Lanche saudável para seu filho

Postado por Gabriella em Alimentação, Bebês e Crianças, Diversos, Receitas

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O post de hoje é escrito pela nutricionista Rossana Oliveto, parceira do blog, que está aqui conosco sempre uma vez por mês falando um pouco sobre assuntos relacionadas a alimentação infantil e da mãe. Qualquer dúvida ou sugestão de tema pode ser encaminhado para dicaspaisefilhos@gmail.com.

Na correria do dia a dia, as mães à procura de praticidade acabam não preparando o lanche dos filhos adequadamente.

Hoje vamos ver como mudar isso e como melhorar a qualidade na alimentação de nossas crianças!

A alimentação adequada é fundamental para garantir a saúde, o crescimento e desenvolvimento das crianças. A escolha de alimentos não saudáveis prejudica a formação de bons hábitos alimentares e pode favorecer o aparecimento de doenças ainda na infância, como obesidade, pressão alta, anemia e diabetes. Quando falamos em alimentação infantil temos que pensar sempre em alimentos com baixos teores de açúcar, sal e gordura de boa qualidade. Como isso pode ser incluído na alimentação das crianças no dia a dia?

Inclua na lancheira:
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Pãezinhos e biscoitos integrais pois são ricos em fibras e nutrientes, isto é, além de dar mais saciedade, retardam a absorção de gorduras e açúcares, contribuindo para manter um peso saudável, evitar diabetes e aumento de colesterol melhoram o funcionamento do intestino e ainda oferecem quantidade maior de nutrientes para fortalecer a saúde dos pequenos!.

Para passar nos pães faça pastinhas caseiras ou geleias de frutas sem açúcar, utilize queijinho branco, requeijão, evitar as manteigas ou margarinas em excesso.

Lembre-se das frutas! São uma excelente opção pois além de saudáveis, ricas em vitaminas e fibras, conservam bem em temperatura ambiente. Atenção nas frutas que não podem ser cortadas muito tempo antes do consumo.

Opte pelos bolos caseiros, pois os industrializados contém grande quantidade de conservantes, corantes e gordura hidrogenada que só prejudicam a saúde. E além disso fazendo em casa fica mais fácil de controlar a quantidade de açúcar que será adicionada e a variedade de frutas por exemplo que pode ser incluída.

Não se esqueça dos iogurtes, água de coco, água, sucos naturais.

Exclua da lancheira:
Os refrigerantes, pois além de não acrescentar nenhum nutriente ao organismo ainda ajuda a jogar fora os que estão nele, são cheios de açúcares e quantidades excessivas de sódio.

Sucos de caixinha, caem no mesmo problema de boa parte dos produtos industrializados, pois não contém quase nada da fruta e contem alta quantidade de corantes conservantes, açúcar e sódio em excesso e os lights grandes quantidades de edulcorantes artificiais.

Esqueça os biscoitos recheados, pois o recheio é composto de gordura vegetal hidrogenada, açúcar, os salgados são cheios de sódio, condimentos e corantes.

Salgados folheados pois contém muita gordura, pois cada camada de massa leva uma de gordura para ele ganhar aquele aspecto “mil folhas”.

Uma dica para escolher os produtos industrializados é sempre olhar os rótulos, lembrando sempre que o primeiro ingrediente da lista é o que o produto contém em maior quantidade.

O cuidado sempre deve ser com a conservação dos alimentos que irão na lancheira, uma boa dica é sempre utilizar as lancheiras térmicas, higienizar muito bem o potinho antes de colocar o sanduíche, ou o bolo etc, e as frutas, lavar muito bem e cobrir com papel alumínio.

Sugestão de bolos para as crianças.

Bolo de Banana
– 2 bananas nanicas bem maduras
– 1/2 xícara de uvas passas pretas
– 2 ovos
– 1/4 de xícara de óleo
– 1 xícara de aveia
– 1 colher de sopa de fermento em pó

Bata tudo no liquidificador e deixe o fermento por último, quando a mistura já estiver bem homogênea

Coloque a mistura em uma forma de bolo inglês (ou outra de tamanho equivalente) untada e polvilhada com farinha de trigo

Leve para assar, em forno pré-aquecido 200 graus, por uns 35-40 minutos. Não abra o forno antes de completar 30 minutos, para que o bolo não murche. Faça o teste do palito para ver se o bolo já está pronto. Se o palito sair limpo, pode desligar! – Receita do site Panelaterapia.

Bolo de Cenoura
– 2 ou 3 cenouras médias
– 1/2 xícara de óleo
– 3 ovos
– 1 xícara de açúcar mascavo
– 2 xícaras de farinha de trigo integral
– 1 colher de fermento em pó

Bater no liquidificador as cenouras, o óleo, os ovos e o açúcar mascavo. Batendo muito bem por cerca de 5 minutos em velocidade alta. Em uma vasilha misture a farinha e o fermento em pó, (sempre misturando muito bem). Leve a assar em assadeira untada e polvilhada com açúcar, em forno pré aquecido em temperatura média. Em aproximadamente 40 minutos estará pronto.

Bom lanche até a próxima.

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* Texto, informações são de responsabilidade da nutricionista parceria do blog Rossana Oliveto

Gabriella
10.12 2013
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2 comentários
  1. Haydee B. do Carmo 04/02/2016 | 11:33

    Adorei as ideias e receitinhas. Vou indicar e seguir !!

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