Desenvolvimento Educação
09 jan 2017

Sete dicas para ajudar as crianças a obedecerem

Sete dicas para ajudar as crianças a obedecerem

Você já disse mil vezes que a tomada é perigosa, já brigou com o seu filho e já o impediu, por diversas vezes, de colocar o dedo na entrada de energia. Todo o esforço parece não surtir efeito algum, pois a criança ri, ou fica séria ou chora, mas volta a repetir o mesmo comportamento perigoso.

São raras as famílias que não passam por um problema semelhante. Perto dos dois anos de idade, quando as crianças estão mais agitadas, é comum que mostrem interesse por algumas coisas especificas, façam bagunça e criem pequenas obsessões por objetos perigosos dentro de casa.

Neste período, a comunicação com os pequenos tende a se tornar mais complicada e os pais, muitas vezes, se sentem culpados por não conseguir fazer com o filho obedeça. “Onde será que eu estou errando?”, é a primeira dúvida que surge na busca de explicações para o fracasso.

Primeiramente, pare de se culpar e comece a analisar como a criança se comporta diante das suas reações. O que acontece quando você grita? O que ele faz quando você fala em um tom de voz sério? Qual é o efeito de ignorar a bagunça que ele está fazendo?

É importante analisar tudo o que você tem feito, o que dá certo e o que dá errado na hora de travar um diálogo importante com a criança.

A experiência de fato ajuda a encontrar maneiras de lidar com a situação e obter resultados melhores nas tentativas de fazer com que as crianças entendam algo importante. Contar com algumas dicas com base na psicologia e principalmente na programação neuro-linguística (PNL), pode ajudar a reduzir os estresses na criação dos filhos. Confira abaixo:

1. Mantenha o controle: nunca grite com a criança ou mostre irritação, raiva e desespero. O pequeno não vai deixar de fazer algo por medo e a atitude pode se repetir apenas para chamar a sua atenção, mesmo que seja negativa.

2. Tenha paciência: respire fundo e evite grandes irritações. Se for uma bagunça pequena, experimente ignorar. Às vezes a criança simplesmente desiste de fazer algo por ter perdido a graça.

3. De igual para igual: na hora do diálogo, desça na altura da criança e mostre seriedade. O pequeno precisa decodificar as emoções e saber quando a conversa é séria.

4. Regras claras: faça um pequeno sistema de recompensas e castigos. A criança pode ganhar alguns pontos por bom comportamento e ter que olhar para a parede por alguns minutos como castigo, por exemplo. Se o pequeno compreender a regra com clareza, pode se interessar em obedecer

5. Saiba explicar: não adianta apenas dizer não. Explique ao pequeno qual é o real risco ou problema da atitude dele e como isto pode trazer prejuízos para ele mesmo. Não se esqueça de usar uma linguagem de fácil entendimento para a criança.

6. Seja um exemplo: se você quer que o pequeno guarde os brinquedos, por que não começar a fazer o mesmo ou convidar ele para fazer juntos? Seja um exemplo, mostre na pele como você gostaria que ele se comportasse.

7. Olhe nos olhos: intensifique a sua comunicação com a criança. Olhe nos olhos enquanto fala, dê total atenção e faça o pequeno participar da conversa. Faça perguntas, tente ouvir o que ele pensa e o que tem a dizer.

By: Ana Paula Bretschneider

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Bom dia!!!
  • Boa noite
  • Mais uniformes chegando na @tudo_para_boneca !!!! #americangirdoll #americangirl #dollfurniture #agdoll #agbrasil #agclothes #babyalive #kidsclothes #cute #love #tudoparaboneca #ourgenerationdoll #ourgeneration #closet #clothesdoll #furnituredolls #roupasparabonecas #dollstyle #dollstagram #americangirlsideas #roupadeboneca #adorobonecas #dicaspaisefilhos #vestidoboneca #tudoparaboneca
  • Bom dia. Acabei de receber de uma miga e achei legal compartilhar. Lindo 🕊

#post #dicaspaisefilhos #família #mensagem #postdodia #escola #educação #family #education #kids #psicopedagogia #criancas #blogdematernidade #maternidade #desenvolvimento #tudoparaboneca #maeefilho #irmaos #pais #paternidade
YouTube
Se inscreva!