Bebês e Crianças Saúde
08 jun 2015

Quantas horas o meu filho precisa dormir por dia?

Quantas horas o meu filho precisa dormir por dia?

Enquanto um adulto deve dormir a média de 8h por noite, uma criança pode precisar de até 11h ou 12h de sono de acordo com a idade. Obedecer ao tempo de sono adequado para o pequeno, seja um bebê de colo ou uma criança mais velha, é algo que exige muita disciplina e atenção dos pais.

De acordo com diversas pesquisas, a falta de sono prejudica consideravelmente a saúde dos adultos, afetando as atividades diárias, reduzindo a qualidade de vida e aumentando o nível de estresse. No caso das crianças, que estão em fase de crescimento, não dormir suficientemente também causa prejuízos na rotina e na saúde.

Na hora de educar, é indispensável que os pais tenham plena consciência das questões relacionadas a saúde das crianças. O sono é apenas um item de uma lista que conta também com a alimentação adequada, prática de esportes ou outras atividades físicas, rotina regrada e tempo de lazer e brincadeiras também determinado. Descubra se o seu filho está com sono insuficiente, como resolver o problema e qual o tempo adequado de horas dormidas por noite

Sinais de sono insuficiente
Alguns sinais são bem claros e podem mostrar que o seu filho não está dormindo suficientemente durante a noite. Cansaço durante o dia, preguiça na hora de levantar da cama ou de fazer alguma atividade, cochiladas fora de horário e outros sinais podem indicar que o problema está trazendo prejuízos para a rotina e para a saúde.
No caso de crianças que dormem o tempo determinado e apresentam os mesmos sinais, o problema pode estar em uma rotina desregrada. Mesmo que a criança durma por tempo suficiente, se não houver um horário certo para dormir e outro para acordar, o pequeno não consegue regular o “relógio biológico” e fica com dificuldades no dia a dia mesmo dormindo por muitas horas.

Vejas os principais sinais de sono insuficiente:
– Dificuldade para levantar de manhã
– Preguiça e indisposição durante o dia
– Mau-humor e desânimo
– Soneca dentro do carro ou em filas de espera
– Problemas como dormir durante as aulas
– Bocejos e esfregar os olhos durante o dia
– Ir dormir muito cedo em alguns dias

Acerte o relógio biológico
Para resolver o problema de sono insuficiente, a primeira coisa que deve ser feita é acertar o horário biológico da criança. Se o pequeno tiver mais do que quatro anos, não há mais períodos de soneca e a criança deve dormir e acordar sempre no mesmo horário, independentemente de ter um compromisso pela manhã ou não.
Ensine para a criança qual o horário de dormir e crie um ambiente de sossego para que o pequeno não tenha dificuldades de pegar no sono. Retire estímulos próximos a criança no período noturno, evite atividades agitadas e acorde o pequeno todos os dias no horário correto até que o organismo se acostume.

Tabela de sono ideal por noite de acordo com a idade (Fonte: Revista Crescer)
1 mês: ciclos de 1h a 4h; intervalos de 1h a 2h acordado
3 meses: de 6h a 9h; três a quatro sonecas divididas
6 meses: 9h a 11h; duas a três sonecas divididas
1 ano: de 9h a 10h; duas sonecas de 3h (uma de manhã e outra à tarde)
2 anos: 10,5h; uma soneca a tarde de até 2h
3 anos: 10,5h; uma soneca a tarde de até 1,5h
4 anos: de 11h a 12h (fim das sonecas)
6 anos: de 10h a 11h
10 anos: de 10h a 11h

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!

    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/storage/4/41/c0/site1374371703/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 282
YouTube
Se inscreva!

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0