Transforme as tarefas de limpeza e organização em jogos divertidos para os seus filhos

Postado por Gabriella em Bebês e Crianças, Cuidados Diários, Desenvolvimento, Educação

Difícil dizer quando a bagunça se espalha mais. Se é quando as crianças estão de férias e tem tempo sobrando ou quando chegam em casa depois da escola e jogam a mochila e os tênis em qualquer canto. Ao invés de deixar a frustração tomar conta de você, por que não inventar maneiras de aproveitar o momento e ensinar seu filho habilidades que ele vai levar para a vida toda?

Para começar, crianças precisam de orientações para saber como arrumar o próprio quarto, limpar a bagunça ou ajudar na faxina. Mandar o seu filho “arrumar o quarto” esperando que ele saiba o que fazer, provavelmente não vai dar certo. Há grandes chances de você encontrá-lo sentado em meio aos brinquedos sem saber exatamente o que fazer com eles. É importante dar instruções mais claras e objetivas, como também ter expectativas reais de acordo com cada idade.

Menina com urso

Foto: Aiari

Se os seus filhos ainda são pequenos, é possível transformar as tarefas de limpeza e organização em jogos, por exemplo. Simplifique as frases, diga que é hora de brincar de limpar ou arrumara casa e chame seu filho para a brincadeira. Veja os exemplos:

– Jogo de contar – Seu filho aprendeu a contar? Peça para ele juntar 5 brinquedos (ou outro número que ele já saiba).
– Jogo das cores – Da mesma maneira, vamos brincar de juntar todos os brinquedos vermelhos?
– Jogo “qual é o brinquedo?” – escolha tipos específicos de brinquedos para ele juntar, como carrinhos ou bonecos.
– Jogo do relógio– programe o timer para 2, 5 ou 10 minutos e vamos ver quantos brinquedos a gente consegue juntar?Duas crianças podem competir para ver quem junta mais brinquedos em menos tempo.
– Jogo de adivinhar – vamos adivinhar quantos brinquedos tem no chão? Aproveite para recolher os brinquedos juntos e contando para ver quem acertou. Quem chegar mais perto do número certo, ganha.

Mas o melhor jogo mesmo é quando a família inteira se reúne para limpar e organizar a casa. Não precisa ser o dia da faxina. Pode ser 15 minutos depois do jantar. Coloque o timer novamente e comecem todos a guardar brinquedos, juntar objetos espalhados, lavar a louça do jantar ou varrer a casa, por exemplo. Além de ensinar por meio de exemplo, as crianças adoram a brincadeira da corrida contra o tempo. Quando várias pessoas trabalham juntas, elas enxergam o resultado bem mais fácil também.

Se os seus filhos estão em idade escolar ou já são adolescentes, eles podem ter uma lista de tarefas e responsabilidades diárias ou semanais. Para ensiná-los a importância de aprender essas tarefas básicas ou simplesmente a disciplina em si, você pode adotar no início um sistema de recompensas como o quadro do incentivo, por exemplo. O quadro funciona como uma agenda de tarefas que os seus filhos devem fazer diariamente. No final da semana recebem pontos ou recompensas por terem cumprido as tarefas.

Mesmo sendo um pouco mais velhos, o ideal é que as tarefas ainda sejam diretas e específicas, como por exemplo guardar o material escolar na mochila ou levar o lixo para fora de casa. As recompensas também não devem ser em dinheiro, mas pode ser um sorvete no fim de semana, um passeio ao zoológico ou a permissão para ir ao cinema com os amigos.

E vocês, como ensinam os seus filhos a ajudar nas tarefas ou a importância de limpar e arrumar a casa?

Gabriella
24.10 2014
Comentários no Facebook
4 comentários
  1. Lu 24/10/2014 | 17:31

    incrível post… achamos poucos materiais de entretenimento pra bebês e crianças na net. Virei fã!

    Responder
    • Gabriella 24/10/2014 | 22:06

      Fico feliz que tenha gostado. Volte sempre!
      Beijos, Gabi

      Responder
  2. Jamily Francys 26/10/2014 | 17:52

    Amei esse post. Tão importante inserir responsabilidades ao dia-a -dia dos filhos, essa dica nos ajuda a fazê-lo sem que isso seja recebido como um fardo. Lá em casa todos amam apostinhas tipo quem fizer mais rápido, ganha rsrsrsrs Vou colocar as dicas em prática!

    Responder
    • Gabriella 27/10/2014 | 12:00

      Jamily,
      Obrigada por estar aqui conosco. Fico feliz que tenha gostado do post.
      Volte sempre e dicas são bem vindas.
      Beijos, Gabi

      Responder
Deixe um comentário
* Não será divulgado