Educação
09 maio 2017

Relação Família e Escola

Relação Família e Escola

No último sábado tive uma experiência muito bacana e quero compartilhar com vocês aqui do blog. Como muitos já sabem mudei de área profissional e estou cada dia mais feliz com a minha nova escolha. Realmente a mudança não foi fácil mas o mais importante é que estou feliz.

Quero contar para vocês que fiz uma apresentação numa reunião de uma escola aqui do Rio e foi muito bacana poder falar para mais de 100 pais sobre a importância da Relação Família e Escola. Aprendi demais com aqueles pais e me deparei com situações novas vividas numa escola pública no Rio de Janeiro. Sai de lá com o coração cheio de gratidão e muito emocionada com a apresentação do Coral da escola.

O Objetivo da “palestra” foi falar do papel importante que a família desempenha na vida do filho e como estabelecer uma relação boa com a escola. A família desempenha um papel fundamental na formação das nossas crianças, é considerada uma instituição responsável por promover a educação dos filhos e influenciar o comportamento dos mesmos no meio social.

Dela depende em grande parte a personalidade do adulto que esse criança deverá ser {Cuidado com os exemplos}. Antes da criança chegar a vida escolar o ambiente que ela frequentava era a casa (relações familiares). A escola é o primeiro grande local de convivência da grande maioria das crianças.

Na escola a criança se depara com novas relações entre adultos e crianças. Além disso encontra algumas regras que precisam ser seguidas. A escola é o local do desenvolvimento do saber. Escola e Família devem se aliar no objetivo de formar um indivíduo capaz.

Ao longo dos anos vem se ampliando a conversa sobre a importância de uma maior participação das família no contexto escolar. E uma das primeiras perguntas que surge é como levar a família a participar da vida escolar do seu filho?

Um dos primeiros pilares para essa relação ser bacana é a família respeitar a escola e realmente dar a valor ao aprendizado. Muitas famílias não consideram que seja tão relevante para a criança estudar e assim as crianças acabam chegando na escola não dando valor a escola, professores e ao ato de aprender.

A relação da família com a escola deve ser uma relação de confiança e parceria. Essa relação vem dividir responsabilidades e ao mesmo tempo somar forças.

As famílias precisam comparecer as reuniões da escola e procurar a escola em caso de necessidade. Além disso precisam respeitar as regras. As crianças precisam frequentar a escola, não chegar atrasadas, fazer as tarefas propostas, chegar na escola em condições favoráveis ao aprendizado.

O que a família deve e pode fazer com o seu filho em casa para favorecer o aprendizado?
– Observar as tarefas de casa
– Conversar sobre a escola com a criança, o que está aprendendo? Como estão as amizades?
– Ajudar a organizar o material e aos poucos ir dando autonomia para que a criança cuide de seu próprio material.
– Ter um local apropriado para a realização das tarefas. O dever deve ser feito numa mesa. Escuto cada vez mais relatos de crianças que fazem dever no sofá, na cama, no chão, assistindo televisão, almoçando e etc. Muitas dessas crianças chegam em sala com dificuldade de se manterem sentadas.

A grande maioria dos pais não tem como acompanhar tudo de perto por conta da vida corrida, mas é importante ter um momento com o seu filho nem que seja uma vez por semana para observar essas questões.

Além de todas as questões levantadas acima, nós famílias também devemos escutar as questões trazidas pela escola com mais atenção. Muitas vezes somos chamados na escola e não damos muita atenção as questões destacadas pela escola, mas a escola tem um olhar muito bom das crianças que estão ali com eles todos os dias e um olhar de um lugar muito diferente de nós pais.

Acabei a palestra levantando três questões que gostaria que vocês também pensassem sobre se for possível:

1. Como você acha que pode contribuir para um maior diálogo família escola?

2. No dia a dia do seu filho na escola o que você considera mais importante?

3. Se você fosse falar agora uma coisa que mudaria de imediato com seu filho em relação a escola o que seria?

E ainda separei um vídeo que fala sobre essas questões que foram trabalhadas:

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Muito amor numa foto só! 💖💖
  • Como não compartilhar....
YouTube
Se inscreva!