Bebês e Crianças Diversos Gravidez
08 out 2014

O dia que saí para fotografar uma gestante e fotografei um parto

Foto de grávida

Imagem: Renata Seabra

Quem escreve hoje no blog é a fotógrafa Renata Seabra e ela estará conosco pelo menos uma vez por mês contando algum ensaio fotográfico que se destacou no trabalho dela. Fiquei encantada com as fotos e um ensaio muito inspirador para as grávidas que estão lendo o blog. Espero que gostem.

Eu conheci a Ana Carla há 13 anos atrás, quando entrei para a faculdade… Estudamos juntas e depois de alguns anos, perdemos o contato e fomos voltar a ter contato anos depois por causa do facebook…

Estar grávida é maravilhoso! E toda mulher que passa por essa fase não pode deixar de registrar esse momento. Para muitas é um momento sublime, em que a mulher fica linda, iluminada, mas para outras um momento de muitas dificuldades, enjôos, inchaço, sangramento, medos e expectativas.

Eu passei pela gravidez duas vezes, e nas duas tentei curtir ao máximo essa fase, já que somos mimadas por todos e na maioria das vezes tratada com muito carinho até por quem não nos conhece… Então, nada melhor do que eternizar esse momento e ter uma recordação maravilhosa desses momentos. Amo fotografia desde que me entendo por gente e trabalhar com algo que a gente ama não tem preço.

Quando a Ana Carla me ligou dizendo que queria fazer o ensaio de gestante e o de recém-nascido (newborn), fiquei super feliz e começamos a ver nossas agendas. Só tínhamos uma data em que as duas pudessem quando ela estaria com 36 semanas, pois já estava bem próximo… Fiquei preocupada e disse “Olha, Ana… Com 36 semanas é bem arriscado porque o Luca pode querer nascer antes… Olha lá… Vou fotografar você ou o parto?” … Rimos e deixamos assim mesmo porque estava difícil uma data antes.

No dia anterior à noite nos falamos para eu dar umas dicas do que levar, ver direitinho onde íamos nos encontrar… Fui dormir cheia de idéias para pintar e bordar na fotos, pois como a Ana iria sozinha, imaginei que toparia fazer umas fotos diferentes, bem diva…

Até que chega o grande dia… Logo que a encontro, ela me conta que de madrugada tinha saído algo como se ela estivesse ovulando e depois um líquido escorreu pela perna… Fiquei super nervosa e perguntei “Ai meu Deus! Foi o tampão que saiu e a bolsa que estourou? E agora? Você quer fotografar mesmo ou quer ir para o hospital?” Ela queria as fotos, afinal, não estava sentindo nada… e havia ligado para o médico que, como ela estava sem dores, pediu que ela passasse no consultório depois das fotos para examiná-la. Como a gestação estava tranquila e ela tinha ido a consulta no dia anterior, ela passaria novamente lá após as fotos. Deixamos o carro dela e fomos as duas no meu carro até o local onde iríamos fotografar… Chegando lá, começamos a tirar as fotos, até que perguntei se ela conseguia deitar no murinho da praia para uma foto linda ali… Quando ela deitou, sentiu uma forte contração e disse “Nãoooo!! Não consigo ficar deitada!” E a partir daí era uma contração atrás da outra, e entre elas… algumas fotos, e ela como mulher forte e guerreira, resistindo às dores para não perder aquele momento que ela esperou por toda a gravidez para ter… As tão esperadas fotos da gravidez e da barriga. Não aguentei e cliquei no momento em que ela estava tendo uma contração!
> Bom, chegou um momento em que percebi que as contrações estavam com um espaço muito pequeno e fui olhar no celular… Até que ela declara que chegou ao limite, e que não aguentava mais… Fomos correndo para o médico, e no carro percebemos que as contrações já estavam de 3 em 3 minutos… Ela me diz que o médico pediu que avisasse quando estivesse de 10 em 10 minutos… Fiquei tensa! Corremos para o consultório dele, que estava atendendo próximo, e chegando lá, ele mandou correr pra o hospital.

Foi muuuita emoção… Saí pela rua com o pisca alerta ligado, buzinando e rezando para dar tempo de chegar ao hospital… Senão o Luca nasceria no meu carro!

Chegamos, e eu logo perguntei se podia acompanhá-la… Algumas pessoas não queriam deixar, mas depois de convencê-los, entrei como acompanhante… Chegamos no hospital às 11:08h. Depois de me vestir toda de branco, questionei “Posso levar a câmera?” E eis que tiro uma câmera profissional da bolsa e vou para o corredor esperar… Fiquei lá no corredor esperando até que o médico liberasse minha entrada, e pela primeira vez estive do outro lado, senti o que um pai sente… A ansiedade, a expectativa, o medo, sem saber o que está acontecendo e se está dando tudo certo… Até que o médico libera minha entrada e nesse momento entrei em êxtase… Não sabia se ria, se chorava, um mixto de emoções… E ao mesmo tempo procurando os melhores ângulos para fotografar um parto que eu nem sabia se a mãe queria que fotografasse… Mas na dúvida você fotograva, e depois qualquer coisa, deleta… E foi maravilhoso! Um parto lindo, uma mãe que nasceu para parir… Luca nasceu às 11:29h, 21 minutos depois da nossa chegada. Eu chorava e fotografava ao mesmo tempo, porque foi um presente de Deus, inesquecível!
> Neste dia pude viver o que sempre tive vontade de viver e infelizmente não tive nos meus partos: a correria para a maternidade quando a bolsa estoura ou você começa a ter contrações, as contrações em si, um parto normal lindo, sem anestesia… E ainda assistir um parto, porque sempre estive do outro lado… Foi maravilhoso!

Depois desse dia criamos uma conexão maravilhosa e depois disso o Luca sempre me mandava mensagens com fotinhos e beijinhos agradecendo… E 11 dias depois tive o privilégio de fazer as fotos de recém-nascido dele, que ficaram lindas! E a cada dia fico mais apaixonada por esse bebê que eu vi chegar ao mundo! Esse tipo de conexão que a fotografia traz entre as pessoas é algo inexplicável… Só sentindo mesmo para entender! A cada dia amo mais o que faço!

Mãe e bebê

Imagem: Renata Seabra

Mãe e Bebê

Imagem: Renata Seabra

Mãe e Bebê

Imagem: Renata Seabra

mãe e bebê

Imagem: Renata Seabra

mãe e bebê

Imagem: Renata Seabra

bebê

Imagem: Renata Seabra

Mãe e bebê

Imagem: Renata Seabra

10505124_1505870369625405_6245131612536975226_o (1)

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
3 Comentários
  1. MARIA DA CONCEIÇÃO ARAUJO
    10/10/14 - 20h50

    CHOREI OU CHORANDO. SEM MAIS NADA A DIZER!

  2. Marcelle Souza
    12/11/14 - 15h09

    Lindo, fiquei lembrando do dia do meu parto!!! É muita emoção!!!

    • 12/11/14 - 22h31

      Marcelle,
      Boa noite! Tudo bem? Obrigada por acompanhar o Dicas Pais e Filhos.
      Fico feliz que tenha gostado, volte sempre.
      Beijos, Gabi

Topo
Mais lidos do blog
Fique conectado com a gente!
  • Que sonho de armário! Aqui a Luisa tem o de duas portas!! A @casa.de.boneca faz tudo com muita qualidade. Vendas com @casa.de.boneca ou aqui no @dicaspaisefilhos 💖 voces vão amar. As crianças adoram brincar com o armário. Brincar de boneca é muito bom! As roupas lindas do armário são da Baby Alive da @capelovestidos lindos! Em breve MUITAS novidades por aqui 💖💖💖💖
  • Lindo e verdadeiro.
Vamos instigar nossas crianças.... #bomdia #dicaspaisefilhos
  • Mais uma vez a edição do @nosso.encontro foi maravilhosa. A troca é fantástica, saio ainda mais animada e doida para a edição de maio chegar! Obrigada @pollyana_zaze  e @dravanessametz AMEI! Até o próximo @nosso.encontro 
Quem quiser saber mais sobre o nosso.encontro, aqui aqui no insta @nosso.encontro #nossoencontro #dicaspaisefilhos #vidamaisleve
  • Adorei!! Temos que ensinar as crianças a terem responsabilidade...
#dicaspaisefilhos
YouTube
Se inscreva!