Saúde
29 maio 2015

Bruxismo Infantil: Quando as Crianças Rangem os Dentes

Bruxismo Infantil: Quando as Crianças Rangem os Dentes

Para quem ainda não sabe, o bruxismo infantil é aquele movimento de ranger os dentes que algumas crianças acabam fazendo involuntariamente enquanto estão dormindo.

Preocupados, muitos pais acabam sem saber o que fazer em relação a isso ou exatamente o porquê dessa manifestação. Boa parte dos pesquisadores acredita que esse mal acomete pelo menos 19% das crianças entre meninos e meninas, e a causa estaria relacionada a algum trauma ou a um comportamento exercido pela ansiedade.

Apesar de ser um simples gesto, o bruxismo infantil pode afetar seriamente a saúde da criança, já que desgasta os dentes, modifica a estrutura óssea da face e ainda pode causar o aumento da pressão craniana.

Esses mesmos pesquisadores que estudam a fundo o bruxismo nas crianças também concordam que o problema está muito além do físico (embora não deixe de ser importante). Isso porque os pequenos, já que estão na primeira fase da vida, relacionam as fricções dentárias e muitos movimentos na boca como uma resposta a algum problema, o que pode também estar relacionado com o ato da amamentação.

Portando, o “ranger dos dentes” durante a noite pode ser uma resposta a alguma crise de ansiedade. O desafio dos pais passa a ser a descoberta da causa desse problema, que muitas vezes pode ser solucionado com uma ajuda profissional.

Como perceber os sintomas do bruxismo infantil

Não é muito incomum ver muitas crianças reclamando de dores causadas pelo bruxismo. O blog Dicas Pais e Filhos agora vai ajudar pais e mães a descobrir se seu filho de fato possui o bruxismo a partir de alguns sintomas.

Se a criança estiver reclamando muito de dores de cabeça, essa é a hora para pensar melhor se já não é o caso de prestar ainda mais atenção. A cabeça está hermeticamente conectada à mastigação. Logo, se a criança range os destes continuamente durante o sono, mais cedo ou mais tarde isso irá se manifestar em dores de cabeça. Fique atento!

A criança acordar reclamando de dores na bochecha e/ou zumbidos no ouvido também pode ser um indício de bruxismo infantil. A pressão na cabeça, aliada às contrações da boca, podem acarretar um desgaste natural dos músculos faciais e, com isso, o rosto acabar ficando dolorido no dia seguinte.

Os dentes, como eram de se esperar, podem ser um dos mais afetados com o bruxismo infantil. A sensibilidade passa a aumentar e logo a criança passa a reclamar de alimentos muito quente ou muito frio.

Qual o melhor tratamento para o bruxismo infantil?

O tratamento para bruxismo infantil na verdade exige uma equipe multidisciplinar entre especialistas.

O primeiro passo, como apontamos mais acima, seria descobrir qual seria a causa para esse problema. Logo, um psicólogo poderia ser um passo inicial para o tratamento. Em alguns casos, o que será necessário é uma boa conversa com o menino ou a menina, que pode ainda ganhar uma nova visão de mundo através de uma viagem, por exemplo. Essa criança precisa acreditar que possam existir outras respostas – conscientes ou não – para a sua ansiedade.

Já o dentista auxiliará no desenvolvimento de uma placa, que ajudará a criança a melhorar a sua mastigação. Durante essa fase, é recomendável evitar gomas de mascar ou quaisquer outros tipos de alimentos que exigem muito da mastigação.

Por último e não menos importante, o fonoaudiólogo será aquele que se atentará à maneira como os pequenos reprimem a mandíbula. A função desse especialista é ensinar a relaxar ainda mais a mandíbula com exercícios simples, mas que fazem uma grande diferença para a criança não se sentir mais incomodada com as dores que possam incorrer ao acordar.

Aqui em casa a Luisa já teve bruxismo durante um tempo e adiantava muito conversar bastante com ela para aliviar o estresse e ansiedade antes de dormir. Um dos períodos que ela teve foi quando mudou de escola. Conversar ajuda muito e também contar uma história antes de dormir para a criança relaxar.

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
16 Comentários
  1. 26/06/16 - 23h05

    Meu filho tem isso,ja procurei alguns especialista mais ainda não obtive resultado…. não sei mais o que fazer os dentes dele já está desgastado e ele reclama de dor… mais levei ao dentista e ainda não obtive respostas

    • 18/07/16 - 16h36

      Nenhum dentista recomendou a placa para não desgastar os dentes? Quantos anos ele tem?
      Beijos, Gabriella

  2. leidimar brito
    20/08/16 - 09h39

    meu filho tem 4 anos e começou a apresentar esses sintomas logo que mudou de escola até então ele estava em escola bem pequena e mudou pra uma bem grande na mesma que trabalho

    • 22/08/16 - 15h23

      Oi Leidimar, tudo bem?
      Depois passou?
      Beijos, gabriella

  3. Ana Paula
    06/09/16 - 09h28

    Ola, bom dia!minha filha tem 2 anos e meio me dê uma dica de onde começar por favor? Ela reclama de dor na cabeça e toda noite ela está rangendo os dentes! Estou preocupada primeira filha então imagina meu desespero!!

    • 19/09/16 - 11h52

      oi Ana Paula, tudo bem?
      Você chegou a ver verme, dá uma conversada com o pediatra…
      Beijos, Gabi

      • Marina Bertolli
        27/11/16 - 01h47

        Oi Gabriela!

        Qual a relação do bruxismo com vermes? Minha filha de dois anos está com isso, o barulho que ela faz a noite é muito forte 🙁

        • 11/12/16 - 23h12

          Oi Marina, dá uma conversada com o pediatra dela.
          Bruxismo pode ter relação com muita coisa, aqui em casa quando estão muito cansados acabam rangendo os dentes. Mas melhorou muito!
          beijos

  4. Luciane paixão Pereira
    25/09/16 - 08h06

    Bom dia. Minha filha tem cinco anos. Ela sente zumbido no ouvido de vez enquando dor de cabeça.o que devo fazer

    • 26/09/16 - 13h01

      Luciane,
      bom dia. Procure o pediatra para ele melhor orientar.
      Melhoras.
      beijos Gabriella

  5. Andressa
    19/10/16 - 10h36

    Bom dia, Minha filha tem 6 anos e tem bruxismo.
    Reclama de dor no ouvido e dor de cabeça diariamente. Já levei ao pediatra e dentista. A dentista disse ainda não poder usar a placa até ter todos os permanentes! Teria alguma outa coisa a fazer?

    • 26/10/16 - 22h52

      Andressa,
      Boa noite. Eu não posso te indicar. Mas que tal procurar uma outra odonto pediatra?
      Beijos

  6. Michelle
    13/11/16 - 22h48

    Minha filha tem 7 anos e também bruxismo, ela usa uma plaquinha para dormir, mas quando esquece de colocar eu chego até a acordar com o barulho dos dentes dela.

    • 20/11/16 - 12h52

      é horrível, né?
      Mas com a idade deve melhorar. A pediatra associou o bruxismo a alguma outra questão?
      Beijos

  7. Angelica
    20/04/17 - 10h41

    Olá meu Cauã tem 4 anos a a algum meses percebi,depois q caiu e bateu c os dentes da frente n chão, não sei se é isso!mas ontem acordou n madrugada chorando muito com dor na bochecha direita Mas olhei e não vejo machucados.Meu Deus q coisa horrível.marquei a dentista mas ainda n ta na data.ele anda muito resfriado e achei q era ouvido mas n era..

    • 08/05/17 - 12h02

      Angélica, como ficou seu filho?
      Descobriu o que era?
      Espero que tenha melhorado.
      Beijos, gabriella

Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Sem palavras! Amor maior do mundo!
  • Blocos de montar POKEMON!! Que máximo. Adoramos o #presskit da Mattel!! Mega blocks Pokemon da Mattel!! #post #dicaspaisefilhos #família #mensagem #postdodia #escola #educação #family #education #kids #psicopedagogia #criancas #blogdematernidade #maternidade #desenvolvimento #tudoparaboneca #maeefilho #irmaos #pais #paternidade #mattel #pokemon
  • Bem assim. Já vivi isso.
YouTube
Se inscreva!