Bebês e Crianças
11 abr 2016

Montando o quarto do bebê: O que não pode faltar?

Montando o quarto do bebê: O que não pode faltar?

Assim que recebemos a notícia de que um bebê está a caminho, começa a rotina de consultas médicas, mudanças no planejamento pessoal e financeiro da família, entre outras coisas. Mesmo assim, o quartinho dele é uma das primeiras coisas que nos vêm à cabeça. Mas preparar o ambiente está muito além de mudar a decoração de quarto, certo?

A montagem de um quarto de bebe está entre as várias preocupações dos pais e se enquadra entre os quesitos mais dispendiosos do processo para receber o novo integrante da família. Afinal, quando começar a comprar as coisas? Saber primeiro o sexo do bebê é realmente importante? Foi pensando nessas dúvidas que surgiu a necessidade de discutir um pouco sobre o assunto.

Sendo assim, o post de hoje será dedicado a apresentar algumas dicas e soluções para o processo de preparação do quarto do bebê. Afinal, não basta saber o que comprar. É preciso saber quando comprar e como colocar esses gastos no planejamento da família. Além disso, o mais importante do que a estética, é se focar no bem-estar do bebê.

Quando começar a preparar o quarto

Se você já tem o quartinho, pode-se dizer que meio caminho já foi percorrido. O tempo de preparação do quarto depende do que os pais pretendem fazer. De qualquer forma, o principal é que o quartinho já esteja pronto por volta da 36ª semana da gestação. Assim, dá tempo de o cheiro de tinta sair antes da chegada do bebê – além de dar tempo de correr pra resolver algum imprevisto que possa surgir nesses últimos dias.

Pensando nisso, percebemos quão necessário é o planejamento. Os móveis, por exemplo, costumam ter prazos longos para a entrega – às vezes, em torno de dois meses. O ideal é que, no ultimo mês da gestação, os móveis já tenham sido entregues, possibilitando a organização das roupinhas e fraldas do bebê.

É válido lembrar também que os quartos de bebe não são ocupados exclusivamente por eles. Assim, vale a pena investir, por exemplo, em uma poltrona confortável. Já que é preciso levantar a noite para o bebê mamar, nada melhor que também estender o conforto para a mãe.

Tenham em mente apenas o seguinte: Alguns detalhes de decoração não são tão importantes e podem ser concluídos até o ultimo dia da gestação. Além disso, muitas das coisas não serão usadas nos primeiros meses do bebê, o que garante mais tempo para resolver. Não é questão de deixar tudo para a última hora, mas de se preocupar a tempo apenas com o necessário.

Por onde começar!?

Sabendo da gestação, os pais podem começar buscando informações pertinentes, calculando preços e se inspirando. Essa fase de ansiedade ajuda a ingressar no universo da decoração de quartos de bebê. São inúmeros os sites e páginas nas redes sociais que possuem boas dicas.

Além disso, esse início tem uma vantagem: o tamanho da barriga ainda não começou a atrapalhar. Isso garante a possibilidade de a mãe participar de todas as atividades. Comece medindo o ambiente disponível, das janelas, portas, vãos, etc. Essas informações devem estar sempre no smartphone ou em um papel guardado na bolsa.

Quanto mais antecedência, mais fácil será economizar no processo. Você pode optar se fará tudo por conta própria ou se contratará um decorador. Em suma, esse início deve ser destinado à qualquer reforma e adaptações estruturais do quarto do bebê – mudança das tomadas e interruptores, piso, tecidos de paredes, etc.

Tudo o que foi decidido até agora deve ser, de preferência, executado até o quarto mês da gestação. Fazendo isso, pode-se dedicar mais atenção aos detalhes que dependiam do conhecimento sobre o sexo do bebê. Pode-se dizer que, no quinto mês, você estará próxima do “quarto de bebê completo”.

Enfim, a decoração do Quarto de bebê

Provavelmente, a gestação está em torno do sexto mês. O corpo da mãe começa a sentir mais o cansaço e as saídas precisam ser bem selecionadas. Ou seja, chega de perambular demais por aí. Com o quartinho quase pronto, o momento é de escolher o enxoval – que tem um papel fundamental na hora de decorar o quarto. Lembre-se que é fundamental organizar bem esse período, pois entre o sétimo e oitavo mês da gestação, não é nada agradável lidar com mão de obra e excesso de burocracia.

Visto que você, nessa altura, o mais importante já foi providenciado, itens mais supérfluos vão sendo adquiridos nessa fase. São alguns mimos e lembrancinhas para dar as boas-vindas ao bebê, como kits de acessórios para o banheiro, kit higiene, toalhas especiais, etc.

O último mês da gestação deve ser de descanso. Deixar a mala da maternidade arrumada é essencial. Nesse período, a grávida já não deve ficar andando muito tempo atrás dessas coisas. Aliás, se tudo deu certo, agora é só aproveitar o novo ambiente enquanto o bebê não chega.

O que comprar?

Sempre surgem dúvidas sobre o que comprar. Por isso, o post traz algumas dicas de produtos que vão além da decoração de quarto infantil.

Berço com Módulos versáteis – É uma dica excelente para quartos muito pequenos. Estamos falando de um berço que já tenha acoplado a ele um trocador e algumas gavetas. Assim, se necessário, você pode abrir mão de uma cômoda separada e aproveitar o espaço para a tal poltrona.

Cômoda – No início, as roupinhas são bem pequenas e pouco volumosas. Alguns meses depois, o espaço para armazenar as roupas pode ser um problema. O ideal é ter uma cômoda com gavetas de tamanhos variados. As gavetas menores servirão para guardar os bodies, camisetas, shorts, panos de boca, etc. Deixe as gavetas maiores para fraldas – sim, guardar as fraldas na cômoda é mais prático do que usar aqueles porta-fraldas –, toalhas, macacões, etc. Ou seja, garanta espaço para tudo aquilo que não for possível pendurar.

Uma última dica sobre o que comprar é: compre móveis que não servirão apenas para decoração de quarto. Por exemplo, tenha uma mesa de apoio que não sirva só de enfeite e coloque uma cortina que, de fato, diminua a entrada de luz no quarto. Essa dica não é apenas para economizar dinheiro, mas para aproveitar melhor o espaço do quarto. Afinal, você não passou meses preparando tudo apenas para ser bonito, certo?

Como decorar um quarto gastando pouco?

Preparar o quarto do bebê não precisa, necessariamente, envolver uma fortuna. É possível deixar o espaço confortável e bonito sem gastar muito. Para isso, é preciso se preocupar mais com os fatores realmente importantes e com a qualidade dos móveis.

Uma dica é reaproveitar móveis antigos. Esta é uma dica que proporciona economia de dinheiro e também envolve escolhas mais sustentáveis, já que evitamos o descarte. Usando a imaginação, é possível deixar o ambiente do jeito que queremos, sem gastar tanto. Às vezes, vale a pena exercitar o “Faça você mesmo” como uma forma de se divertir, exercitar a criatividade e tornar o ambiente único. Quer algo mais incrível do que um quarto com itens feitos por você mesma?

Concluindo, a tarefa de preparar o ambiente para a chegada do bebê não é fácil. Essas dicas servirão, de alguma forma, para nortear algumas decisões sobre esse processo. Toda ajuda é válida nesse momento, visto que a intenção é sempre receber os pequenos da melhor forma possível.

E você, o que achou das dicas do post de hoje? Pra você, o que não pode faltar no quarto do bebê? Compartilhe conosco as suas próprias dicas e tire suas dúvidas. Com certeza, todos terão muito a ganhar. E os bebês, também!

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
2 Comentários
  1. Daiane Costa
    14/04/16 - 18h11

    Olá boa tarde! Amei esse quarto e gostaria de saber onde consigo encontrar esses produtos.

    Aguardo contato

    Atenciosamente,

    Daiane
    Tel 97441-4777

    • 21/04/16 - 19h19

      Boa noite, tem como ser mais específica de qual produto está falando.
      Pode me mandar email direto que eu respondo.
      Beijos, gabriella

Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!

    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/storage/4/41/c0/site1374371703/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 282
YouTube
Se inscreva!

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0