Bebês e Crianças Cuidados Diários Nutrição
10 set 2015

Preocupação com os Utensílios da Cozinha

Preocupação com os Utensílios da Cozinha

Hoje vamos falar sobre um assunto que atinge toda a família. Você se preocupa com os utensílios da cozinha. Esse é um assunto que parece menos importante, mas merece toda a atenção! Nesse texto vou focar nos potes de plásticos que estão tão presentes em nossos armários, geladeiras e freezers e podem trazer riscos à saúde!

Eles são cheios de toxinas e uma das mais perigosas chama-se bisfenol A. Nas mamadeiras, copos infantis (chuquinhas) já existem uma lei de 2011 que proíbe o uso do BPA. Mas ele ainda está presente em garrafões retornáveis de água mineral, garrafas de plástico, em recipientes para alimentos (pratos, copos, tigelas), revestimento de latas, além de outras embalagens e utensílios.

Mas os riscos do Bisfenol A (BPA) aumentam conforme a dose dessa substância em nosso organismo cresce. Por isso, é recomendável evitar usar muito vasilhas de plástico feitas de policarbonato, não utilizar também plásticos que armazenam alimentos e são levados ao micro-ondas ou são congelados, pois, dessa forma, eles liberam muito Bisfenol A e contaminam o alimento, além de também evitar o consumo de alimentos e bebidas enlatadas.

A Sociedade Brasileira de endocrinologia e metabologia mostra estudos que dizem que, quando a substância entra em contato com o organismo, principalmente antes do nascimento, pode afetar o sistema endócrino levando a alterações hormonais, trazendo danos à saúde, como, infertilidade, modificações do desenvolvimento de órgãos sexuais internos, endometriose e câncer. Segundo as pesquisas, a contaminação é mais prejudicial nas fases de desenvolvimento do organismo, com isso, a ingestão do BPA deve ser evitada, especialmente, por gestantes, crianças e adolescentes.

Então opte pelos potes de vidro, além de livre de toxinas, são mais higiênicos, não acumulam cheiro nem manchas. Ah, e como a tampa é de plástico não encha até a borda ou coloque uma folha de papel manteiga para evitar o contato e se for congelar lembre que o volume aumenta, ok. Enfim, preste atenção aos utensílios e garanta ainda mais saúde para toda a sua família.

GABRIELA-MAIA-FOTO-1-2 Gabriela Maia
Nutricionista formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) // Especialista em Nutrição Clínica Funcional (CVPE/UNICSUL-SP) // Especialista em fitoterapia (Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais (IBPM/FIOCRUZ) // Professora de gastronomia funcional (CVPE)
www.gabrielamaianutricionista.com.br // Facebook: Gabriela Maia Nutricionista
contato@gabrielamaianutricionista.com.br

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
2 Comentários
  1. 12/09/15 - 23h13

    Olá Gabriella!
    Sou Fernanda da Mommys Belly e estou entrando nesse universo de ser mãe. Sou mãe de primeira viagem e estou no processo de pesquisa e conhecimento.
    Obrigada pelas dicas! Adorei a ideia do papel manteiga para evitar contato com o plástico. Se formos pensar, de nada adianta mudar para potes de vidros se não tivermos alguns cuidadozinhos extras.
    Grande abraço
    https://mommysbelly.wordpress.com/

    • 14/09/15 - 14h15

      Fernanda, tudo bem?
      Que bom que gostou…vou visitar o seu blog também.
      Obrigada pela visita!
      Beijos, Gabriella

Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Novidades Nestlé!! A nestlé tem duas novidades perfeitas para deixar seu café da manhã ainda mais gostoso: as granolas Crocantes Nescau e Cheerios!!!!
Amei meu presskit! Muito obrigada
#nestlebrasil #nestle #granolacrocantenescau #granolacrocantecheerios
  • Bom dia
  • Boa noite
  • A Baby Gym é a 1a Academia para Bebês.
Na 'academia' as atividades acontecem em forma de brincadeiras para possibilitar o melhor desenvolvimento motor, sensorial, emocional e social do bebê e da criança. As atividades são feitas com a participação de um acompanhante (mãe, pai, baba, vó...) para que os mesmos além de participarem desse desenvolvimento, darem continuidade ao estímulo em casa. @meubabygym.niteroi
YouTube
Se inscreva!