Saúde
20 jun 2016

Nascimento dos dentes no bebê: sintomas e como tratar

Nascimento dos dentes no bebê: sintomas e como tratar

O nascimento dos dentes é uma das fases do desenvolvimento do bebê e ocorre por volta dos seis meses de vida. Para os pais, ver os dentinhos aparecendo pouco a pouco e completando o sorriso da criança é um momento emocionante e tão importante quanto os primeiros passos ou as primeiras palavras.

Para as mamães mais ansiosas fica a dica: não tenha pressa para ver os dentes do seu bebê. Cada criança tem um ritmo de desenvolvimento diferente, o que pode alterar bastante esta fase. Há bebês que já nascem com um ou dois dentes, enquanto que outros começam a desenvolver a estrutura dentária quando estão para completar um ano.

Os dentes costumam nascer pouco a pouco, sendo que os molares de trás, que são os últimos desta fase, começam a aparecer por volta dos dois anos. Até os três anos de idade, a criança deve ter vinte dentes de leite.

No geral, não há muito com o que se preocupar, mas é importante que os pais acompanhem de perto esta fase. Se não há nenhum sinal de dente na boca do seu filho até um ano de idade, vale a pena consultar um médico. No caso dos bebês prematuros, é normal que ocorra um atraso.

Sintomas
Pode ser emocionante acompanhar os primeiros dentinhos do seu filho, mas provavelmente a experiência não será tão agradável para a criança. Os primeiros sintomas envolvem dor na gengiva, inchaço e muita salivação. As bochechas do bebê podem ficar um pouco maiores e sim, você irá vê-lo chorar muitas vezes pela dor.
Em alguns casos o processo pode ser quase indolor, mas é impossível prever como será a reação do organismo da criança antes de iniciar esta fase. É normal que o pequeno fique incomodado, queira morder qualquer coisa apenas para aliviar a dor e chore bastante. Porém, se o incômodo parecer demais, leve ao médico para ver se não há nada de errado neste processo.

Aliviando a dor
Você poderá ficar de coração partido ao ver o sofrimento do seu bebê com o nascimento dos primeiros dentes. Se isto ocorrer, não se preocupe: você não terá que assistir a tudo de braços cruzados.
Há várias técnicas que ajudam a aliviar a dor da criança e você poderá ver o que funciona melhor com o seu filho. Tente também mantê-lo distraído para que ele possa esquecer a dor por alguns momentos e se divertir com alguma atividade familiar. Qualquer esforço, por mais simples que seja, pode trazer bons resultados.

– Arrume um mordedor para o seu filho. Algum utensílio feito para isto e que permita que a criança alivie a dor e a coceira que pode surgir na gengiva.
– Aposte em alimentos frios, eles também ajudam a aliviar a dor. Você poderá deixar o mordedor na geladeira por um tempo antes de dar para a criança.
– Consulte um médico se sentir a necessidade de dar algum remédio para aliviar a dor. Jamais medique a criança por conta própria.

By: Ana Paula Bretschneider

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais lidos do blog
Fique conectado com a gente!
  • Boa noite 💖
  • Corujando a vovó. Amo demais! 💖💖💖
Amor de vó, uma delícia!
  • Dia de Teatro em família. @marxcomunicacao 
Heróis: O incrível Musical dos Vingadores!
YouTube
Se inscreva!