Saúde
14 ago 2017

Atenção as gestantes: doença provocada por aves pode ser perigosa

Atenção as gestantes: doença provocada por aves pode ser perigosa

Todo o cuidado é pouco durante a gravidez. Enquanto uma nova vida se forma, as mamães devem se preocupar com tudo: alimentação, atividade física moderada e também proteção contra doenças, que podem ser perigosas ao bebê e também a mulher.

Uma das doenças que merecem atenção é a ornitose, também conhecida como psitacoce. Transmitida pela bactéria Chlamydia Psittaci, a doença é pouco conhecida e pode provocar complicações como pneumonia, levando ao óbito em alguns casos. Os idosos são mais propensos, mas pessoas com imunidade baixa, incluindo gestantes, também correm riscos.

A doença é provocada por aves, sendo que o contato com pombos é mais comum. Pessoas que criam estes animais, como papagaios e periquitos, devem ficar ainda mais atentas, pois a bactéria não manifesta nenhum sintoma na ave e não há sinais que indiquem se o animal está ou não infectado.

Recentemente no Japão, uma mulher foi internada na 24° semana de gravidez e morreu no hospital, após sofrer complicações. A doença foi confirmada mais tarde, após exames que identificaram a presença da bactéria no corpo da paciente.

O arquipélago nipônico costuma registrar diversos casos por ano de pessoas infectadas com a bactéria e a maioria dos pacientes já está na terceira idade. Foi a primeira vez que o Ministério da Saúde do país registrou um caso de morte de gestante, mas o episódio serviu para que as autoridades fizessem um alerta a todas as mulheres que estão esperando um bebê.

Em entrevista ao jornal japonês Sankei Shimbun, um porta-voz do Ministério explicou que a imunidade das gestantes é mais baixa, o que faz com que as mulheres grávidas se tornem alvos mais fáceis de vírus e bactérias, mesmo quando a doença é pouco conhecida.

No Brasil, há registros de surtos esporádicos. Em 2007, mais de 20 pessoas foram diagnosticadas com a doença no Rio Grande Sul e houve casos graves de internação. Em Portugal, um estudo mostrou que houve 759 casos entre 1974 e 1981 e 10% dos casos foram provocados por pombos.

Transmissão
A ornitose pode ser transmitida por contato com as fezes da ave, como a inalação dos dejetos. Pode parecer estranho, mas o ato não é incomum para quem cria pássaros e, consequentemente, se envolve com a higiene do ambiente onde os animais ficam.

Outras atitudes, como encostar a própria boca no bico da ave, também podem provocar a transmissão da bactéria. Durante a gestação, evite contato muito próximo com os animais, caso haja aves na sua rotina.

O período de incubação da doença pode ser de até duas semanas e os primeiros sintomas se confundem facilmente com um resfriado. Tosse, febre, dor de cabeça e mal-estar se manifestam rapidamente e é muito importante que o atendimento médico será conduzido de imediato.

As complicações envolvem principalmente problemas respiratórios, formação de pneumonia ou bronquite. É comum que o paciente tenha perda de consciência e se houver fragilidade no organismo, a doença é ainda mais perigosa.

By: Ana Paula Bretschneider

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
1 Comentário
  1. fabiana
    20/09/17 - 11h42

    oi bom dia adorei , a matéria, gostaria de compartilhar,nossa loja virtual,lá vc encontra de tudo em suplementação para sua saude, e seu bem estar, conheça nosso novo combo do momento,
    https://www.nutritivasaude.com.br/kit-sineflex-t-sek-sanibras&utm_source=fabiana_blog corre garanta já o seu.

Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • #Repost @acirandacirandinha with @make_repost
・・・
Já conhece a campanha #apoieolocal ? A ideia é compartilharmos e apoiarmos negócios locais que estejam na luta aí para se reinventar e poder reabrir quando tudo se acalmar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
〰A você que conhece uma de nossas lojas ou que já comprou conosco online 🎁 nesse ultimo mês pedimos que nos AJUDE a enfrentar esse desafio 🤜🤛. Basta compartilhar esse post nos stories ou pelo direct com amigos e mencionar aqui no comentário 1, 2, 10, 35 ou 57 amigas e amigos que irão curtir conhecer a nossa Ciranda ! 😊
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Contamos com vocês!!!💗
#juntossomosmaisfortes⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
1. 𝗔𝘁𝗲𝗻𝗱𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗣𝗲𝗿𝘀𝗼𝗻𝗮𝗹𝗶𝘇𝗮𝗱𝗼 𝗢𝗻𝗹𝗶𝗻𝗲 como uma consultoria para te ajudar a escolher o produto direitinho, para você ou um presente.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
2. 𝗠𝗮𝗶𝘀 𝗱𝗲 𝟮𝟱 𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲𝗲𝗻𝗱𝗲𝗱𝗼𝗿𝗲𝘀 e famílias envolvidos nesse projeto colaborativo. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
3. Oferecemos um 𝗺𝗶𝘅 𝗱𝗲 𝗽𝗿𝗼𝗱𝘂𝘁𝗼𝘀 incrível: moda para bebês, meninas e meninos, decoração, brinquedos, acessórios, fantasias, enxoval, roupas de boneca... O que ajuda a resolver muita coisa em um só lugar!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
4. 𝗗𝗲𝗹𝗶𝘃𝗲𝗿𝘆 𝗱𝗲 𝗽𝗿𝗲𝘀𝗲𝗻𝘁𝗲𝘀 para os aniversariantes que tiveram suas festas adiadas ou os bebês que nasceram ou 'simplesmente' um carinho em um afilhado, uma netinha...
⠀
5. 𝗟𝗶𝘀𝘁𝗮 𝗱𝗲 𝗽𝗿𝗲𝘀𝗲𝗻𝘁𝗲𝘀 de aniversário, chá de bebês... Basta fazer sua lista, tratamos tudo direto com o convidado que se interessar e levamos até vocês os presentes!
⠀
6. E olha que delícia: 𝘀𝗮𝗯𝗲𝗺𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗼𝗻𝗱𝗲 𝘃𝗲𝗺 cada produto! Recebemos das mãos daqueles que criam, projetam, produzem!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
7. O 𝘀𝗲𝗴𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗶𝗻𝗳𝗮𝗻𝘁𝗼 𝗷𝘂𝘃𝗲𝗻𝗶𝗹 é o nosso forte. Mas tem produtos que agradam até os adultos, por que não? ;)
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀
ꜱᴇ ᴄᴜɪᴅᴇᴍ... ᴄᴜɪᴅᴇᴍ ᴅᴏꜱ ꜱᴇᴜꜱ... ᴄᴜɪᴅᴇᴍ ᴅᴇ ᴛᴏᴅᴏꜱ! 💚⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀
»»——- Cirandinha Online ——-««
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Atendimento via whatsapp são : ⠀
📱(21) 97272-5344
📱(21) 99246-4887
⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
  • #fiqueemcasa
  • Linda demais essa parceria da @tudo_para_boneca e da @elasqueremlasfadas roupa menina e boneca!
Você encontra na @monkinoaoficial e @cirandinha_ciranda 
#post #dicaspaisefilhos #família #mensagem #postdodia #escola #educação #family #education #kids #psicopedagogia #criancas #blogdematernidade #maternidade #desenvolvimento #tudoparaboneca #maeefilho #irmaos #pais #paternidade
YouTube
Se inscreva!