Yoga para Crianças

Postado por Gabriella em Bem Estar, Saúde

photo 2

Hoje conto com a participação de Sá Souza e ela estará aqui conosco uma vez por mês falando sobre Yoga, meditação e temas afins. Paulistana, Sá Souza atualmente mora no Rio de Janeiro. Ela iniciou sua prática de Vinyasa Yoga em 2010, quatro anos depois de se mudar para Washington DC, EUA. Lá viveu durante 7 anos trabalhando com crianças de diferentes idades como babá, professora numa escola e por último como professora de Yoga especializada em Crianças, Famílias, Gestantes e Pós-Natal. Ela ultimamente dedica as suas quintas de manhã ao Projeto Yoga na Laje onde dá aula de Yoga para 22 crianças na Biblioteca da Rocinha.

Certificada e reconhecida pela Aliança da Yoga nos Estados Unidos como Professora de Vinyasa Yoga e Yoga para Gestantes. Ela também é certificada em Yoga Pós-Parto, Yoga para Crianças e Famílias e Yoga dentro de Sala de Aula. E é também Co-fundadora do SoulYogaFlow.

Yoga para Crianças?

Muitas crianças são muito novas para entenderem o verdadeiro significado da palavra estresse. Porém, nos dias de hoje vivem na pele sem mesmo saber. Nosso dia a dia tem se tornado cada vez mais tumultuado e corrido numa era onde o principal papel da tecnologia é facilitar nossa vida.

E os mais afetados com essa correria são as crianças.

Nessa era digital em que vivemos é muito difícil desconectar as crianças dos famosos “I”s (Ipod, Ipad, Iphone, Idisso, Idaquilo) e fazer com que se conectem mais com o seu próprio corpo, suas emoções, com o que comem e com o meio em que vivem. E é aí que entra a Yoga, para dar a oportunidade aos pequenos de crescerem não só emocionalmente, mas também fisicamente, mentalmente e espiritualmente (esse último não quer dizer religioso, mas sim que praticamos a honestidade e não-violência que são princípios universais).

Mas yoga para crianças? “Elas jamais ficarão sentadas meditando” – você deve estar se perguntando. Com certeza, não ficarão meditando por muito tempo. A yoga nesse caso irá incentivar sua imaginação unindo corpo, mente, espírito e emocional – imitando assim a natureza, os animais, objetos. A Yoga dará a oportunidade que elas precisam para fazerem o que fazem de melhor… serem crianças, abusar da criatividade. Assim como aprender mais sobre seus limites físicos e respeitar o próximo e a si mesma.

Mais alguns dos incríveis benefícios que a yoga proporciona as crianças são:

– Melhora força e flexibilidade
– Melhora sistema imunológico
– Melhora suas atitudes (mais positiva, mais paciente)
– Melhora o senso de equilíbrio e coordenação do corpo
– Melhora o foco, concentração e atenção
– Melhora a maneira como elas encaram o seu corpo físico (esteticamente falando)
– Melhora sua confiança e autoestima
– Melhora a noção de alimentação (o que faz bem comer, de onde a comida vem)
– Melhora a digestão e o sono
– Expansão de criatividade e imaginação
– Melhora o senso de preservação do meio em que vivem.

As crianças amam praticar e principalmente amam como se sentem depois da Yoga. E sabe porque elas amam? Porque elas aprendem brincando a construir sozinhas a base para uma vida feliz e saudável.

foto2 Sá Souza
* Texto, informações são de responsabilidade de Sá Souza.

Gabriella
13.11 2013
Comentários no Facebook
7 comentários
  1. kelly nogueira 20/11/2014 | 17:05

    Oi Sá Souza! Tudo bem?

    Você pode me indicar um livro de yoga para criança na faixa etária de 12 anos? Grata.

    Responder
    • Gabriella 21/11/2014 | 16:42

      Oi Kelly,
      Obrigada por acompanhar o Dicas Pais e Filhos.
      Vou encaminhar a sua solicitação agora para a Sá Souza.
      Beijos e volte sempre Gabi

      Responder
    • Gabriella 21/11/2014 | 18:43

      Kelly,
      segue a resposta da Samanta:

      Existe um livro chamado “Vamos Praticar Yoga – Yoga para Crianças, pais e professores (6-14 anos)” da Maria Ester Massola, custa em média 45 reais. É o que conheço melhor para essa faixa etária. A maioria traz muitas estórias mais para crianças entenderem as posturas. Esse já é um pouco mais didático. E você pode fazer com seus filhos.

      Beijos e Obrigada

      Responder
  2. Ana Carolina 29/08/2016 | 17:01

    Queria saber um local para prática de yoga com crianças de 2 anos. Muito cedo? Obrigada

    Responder
  3. Ana Carolina 29/08/2016 | 17:03

    Esqueci de informar queria saber informação sobre locais para prática de yoga com crianças de 2 anos no RJ. Muito cedo? Obrigada

    Responder
Deixe um comentário
* Não será divulgado