Saúde
01 jun 2015

Como estimular a autoestima as crianças

Como estimular a autoestima as crianças

Imagem: Gabriella Brandão

Algumas pessoas podem não dar o real valor da autoestima em nossas vidas. Mas é preciso dizer que esse conceito – que é individual em todos nós – é fundamental para a personalidade de qualquer pessoa. E não seria diferente com os nossos filhos.

A autoestima seria, portanto, a base para o bem estar pessoal. É ela quem irá determinar muitas das nossas atitudes sem que caiam em uma sombra de insatisfação com nós mesmos. Direta ou indiretamente, pode influenciar bastante na nossa saúde, na vida profissional, na vida social, em suma, na nossa felicidade como um todo.

Mas como seria desenvolver a autoestima nas crianças?

Bom, antes de qualquer coisa, é preciso ter consciência de que toda criança busca, essencialmente, a aceitação dos adultos – em especial a dos pais e parentes mais próximos. Tolir algum tipo de atitude poderá ser muito prejudicial para aquilo que devemos nos atentar: a autoestima.

Por isso, a forma como repreendemos nossos filhos os afetará de maneira muitas vezes desmedida. Estabelecer um diálogo esclarecido de acordo com a idade do seu filho já é um caminho inicial, assim como a disciplina e o estabelecimento de limites comportamentais, já que a intenção não é deixar a sua criança “mimada”.

Como pais nós somos responsáveis pela construção da autoestima de nossos filhos. Isso porque todos nós funcionamos como um espelho para o pequenos. Autoestima, em casos mais gerais, precisa ser desenvolvida através de críticas bem fundamentadas – sem agressividade – e elogios, digamos, mais “realistas”.

Logo, fazer um elogio mais falseado é como se você subestimasse a criança, o que não passa despercebido por elas. Crianças que possuem uma boa autoestima são capazes de lidar melhor com frustrações, além de agir melhor com tarefas propostas e ainda não receber um desafio de maneira derrotista.

Dicas Para Aumentar a Autoestima da Criança

Demonstre o seu amor sempre. A primeira dica pode parecer muito óbvia para todos, afinal, nós colocamos nossos filhos SEMPRE. Mas é preciso reconhecer que toda essa afeição resultará na consciência da criança de que ele é muito importante e valioso por quem ela é. E isso é o básico para uma autoestima bem desenvolvida.

Sempre faça elogios. Sabe aqueles trabalhos artísticos que são dados na escola? Quando o seu filho mostrar o que ele tem feito, não hesite em elogiá-lo. Por sinal, qualquer coisa que ele venha a fazer deve ser elogiada de maneira plena. Demonstre o seu orgulho!

Pegue leve com os elogios. Como disse acima, o elogio é uma peça fundamental para estimular a autoestima da criança. No entanto, exacerbar um discurso muito exagerado pode ter um efeito contrário, deixando a criança arrogante e, com isso, tenha maior dificuldade em se relacionar com seus coleguinhas.

Dê tarefas que possam ser realizadas. Aos poucos, vá deixando seu filho mais independente, mas sempre tendo a consciência de suas limitações. Um exemplo seria escovar o dentes sozinho. Algo bem simples, mas que pode ajudá-lo a se sentir mais autosuficiente. Porém, sempre respeite a idade adequada e não se esqueça dos elogios quando cumprirem as metas.

Cuidado com as críticas destrutivas. No momento de repreender a criança, não condene-a diretamente, e sim a ação que ela cometera. Não é porque seu filho deixou os brinquedos jogados pela casa que ele é necessariamente uma pessoa preguiçosa e pior do que seus amiguinhos. Trazer comparações desse tipo não ajudará em nada.

Tenha orgulho.Ao sentir que seus pais são muito felizes por sua existência irá gerar um afeto positivo para a criança, fazendo com que ela tenha uma melhor relação com o mundo que a cerca. É a partir daí que ela verá a felicidade com outros olhos.

Saiba avaliar os pontos fortes da criança. É bom deixar o orgulho cego um pouco de lado e saber quais são os reais pontos positivos de seu filho. Se ele tem cunho artístico, por exemplo, vale a pena conversar com a professora de artes para que isso seja validado nas aulas. É muito importante que outras pessoas também tenham conhecimento dos pontos fortes da criança, principalmente quem lida recorrentemente com elas, como é o caso dos professores.

Diante dessas dicas, ficará muito mais fácil lidar com o desenvolvimento da autoestima da criança de maneira bastante construtiva. Caso tenha alguma dica, mande seu comentário!

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Sem palavras! Amor maior do mundo!
  • Blocos de montar POKEMON!! Que máximo. Adoramos o #presskit da Mattel!! Mega blocks Pokemon da Mattel!! #post #dicaspaisefilhos #família #mensagem #postdodia #escola #educação #family #education #kids #psicopedagogia #criancas #blogdematernidade #maternidade #desenvolvimento #tudoparaboneca #maeefilho #irmaos #pais #paternidade #mattel #pokemon
  • Bem assim. Já vivi isso.
YouTube
Se inscreva!