Cuidados Diários Educação Vídeo
24 fev 2015

Vídeo: Como lidar com o grito

Não gosto de gritar com as crianças, e também não tenho a menor paciência com as crianças que adoram gritar e ficam gritando o tempo todo. Aqui em casa eles gostam de gritar como qualquer criança mas falo claramente para eles que nada se consegue pelo grito e não admito que um grite com o outro.

Mas o assunto a ser abordado hoje é, o efeito que o grito do adulto causa na criança. É claro que cada criança recebe o mesmo grito de maneiras diferentes, mas o primeiro efeito que o grito do adulto causa na criança é o susto. Aqui em casa o Antonio Pedro costuma ficar mais imune quando damos um grito, mas a Luisa é extremamente sensível, também tem horror a gritos e quando muito eventualmente o Dani grita com ela, ela chora, fica muito magoada mesmo. Procuramos evitar ao máximo o grito, mas sou humana, sou mãe e também já gritei algumas vezes com as crianças. Todo mundo tem aquele dia sem paciência, de exaustão.

O grito não pode virar rotina na sua casa. É muito comum encontrarmos famílias em que absolutamente todos os comandos da casa funcionam no grito. Mas o grito é um grande susto e, no momento do grito a criança dificilmente está ouvindo o conteúdo desse grito. É muito importante que o adulto tenha a disciplina de não gritar, porque o que acontece normalmente nessas famílias é que as crianças passam a atender somente quando o grito vem.

As situações acabam não sendo aprendidas então você passa a gritar todos os dias pelo mesmo motivo. O grito é pouco eficiente. Fique atento com a maneira que você se comunica com o seu filho. A comunicação entre pais e filhos é de extrema importância, faça uma comunicação olho no olho e você vai ver como o dia a dia vai ficar muito mais simples. Também gosto muito da comunicação com ação, você pede para o seu filho ir escovar os dentes e você automaticamente vai dando a mão, conduzindo ele ao banheiro, ou ajuda a criança a levantar do sofá. A comunicação com ação é muito rica e normalmente não dá espaço para as famosas birras.

Novas pesquisas têm mostrado inclusive que o grito é ineficiente e perigoso para a saúde mental das crianças. Pesquisadores apontam que esses efeitos nos adolescentes são, na maioria das vezes, bastante similares àqueles causados por pais que batem nos filhos.

Estabeleça uma comunicação clara e de respeito com o seu filho, assim os dois só tem a ganha. Cuide do seu auto controle e tudo ficará muito melhor.

Ah, não deixem de assistir ao vídeo.

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
8 Comentários
  1. KARLA FREITAS
    24/02/15 - 10h19

    Adorei este vídeo principalmente a idéia dos combinados, porque tem dias que estamos esgotados e sem paciência, parabéns!!!!!

    • 25/02/15 - 21h27

      Karla, que bom que você gostou.
      Aqui em casa fazemos muitos combinados, risos! Estou a disposição e se tiver mais sugestões para os vídeos vou adorar!
      Muito obrigada! Beijos, Gabi

  2. 25/02/15 - 17h01

    Muito interessante. Eu odeio gritinhos de crianças. Agora mesmo estava no mercado e tinha uma menina correndo com o carrinho e gritando e eu me perguntando ‘onde está o responsável por esta monstrinha?’ rsrsrs nunca tinha parado pra pensar nos gritos que também damos com eles…

    • 25/02/15 - 21h19

      Aline,

      Tudo bem? Que bom que você gostou, fico muito feliz!
      Precisamos mesmo tomar cuidado com nossos exemplos. Se tiver sugestão de próximo vídeo, me mande, é super bem vindo.

      Beijos, Gabi

  3. Maria Fraga
    01/03/15 - 19h44

    Super interessante esse vídeo sobre o
    Grito. Hoje em dia uma palmadinha foi substituída por muitos gritos.
    As sugestões, principalmente a última, nota 10. Temas como esse e a Birra ajudam muito com o lidar do dia a dia. Adorei!

    • 02/03/15 - 06h43

      Oi Maria, que bom ter você aqui de novo. Super amiga do blog.
      Fico muito feliz que tenha gostado. Estou a disposição.
      Beijos e boa semana
      Gabi

  4. Elizabeth
    09/09/16 - 16h36

    Maravilhos

Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Novidades Nestlé!! A nestlé tem duas novidades perfeitas para deixar seu café da manhã ainda mais gostoso: as granolas Crocantes Nescau e Cheerios!!!!
Amei meu presskit! Muito obrigada
#nestlebrasil #nestle #granolacrocantenescau #granolacrocantecheerios
  • Bom dia
  • Boa noite
  • A Baby Gym é a 1a Academia para Bebês.
Na 'academia' as atividades acontecem em forma de brincadeiras para possibilitar o melhor desenvolvimento motor, sensorial, emocional e social do bebê e da criança. As atividades são feitas com a participação de um acompanhante (mãe, pai, baba, vó...) para que os mesmos além de participarem desse desenvolvimento, darem continuidade ao estímulo em casa. @meubabygym.niteroi
YouTube
Se inscreva!