Bebês e Crianças Bem Estar Cuidados Diários Diversos
27 mar 2014

Síndrome do Túnel do Carpo

Dor e dormência nas mãos e antebraços são sintomas da Síndrome do Túnel do Carpo. Esse sintoma é muito comum durante a gravidez principalmente durante o quinto e sexto mês de gestação. A boa notícia é que nem toda grávida terá esse sintoma. A má notícia é que qualquer um de nós estamos propícios a desenvolver tal síndrome. Numa era onde a tecnologia nos permite fazer tudo no nosso celular passamos mais tempo digitando do que qualquer outra coisa.

A Síndrome do Túnel do Carpo é um problema que desenvolvemos nos nervos devido a motivos repetitivos.

O “carpo” é a estrutura óssea do punho, entre o antebraço e a mão. O túnel do carpo é um canal que tem três lados formados por osso e um por um ligamento. Por dentro desse canal, passa um nervo importante, o nervo mediano. O inchaço e a retenção de líquidos que são comuns na gravidez podem fazer com que aumente a pressão dentro desse espaço estreito e pouco flexível, no túnel, comprimindo o nervo mediano.
(BabyCenter Brasil)

Como a pratica de yoga pode ajudar?

Assim como numa prática de yoga regular, durante a prática de yoga especifica para gestantes não focamos apenas nos Àsanas (posturas), mas sim em movimentos que aliviem qualquer desconforto gerado por um Àsana ou movimentos do cotidiano.

Os exercícios a seguir são ótimos para aliviar a dor e dormência nas mãos. Procure não esquecer da respiração enquanto os executa.

Mãos em Namastê

– Comece com as palmas das mãos juntas em frente ao peito um pouco abaixo do queixo
– Devagar comece abaixe lentamente as mãos na direção da cintura, mantendo-as próximas de seu estômago, até sentir um alongamento nos antebraços.
– Segure de 8-10 respirações longas e repita 4 vezes.

Imagem 1

Flexão do Pulso

– Estenda o braço na sua frente com a palma da mão voltada para cima.
– Dobre seu pulso trazendo a palma da mão voltada para o chão.
– Use a outra mão para intensificar o alongamento até sentir o antebraço.
– Segure de 8-10 respirações longas e repita 4 vezes.

Imagem 2

Extensão do Pulso

– Estenda o braço na sua frente com a palma da mão voltada para baixo.
– Dobre seu pulso trazendo o topo da mão voltada para o chão.
– Use a outra mão para intensificar o alongamento até sentir o antebraço.
– Segure de 8-10 respirações longas e repita 4 vezes.

Imagem 3

Se a dor persistir e começar a atrapalhar seu sono, entre em contato com seu médico.

Fotos dos exercícios fonte: webmd

Outros posts de Sá Souza:
Livros de yoga para crianças
Yoga para gestantes
Yoga para crianças
Crianças de 2 a 4 anos – Yoga
– Crianças de 4 a 6 anos – Yoga

foto2 Sá Souza
* Texto, informações são de responsabilidade da parceira do blog Sá Souza.

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Linda demais essa parceria da @tudo_para_boneca e da @elasqueremlasfadas roupa menina e boneca!
Você encontra na @monkinoaoficial e @cirandinha_ciranda 
#post #dicaspaisefilhos #família #mensagem #postdodia #escola #educação #family #education #kids #psicopedagogia #criancas #blogdematernidade #maternidade #desenvolvimento #tudoparaboneca #maeefilho #irmaos #pais #paternidade
YouTube
Se inscreva!