Bebês e Crianças Diversos Educação Leitura Para Pais
21 abr 2014

Leitura: Depende de você, como fazer do seu filho uma história de sucesso

depende_de_voc_-_como_fazer_de_seu_filho_uma_hist_ria_de_sucesso
Essa semana li um livro que gostei tanto que resolvi compartilhar com vocês. O nome do livro é Depende de Você, como fazer de seu filho uma história de sucesso. O livro é de Andrea Ramal, da Editora LTC/GEN.

Não sei se vocês já ouviram falar da Andrea, ela é doutora em educação pela PUC-Rio e consultora da área de educação da TV Globo, com uma coluna semanal no telejornal Bom Dia Rio. Tem livros publicados no Brasil e no exterior e já capacitou professores e gestores de escolas e universidades por toda a América Latina.

Resolvi ler o livro por mera curiosidade, mas me despertou muito atenção pelo momento que estou vivendo. Esse ano de 2014 meus dois filhos trocaram de escola e essa é sem dúvida uma tarefa muito dificil que requer muito cuidado no processo da escolha.

Como escolher uma escola para seu filho? Como avaliar se a escola faz um bom trabalho? Como ajudar seu filho a alcançar os melhores resultados? Como garantir que ele desenvolva todas as suas potencialidades e talentos?

Como lidar com problemas, como recuperação, bullying, dislexia ou hiperatividade, notas baixas, aversão à matemática, falta de motivação, falta de hábitos de leitura e estudo? Neste livro você encontra orientações práticas e seguras para acompanhar o desempenho escolar de seu filho e ajudá-lo a se tornar uma história de sucesso nos estudos e na vida.

Poderia escrever um post imenso detalhando o livro e destacando as partes que mais gostei, mas ficaria muito cansativo e seria um breve resumo do livro. Aqui vou compartilhar com vocês a parte que fala muito da importância dos pais no processo de educação.

Já tinha escrito aqui no blog alguns posts sobre a importância dos pais se interessarem pelo o dia a dia das crianças na escola e também da importância do dialogo família e escola. Depois de ler esse livro essa importância ficou ainda mais clara.

Quando se fala do acompanhamento dos estudos, todo mundo pensa logo na mãe. No entanto, várias pesquisas estudam a importância do envolvimento do pai. Você seria capaz de adivinhar os resultados dessas pesquisas?
Sinceramente sempre considerei o papel do pai de fundamental importância, mas depois das pesquisas fiquei ainda mais surpresa.

– Quando o pai se interessa pelos estudos, se envolve na aprendizagem e acompanha o trabalho da escola, em geral o filho alcança notas mais altas.

– Filhos de pais que participam da vida escolar se relacionam melhor com os outros e equilibram melhor as próprias emoções.

– Qualidade tem mais resultado do que quantidade: não importa quantas horas o pai passa acompanhando o estudo, mas a qualidade desses momentos.

Espero que tenha despertado a curiosidade de vocês para a leitura do livro. Para mim foi maravilhoso, até porque grande parte do livro é dedicado a escolha da escola para seu filho.

O livro é vendido nas maiores livrarias de todo o Brasil, pode ser comprado online com o preço médio de R$34 e também na sua versão eletrônica, e-book, que custa R$20,70.

Online: Saraiva e Livraria da Travessa
Visite também o site da Andrea Ramal

Breve Apresentação do livro no Youtube:

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
6 Comentários
  1. 21/04/14 - 14h49

    Muito bom! É mesmo muito comum transferir a responsabilidade dos cuidados com os filhos somente para as mãe, mas o pai também têm papel fundamental nesse processo. Quando há parceria entre a mãe e o pai na hora de cuidar dos filhos ( e p que haja essa parceria eles nao precisam estar necessariamente juntos ), os ganhos são indiscutíveis p eles.Obrigada pela dica de leitura, já está na minha listinha =). Bjos

  2. 21/06/14 - 20h46

    Show!!! Vou ler este livro, não conhecia! Obrigada por compartilhar com a gente!

    • 21/06/14 - 22h33

      Mara,

      Tudo bem? Que bom ter você aqui comigo. Seja muito bem vinda e obrigada por participar sempre.
      Vale a pena a leitura eu adorei!
      Beijos, Gabi

  3. […] É claro que o estresse infantil também não é sempre gerado dentro de casa, nas famílias. Essa situação também pode estar vindo do meio externo, como por exemplo, da escola. O que acontece é que na maioria das vezes que a criança apresenta estresse a criança apresenta juntamente dificuldades de aprendizado. […]

  4. Ivanilda Barbosa da Silva
    12/07/17 - 10h14

    Adorei o titulo do livro, não li o livro so o resumo mas gostei muito,

Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Boa reflexão!
YouTube
Se inscreva!