Educação
28 ago 2017

Quatro brincadeiras para ajudar no desenvolvimento linguístico das crianças

Quatro brincadeiras para ajudar no desenvolvimento linguístico das crianças

Pixabay

O processo de desenvolvimento linguístico das crianças ocorre de forma gradual, ano a ano, com o aprendizado de novas formas de pronúncia, tentativas de comunicação com os pais e absorção de vocabulário.

De acordo com fonoaudiólogos e especialistas em linguagem infantil, até os cinco anos, os pequenos devem estar com um bom desenvolvimento de pronúncia, se mostrando capazes de formar frases sem grandes dificuldades.

No entanto, é preciso lembrar que cada criança tem um ritmo de desenvolvimento e, por isto, alguns são mais rápidos ou mais lentos que os outros. Além da escola, os pais também possuem um papel importante neste processo e podem colaborar muito com o avanço dos filhos.

Veja abaixo algumas brincadeiras que ajudam a ampliar o vocabulário, reduzir as dificuldades de expressão das crianças e melhorar as habilidades linguísticas. Porém, não deixe de verificar com um profissional se há alguma problema caso a criança mostre um atraso incomum para a idade.

1. Leitura e histórias
O contato desde cedo com a literatura é muito benéfico para as crianças. Ler histórias infantis, apresentar livros com letras grandes e ilustrações ajuda também a aguçar o interesse do pequeno em aprender a ler e descobrir mais sobre o mundo da literatura.

Além de contar com os livros, invente histórias para a criança, conte histórias com desenhos ou reúna alguns objetos ao redor para formar uma pequena história com eles, incentivando a criança a fazer o mesmo.

2. Desenhos e associações
Jogos simples, cartas grandes e com desenhos de animais, lugares e objetos, por exemplo, podem ajudar muito no desenvolvimento das habilidades linguísticas.

Mesmo quando a criança ainda não consegue se expressar, tente mostrar cartas, repetir os nomes e fazer o pequeno apontar para o cartão certo ao dizer o nome ou fazer uma descrição do objeto. O nível de dificuldade da brincadeira deve estar de acordo com a idade da criança.

3. Poesia e rimas
O mundo das rimas e poesias são excelentes formas de trabalhar a linguagem, além da música. Cantarolar com rimas, desafiar o pequeno a fazer o mesmo e apresentar vocábulos compatíveis para a criança é uma maneira de avançar no processo de absorção de novos conhecimentos.

4. Vocabulário
Quando a criança ainda é um bebê, é muito importante que os pais se esforcem para que o pequeno interaja com objetos e possa absorver o máximo de vocabulários. Aponte para os objetos e repita o nome, você poderá se surpreender com a rapidez que a criança consegue memorizar novas informações.

Para os pais interessados em desenvolver habilidades em idiomas estrangeiros, vale todo o tipo de brincadeira. Se você é fluente em outro idioma, converse com a criança neste idioma, mostre desenhos animados em língua estrangeira, apresente vocabulários e repita com frequência nomes de objetos.

Rotina
Para que o desenvolvimento da linguagem seja conduzido de forma próspera, é importante que as brincadeiras estejam inseridas na rotina da criança. Se for difícil trabalhar a linguagem de forma natural, escolha uma hora do dia ou alguns momentos fixos durante a semana para por as brincadeiras em prática.

By: Ana Paula Bretschneider

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Sem palavras! Amor maior do mundo!
  • Blocos de montar POKEMON!! Que máximo. Adoramos o #presskit da Mattel!! Mega blocks Pokemon da Mattel!! #post #dicaspaisefilhos #família #mensagem #postdodia #escola #educação #family #education #kids #psicopedagogia #criancas #blogdematernidade #maternidade #desenvolvimento #tudoparaboneca #maeefilho #irmaos #pais #paternidade #mattel #pokemon
  • Bem assim. Já vivi isso.
YouTube
Se inscreva!