Bebês e Crianças Cuidados Diários Desenvolvimento Saúde
13 fev 2014

Traumatismos dentários são frequentes na infância e adolescência

21-01AbriuAJanelinha
Ao longo da vida, a criança passa por diversas fases com necessidades e características dentárias diferentes. Ao longo do seu desenvolvimento a criança passa a amplificar suas habilidades motoras, cognitivas e sensoriais, porém, enquanto esse processo ainda não está totalmente completo, ela fica vulnerável a uma série de perigos, que precisam ser monitorados de perto pelos adultos. Tombos, quedas, colisões estão diretamente ligados ao desenvolvimento infantil.

Dentro deste universo tão amplo, os responsáveis também devem se preocupar com traumatismos dentários que podem acometer os pequenos. As causas dos traumatismos são variadas e incluem choques contra superfícies duras, quedas de superfícies elevadas ou da própria altura, colisões com outras crianças, entre diversas outras origens. A manutenção de uma boa higiene bucal desde os primeiros meses de vida auxiliam a evitar trincas e até mesmo a quebra dos dentes.

Bitufo, marca de higiene bucal presente no mercado há mais de 25 anos, possui uma completa linha de produtos infantis elaborada com o apoio de odontopediatras. Os produtos, que incluem pastas de dente, géis bucais, escovas, entre outros, acompanham todas as fases do desenvolvimento das crianças até a adolescência.

Medidas preventivas podem ser tomadas para diminuir o risco traumatismos dentários. Desta forma, é muito importante que os pais ou responsáveis estejam atentos às crianças, especialmente, quando elas começam a andar e a correr, ocasiões onde quedas e tombos são mais frequentes. “Após um acidente envolvendo a boca e os dentes é imprescindível procurar um dentista, pois ele poderá dar um diagnóstico sobre as consequências do acidente, além de indicar o melhor tratamento para o traumatismo”, afirma Dra. Carolina Blum, dentista responsável pela marca Bitufo.

Na sua Linha Infantil, Bitufo possui escovas clássicas quanto os modelos mais sofisticados , que visam incentivar a escovação e a manutenção da higiene bucal. São diversas escovas dentais com estampas dos personagens Ben 10, Cocoricó e Penélope Charmosa. Já a linha Kids conta com ventosas que fixam o produto em superfícies lisas. Abaixo algumas dicas da marca indicadas para cada fase das crianças e adolescentes:

Faixa Etária 0 a 6 meses

Características da Criança
Depende totalmente dos adultos, porém já se movimenta para os lados e para frente. Além disso, consegue segurar pequenos objetos.

Acidentes mais comuns
Os acidentes podem ser causados por terceiros, como queda do bebê conforto, quedas do colo e do trocadouro.

Medidas Preventivas
Berço e cercadinhos são lugares seguros para o bebê ficar a sós. Evitar que o bebê conforto fique em superfícies elevadas.

Faixa Etária 7 a 11 meses

Características da Criança

Começa a engatinhar e apresenta atividade motora mais ativa. Já conseguem ficar sentados e dão os primeiros passos. É nesta fase que os primeiros dentes aparecem, o que faz com que levem objetos à boca.

Acidentes mais comuns
Aumento da possibilidade de quedas. O hábito de levar objetos à boca também podem elevar o risco de traumatismo dos dentes.

Medidas Preventivas
Evite brinquedos com pontas ou arestas que possam machucar a boca ou quebrar os dentes.

Faixa Etária 1 ano

Características da Criança
Consegue andar com mais facilidade. A habilidade motora fica mais firme, mas ainda em desenvolvimento.

Acidentes mais comuns
Está mais suscetível a quedas da própria altura e choques com objetos fixos.

Medidas Preventivas
O uso de de andador deve ser evitado, pois além de comprometer o desenvolvimento saudável, pode causar quedas.

Faixa Etária 2 anos

Características da Criança
A locomoção aumenta, podendo subir e descer escadas, abrir gavetas, chutar boal e buscar objetos com as mãos.

Acidentes mais comuns
Ainda está suscetível a acidentes de quedas, especialmente em escadas, móveis perto de janelas e objetos que estejam ao alcance.

Medidas Preventivas
O uso de portões de segurança em escadas é sugerido. Móveis com pontas arredondadas também são indicados.

Faixa Etária 3 a 4 anos

Características da Criança
O mundo social cresce e atividade motora também. Fase em que correm, pulam e saltam.

Acidentes mais comuns
Os acidentes por queda e colisões aumentam, em virtude, de brincadeiras e jogos com outras crianças.

Medidas Preventivas
É interessante observar se os cordões dos sapatos estão atados. É indicado ainda o uso de piso antiderrapantes.

Faixa Etária 5 a 9 anos

Características da Criança
Ficam mais independentes dos adultos. Apresentam muito mais energia para correr e escalar os lugares.

Acidentes mais comuns
O contato físico fica mais intenso. É nesta fase que, geralmente, as crianças iniciam a prática esportiva. Ainda começam a andar de bicicleta, patins, skate, o que favorece a quedas mais perigosas.

Medidas Preventivas
Usar roupas adequadas e protetores, como cotoveleiras, joelheiras, capacetes, auxiliam em evitar machucados mais sérios.

Faixa Etária 10 a 12 anos

Características da Criança
Nesta fase as crianças estão fora de casa grande parte do tempo. As atividades físicas ficam mais intensas.

Acidentes mais comuns
A partir dessa idade o maior risco de traumatismo dentário está na prática de esportes e brincadeiras agressivas.

Medidas Preventivas
É indicado orientar a criança a não empurrar ou assustar colegas que estiverem com objetos de qualquer natureza próxima à boca, como instrumentos de sopro, garrafas e até bebedouros.

* Fonte: Cruz, Eliane Raye Valim e Campos, Vera. Primeiros socorros para os seus filhos: traumatismo dentário: manual prático para pais, professores, técnicos e responsáveis / São Paulo : Santos, 2011.

P Bitufo, marca de higiene bucal presente no mercado há mais de 25 anos, apresenta medidas preventivas que auxiliam na diminuição dos traumas bucais

assinatura_publieditorial

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
2 Comentários
  1. 21/06/14 - 20h39

    Muito Bom!!!!

Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Linda demais essa parceria da @tudo_para_boneca e da @elasqueremlasfadas roupa menina e boneca!
Você encontra na @monkinoaoficial e @cirandinha_ciranda 
#post #dicaspaisefilhos #família #mensagem #postdodia #escola #educação #family #education #kids #psicopedagogia #criancas #blogdematernidade #maternidade #desenvolvimento #tudoparaboneca #maeefilho #irmaos #pais #paternidade
YouTube
Se inscreva!