aqui sou super rígida é com uso de tablets e vídeo games. Além das crianças de hoje em dia estarem sempre com a agenda lotada, no tempo livre que sobra eles colam em um eletrônico e os brinquedos ficam deixados de lado. Aqui simplesmente não pode usar eletrônicos de segunda a sexta. E, no final de semana, controlo os horários. Funciona super bem e eles respeitam a rotina sem nenhum desgaste.

O importante é sempre o brincar e não o brinquedo. Também é muito saudável improvisar brincadeiras e brinquedos. Aqui em casa brincamos muito de massinha, mas antes começamos a brincadeira fazendo a massinha que vamos usar. Também brincamos de tinta e começamos a brincadeira fazendo a tinta…Mas uma das brincadeiras preferidas das crianças é transformar uma parte do quarto da Luisa em cabana. A cabana vira casa de bonecas e super heróis, é uma grande diversão e as vezes eu mesma entro na cabana para fazermos um grande piquenique. Brincar é mesmo uma diversão, experimente brincar mais com o seu filho.

Hoje, sugiro que você neste ano faça diferente e brinque mais com o seu filho.

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Novidades Nestlé!! A nestlé tem duas novidades perfeitas para deixar seu café da manhã ainda mais gostoso: as granolas Crocantes Nescau e Cheerios!!!!
Amei meu presskit! Muito obrigada
#nestlebrasil #nestle #granolacrocantenescau #granolacrocantecheerios
  • Bom dia
  • Boa noite
  • A Baby Gym é a 1a Academia para Bebês.
Na 'academia' as atividades acontecem em forma de brincadeiras para possibilitar o melhor desenvolvimento motor, sensorial, emocional e social do bebê e da criança. As atividades são feitas com a participação de um acompanhante (mãe, pai, baba, vó...) para que os mesmos além de participarem desse desenvolvimento, darem continuidade ao estímulo em casa. @meubabygym.niteroi
YouTube
Se inscreva!