Livro infantil resgata o afeto como ingrediente…

Postado por Gabriella em Bebês e Crianças, Educação, Leitura, Para Filhos, Para Pais

A escritora Lycia Kattan, em “Um Domingo na Cozinha”, nos traz uma crítica muito bem humorada sobre a comida industrializada e a mecanização exagerada da cozinha.

Uma típica e moderna família de classe média se vê às voltas para fazer um superagrado de Dia das Mães. Trata-se de um robô que resolve todos os “problemas” da cozinha: o S.A.N.D.R.O. (“Super Auto New Design Rare Overcooking Machine”, em inglês), que é um sonho de consumo e promete fascinar a mamãe.

Ilustração do livro " Um Domingo na Cozinha"

Ilustração do livro ” Um Domingo na Cozinha”

O que acontece com o robô é que, semelhantemente a muitos produtos industrializados ou produzidos unicamente por máquinas, a aparência é excelente, mas o sabor fica devendo.

O recado –muito pertinentemente– resgata o afeto como ingrediente indispensável para a construção do sabor. Em suma, cozinhar é um ato de amor, e não um ato mecânico.

Daniel Kondo desenha com um traço “vintage”, que parece os da publicidades dos anos 1960-70. A relação entre o texto e a imagem dá ao livro uma dinâmica que prende a atenção.

No fim do livro, um capítulo traz receitas para o leitor colocar a mão na massa. Elas são simples e despertam o interesse das crianças.

“UM DOMINGO NA COZINHA”
AUTORA Lycia Kattan
EDITORA Companhia das Letrinhas
PREÇO R$ 39,50
INDICAÇÃO a partir de 6 anos

Fonte: Folha.uol. Consultado em 31 de agosto de 2013.

Gabriella
05.09 2013
Comentários no Facebook
0 comentários
Deixe um comentário
* Não será divulgado