Educação
16 dez 2016

Ensinando a criança a preservar o meio ambiente

Ensinando a criança a preservar o meio ambiente

Pixabay

Cada vez mais preservar o ambiente em que vivemos tem se tornando uma tarefa cotidiana na vida das pessoas. Aos poucos vamos mudando a nossa rotina e nos adaptando para que nosso estilo de vida cause cada vez menos impacto para a natureza. Além de tomar os devidos cuidados, ainda temos a missão de orientar e educar aqueles mais jovens que nós – passar esses valores aos nossos filhos é uma obrigação, porém não é uma tarefa fácil.

Entretanto, pequenas atitudes podem fazer toda a diferença. Por exemplo, ensinar o seu filho que o chiclete deve ser jogado no lixo e não no chão já é um primeiro (grande!) passo. Com o tempo, ele vai entender que o lugar de lixo é na lata de lixo, e que além de preservar o meio ambiente e manter as ruas mais limpas, vai evitar que você tenha que descobrir como tirar chiclete da roupa ou que ficar recolhendo papéis de embrulho de doces jogados pela casa.

A importância de começar a conscientização desde jovem
Formar um jovem com consciência ecológica e ambiental faz parte de um processo um pouco lento e que tem que ser iniciado desde cedo. O incentivo deve vir quando seu filho ainda é uma criança, todo e qualquer contato com a natureza nessa fase será fundamental para um futuro mais consciente. Além da experiência prática, o conhecimento teórico também é muito importante. Ensinar e estimular a criança só despertará cada vez mais a curiosidade dela com a natureza.

Reciclando desde cedo
Ensinar uma criança sobre os processos de reciclagem e os seus benefícios faz parte da conscientização dos pequenos, pois isso está intrinsecamente ligado à preservação do meio ambiente. Os produtos que antes ficavam décadas jogados na natureza, ocupando espaço e poluindo a água e o solo, hoje são reaproveitados e voltam para o mercado. Isso ainda permite uma grande economia da energia que seria gasta no processo de criação de materiais do zero.

Um jeito muito divertido de educar as crianças sobre os processos de reciclagem é reaproveitando certos materiais que seriam jogados ou descartados e criar novos brinquedos e acessórios para a sua casa. Por exemplo, fazer bichinhos e bonecas com retalhos de pano. Também podem fazer juntos cestos e latas coloridas para cada tipo de material: papel, plástico, vidro e metal. Outra ideia legal é simular cestas de basquete e marcar pontos a cada item que passar por elas.

Ensinando a criança a preservar o meio ambiente

Pixabay

Evitando o desperdício
Educar uma criança sobre como preservar também inclui ensinar a não desperdiçar comida, pois a maior parte da nossa alimentação diária vem da natureza, e cada vez que jogamos comida fora estamos desperdiçando mais um pouco dos recursos naturais que a nós foram concedidos. Então se você pretende ensinar ao seu filho como cuidar melhor do meio ambiente, deverá prezar a valorização dos alimentos e falar de onde eles vêm.

Também pode reaproveitar os restos de comida e fazer compostagem, separando as sobras, principalmente de vegetais e cascas de frutas, e utilize-as como fertilizantes para seu jardim. Considere criar uma hortinha com seus filhos – algo muito saudável e que auxilia no desenvolvimento da criança e de seu sistema imunológico. Assim terão alimentos mais naturais e sem agrotóxicos, e poderão reutilizar os próprios restos de comida como matéria orgânica para adubar suas hortaliças.

Ensinar uma criança como preservar o meio ambiente pode ser desafiador, porém é extremamente importante para construirmos um futuro melhor para todos e criarmos adultos conscientes e preocupados com a natureza!

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • #Repost @acirandacirandinha with @make_repost
・・・
Já conhece a campanha #apoieolocal ? A ideia é compartilharmos e apoiarmos negócios locais que estejam na luta aí para se reinventar e poder reabrir quando tudo se acalmar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
〰A você que conhece uma de nossas lojas ou que já comprou conosco online 🎁 nesse ultimo mês pedimos que nos AJUDE a enfrentar esse desafio 🤜🤛. Basta compartilhar esse post nos stories ou pelo direct com amigos e mencionar aqui no comentário 1, 2, 10, 35 ou 57 amigas e amigos que irão curtir conhecer a nossa Ciranda ! 😊
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Contamos com vocês!!!💗
#juntossomosmaisfortes⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
1. 𝗔𝘁𝗲𝗻𝗱𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗣𝗲𝗿𝘀𝗼𝗻𝗮𝗹𝗶𝘇𝗮𝗱𝗼 𝗢𝗻𝗹𝗶𝗻𝗲 como uma consultoria para te ajudar a escolher o produto direitinho, para você ou um presente.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
2. 𝗠𝗮𝗶𝘀 𝗱𝗲 𝟮𝟱 𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲𝗲𝗻𝗱𝗲𝗱𝗼𝗿𝗲𝘀 e famílias envolvidos nesse projeto colaborativo. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
3. Oferecemos um 𝗺𝗶𝘅 𝗱𝗲 𝗽𝗿𝗼𝗱𝘂𝘁𝗼𝘀 incrível: moda para bebês, meninas e meninos, decoração, brinquedos, acessórios, fantasias, enxoval, roupas de boneca... O que ajuda a resolver muita coisa em um só lugar!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
4. 𝗗𝗲𝗹𝗶𝘃𝗲𝗿𝘆 𝗱𝗲 𝗽𝗿𝗲𝘀𝗲𝗻𝘁𝗲𝘀 para os aniversariantes que tiveram suas festas adiadas ou os bebês que nasceram ou 'simplesmente' um carinho em um afilhado, uma netinha...
⠀
5. 𝗟𝗶𝘀𝘁𝗮 𝗱𝗲 𝗽𝗿𝗲𝘀𝗲𝗻𝘁𝗲𝘀 de aniversário, chá de bebês... Basta fazer sua lista, tratamos tudo direto com o convidado que se interessar e levamos até vocês os presentes!
⠀
6. E olha que delícia: 𝘀𝗮𝗯𝗲𝗺𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗼𝗻𝗱𝗲 𝘃𝗲𝗺 cada produto! Recebemos das mãos daqueles que criam, projetam, produzem!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
7. O 𝘀𝗲𝗴𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗶𝗻𝗳𝗮𝗻𝘁𝗼 𝗷𝘂𝘃𝗲𝗻𝗶𝗹 é o nosso forte. Mas tem produtos que agradam até os adultos, por que não? ;)
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀
ꜱᴇ ᴄᴜɪᴅᴇᴍ... ᴄᴜɪᴅᴇᴍ ᴅᴏꜱ ꜱᴇᴜꜱ... ᴄᴜɪᴅᴇᴍ ᴅᴇ ᴛᴏᴅᴏꜱ! 💚⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀
»»——- Cirandinha Online ——-««
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Atendimento via whatsapp são : ⠀
📱(21) 97272-5344
📱(21) 99246-4887
⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
  • #fiqueemcasa
  • Linda demais essa parceria da @tudo_para_boneca e da @elasqueremlasfadas roupa menina e boneca!
Você encontra na @monkinoaoficial e @cirandinha_ciranda 
#post #dicaspaisefilhos #família #mensagem #postdodia #escola #educação #family #education #kids #psicopedagogia #criancas #blogdematernidade #maternidade #desenvolvimento #tudoparaboneca #maeefilho #irmaos #pais #paternidade
YouTube
Se inscreva!