Saúde
14 ago 2017

Atenção as gestantes: doença provocada por aves pode ser perigosa

Atenção as gestantes: doença provocada por aves pode ser perigosa

Todo o cuidado é pouco durante a gravidez. Enquanto uma nova vida se forma, as mamães devem se preocupar com tudo: alimentação, atividade física moderada e também proteção contra doenças, que podem ser perigosas ao bebê e também a mulher.

Uma das doenças que merecem atenção é a ornitose, também conhecida como psitacoce. Transmitida pela bactéria Chlamydia Psittaci, a doença é pouco conhecida e pode provocar complicações como pneumonia, levando ao óbito em alguns casos. Os idosos são mais propensos, mas pessoas com imunidade baixa, incluindo gestantes, também correm riscos.

A doença é provocada por aves, sendo que o contato com pombos é mais comum. Pessoas que criam estes animais, como papagaios e periquitos, devem ficar ainda mais atentas, pois a bactéria não manifesta nenhum sintoma na ave e não há sinais que indiquem se o animal está ou não infectado.

Recentemente no Japão, uma mulher foi internada na 24° semana de gravidez e morreu no hospital, após sofrer complicações. A doença foi confirmada mais tarde, após exames que identificaram a presença da bactéria no corpo da paciente.

O arquipélago nipônico costuma registrar diversos casos por ano de pessoas infectadas com a bactéria e a maioria dos pacientes já está na terceira idade. Foi a primeira vez que o Ministério da Saúde do país registrou um caso de morte de gestante, mas o episódio serviu para que as autoridades fizessem um alerta a todas as mulheres que estão esperando um bebê.

Em entrevista ao jornal japonês Sankei Shimbun, um porta-voz do Ministério explicou que a imunidade das gestantes é mais baixa, o que faz com que as mulheres grávidas se tornem alvos mais fáceis de vírus e bactérias, mesmo quando a doença é pouco conhecida.

No Brasil, há registros de surtos esporádicos. Em 2007, mais de 20 pessoas foram diagnosticadas com a doença no Rio Grande Sul e houve casos graves de internação. Em Portugal, um estudo mostrou que houve 759 casos entre 1974 e 1981 e 10% dos casos foram provocados por pombos.

Transmissão
A ornitose pode ser transmitida por contato com as fezes da ave, como a inalação dos dejetos. Pode parecer estranho, mas o ato não é incomum para quem cria pássaros e, consequentemente, se envolve com a higiene do ambiente onde os animais ficam.

Outras atitudes, como encostar a própria boca no bico da ave, também podem provocar a transmissão da bactéria. Durante a gestação, evite contato muito próximo com os animais, caso haja aves na sua rotina.

O período de incubação da doença pode ser de até duas semanas e os primeiros sintomas se confundem facilmente com um resfriado. Tosse, febre, dor de cabeça e mal-estar se manifestam rapidamente e é muito importante que o atendimento médico será conduzido de imediato.

As complicações envolvem principalmente problemas respiratórios, formação de pneumonia ou bronquite. É comum que o paciente tenha perda de consciência e se houver fragilidade no organismo, a doença é ainda mais perigosa.

By: Ana Paula Bretschneider

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Novidades Nestlé!! A nestlé tem duas novidades perfeitas para deixar seu café da manhã ainda mais gostoso: as granolas Crocantes Nescau e Cheerios!!!!
Amei meu presskit! Muito obrigada
#nestlebrasil #nestle #granolacrocantenescau #granolacrocantecheerios
  • Bom dia
  • Boa noite
  • A Baby Gym é a 1a Academia para Bebês.
Na 'academia' as atividades acontecem em forma de brincadeiras para possibilitar o melhor desenvolvimento motor, sensorial, emocional e social do bebê e da criança. As atividades são feitas com a participação de um acompanhante (mãe, pai, baba, vó...) para que os mesmos além de participarem desse desenvolvimento, darem continuidade ao estímulo em casa. @meubabygym.niteroi
YouTube
Se inscreva!