Alimentação Bebês e Crianças Nutrição Saúde
05 mar 2015

Intolerância a lactose ou alergia a proteína do leite: é tudo igual?

Intolerância a lactose ou alergia a proteína do leito: é tudo igual?

Hoje é dia de nutricionista no blog! O assunto de hoje é intolerância a lactose ou alergia a proteína do leite e quem nos escreve é a nutricionista Gabriela Maia.

Essa é uma dúvida que hoje em dia é cada vez mais comum, será que eu tenho intolerância a lactose ou alergia a proteína do leite? Bom, são duas coisas bem diferentes uma da outra.

A pessoa que tem alergia ao leite não consegue digerir de forma perfeita as proteínas do leite que são já são conhecidas como de difícil digestão. Essas proteínas chegam em tamanhos maiores do que deveriam estar ao intestino e acabam indo para a circulação sanguínea através de aberturas existente no intestino quando esse não está saudável que pode desencadear uma série de sintomas, os mais comum são as alergias respiratórias como rinites, sinusites, otites etc…, mas também são comuns dermatites, constipação, problemas digestivos etc…

Já no caso da intolerância a lactose a pessoa tem deficiência da enzima que degrada a lactose que é o açúcar do leite, essa enzima se chama lactase e os sintomas comuns são de desconforto gástrico como má-digestão, gases e diarréia e são mais agudos, isto é, após a ingestão do alimentos eles logo aparecem. Já na alergia os sintomas podem demorar até 4 dias, o que torna mais difícil o diagnóstico.

Na prática a diferença entre a alergia e a intolerância é bem tênue, então geralmente o alimento ou grupo alimentar em questão suspeito de causar a intolerância ou alergia é retirado da alimentação e a partir daí vai sendo observada a melhora dos sintomas relatados inicialmente. No caso de uma alergia alimentar, a retirada do alimento por um certo tempo ajuda o organismo a “ perder a memória” imunológica para atacar a proteína do alimento que está causando a alergia, melhorando bastante o caso como um todo. E em muitos casos esse alimento pode ser reintroduzido com intervalos de 4-5 dias sem que os sintomas de alergia voltem. Já a intolerância, no caso da lactose por exemplo, é um quadro que se agrava ao longo dos anos, já que com o passar da idade a deficiência da enzima lactase é fisiologicamente maior e mais comum. Os sintomas são amenizados com complexos de enzimas e lácteos com baixos teores de lactose que já são facilmente encontrados em supermercados e loja de produtos naturais.

Por isso, se suspeitar que algum desses sintomas esteja presentes na vida do seu filho leve ao pediatra que se confirmando o diagnóstico encaminhará para um nutricionista para que seja feito o plano alimentar indicado para cada caso.

GABRIELA-MAIA-FOTO-1-2 Gabriela Maia
Nutricionista formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) // Especialista em Nutrição Clínica Funcional (CVPE/UNICSUL-SP) // Especialista em fitoterapia (Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais (IBPM/FIOCRUZ) // Professora de gastronomia funcional (CVPE)
www.gabrielamaianutricionista.com.br // Facebook: Gabriela Maia Nutricionista
contato@gabrielamaianutricionista.com.br

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!

    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/storage/4/41/c0/site1374371703/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 282
YouTube
Se inscreva!

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0