Educação
17 out 2016

Dez dicas para desenvolver o hábito de leitura nas crianças

Hábito de Ler

Se você deseja fazer uma grande contribuição com a formação pessoal e intelectual do seu filho, não pense duas vezes antes de tomar decisões que irão incentivar o hábito da leitura. O mundo dos livros é amplo e fornece conhecimento, maior vocabulário, aumento da criatividade e inúmeros outros benefícios que as crianças poderão usufruir durante toda a vida.

Na infância, a leitura é fundamental para dar às crianças a oportunidade de adquirir fluência verbal, de intensificar as estruturas do pensamento e de melhorar habilidades como comunicação social e interpretação de texto. Além disso, é através dos livros que os pequenos descobrem novos mundos, ideias diversificadas e histórias que deixam a imaginação voar longe.

A tarefa de mergulhar as crianças na literatura é muito mais fácil quando os pais já possuem o habito de leitura em casa. Se este não for o seu caso, talvez esta seja a melhor oportunidade para investir um pouco de tempo nos livros, encontrar conteúdos interessantes e permitir que as os livros de papel ou digitais entrem na sua rotina. Veja abaixo algumas dicas para acostumar e incentivar a leitura nas crianças.

1. Contato com os livros
O melhor momento para inserir livros na vida do seu filho é a partir do nascimento. Isto mesmo, você não precisa esperar a criança crescer, começar a falar, andar sozinha, ser alfabetizada ou qualquer outro evento. O ideal é que a criança se dê conta da presença dos livros assim que passar a ter consciência da própria existência.

Aposte nos livros coloridos e interativos nos primeiros anos de vida. Leia histórias para as crianças e permita que o pequeno interaja com o livro, veja as imagens e se interesse tanto quanto gosta dos brinquedos.

2. Livros por faixa etária
É muito importante seguir a faixa etária dos livros para obter uma interação ideal da criança com a leitura. Nos primeiros anos de vida, o ideal é investir em livros mais coloridos e dinâmicos e com pouco texto. Conforme a criança for crescendo, aposte em mais texto e menos imagens.

3. Interesse por gêneros
Na medida em que o seu filho for descobrindo novos livros, ele provavelmente irá demonstrar interesse em algum tipo de gênero, como romance, ação ou aventura.

Esteja atento as preferências da criança e invista em livros que podem chamar atenção. Porém, não se esqueça de também apresentar novos estilos, para que o pequeno explore mais possibilidades dentro da literatura.

4. Interesse dos adultos
O interesse de pais, tios, avós e outros adultos contribuem muito para a formação do hábito de ler nas crianças. Se os pequenos crescem vendo os pais dedicarem tempo aos livros, é mais fácil para a criança entender que a presença de materiais de leitura é natural e fundamental. Se não for o seu caso, considere a hipótese de começar a explorar mais a imensidade de opções que as livrarias oferecem.

5. Hábito de ler
Na prática, o hábito de ler é formado através de uma rotina, que costuma dar certo principalmente quando há disciplina. Tenha um horário em casa dedicado à leitura, como o momento antes de dormir ou depois do almoço, por exemplo. Se a criança ainda não souber ler, leia um pouco por dia e deixe que o pequeno se apaixone pelas histórias.

6. Troca e compra de livros
O incentivo a leitura não precisa ocorrer no ambiente familiar de forma individual. Converse com as mães de outras crianças, pergunte sobre a possibilidade de trocar livros entre os pequenos, fazer rodas de leitura e construir um espaço de maior interação entre grupos de crianças e os livros.

Sempre que for possível, leve o seu filho a uma livraria para visualizar os lançamentos, confira o espaço infantil que muitas livrarias possuem e veja quais os livros que atraem mais o interesse do seu filho.

7. Atividades e brincadeiras
Intensifique ainda mais os benefícios da leitura através de atividades e brincadeiras que envolvam os livros e as histórias. As crianças poderão montar pequenas peças de teatro com os personagens, responder perguntas sobre o livro lido, imaginar outros finais para as histórias ou até mesmo criar as próprias histórias.

O contato das crianças com os livros também fará com que os pequenos pensem sobre diversos assuntos e façam muitas perguntas, algumas difíceis de responder. Tenha paciência para responder e incentive as crianças a refletir sobre a mensagem dos livros. Isto com certeza trará uma grande contribuição para a educação.

8. Criação de histórias
É na infância que a imaginação e a criatividade estão a todo o vapor. Através da inspiração dos livros, é possível incentivar as crianças a criar as próprias histórias, principalmente após a alfabetização.

Desafie o seu filho a criar personagens e enredos e a fazer desenhos que mostrem o que ele tem em mente. Quando o seu filho crescer, o arquivo de desenhos e histórias criadas por ele se tornarão uma preciosa lembrança da infância.

9. Rotina programada
Para que a leitura entre com tudo na rotina, as crianças devem ficar cientes do momento certo para pegar os livros e embarcar nas histórias. Tenha uma rotina programa, diária ou semanal, para ler histórias, interpretar e fazer atividades relacionadas aos livros. Lembre-se que tudo precisa ser muito divertido para que o momento traga expectativas para a criança e se torne agradável.

10. Leitura e diversão

Por fim, é importante lembrar que a leitura e a diversão devem caminhar de mãos dadas ou todo o esforço pode ir por água abaixo. Se você obrigar o seu filho a ler, mesmo que não haja interesse da parte dele, ele provavelmente passará a odiar os livros e isso trará resultados contrários ao esperado.

Para garantir que o momento seja realmente divertido, fique atento a reação das crianças com os livros, se elas estão motivadas ou não. Se o seu filho fizer cara feia para o momento da leitura, saiba que está na hora de mudar o livro ou a dinâmica para construir um ambiente que atraia a atenção dele.

By: Ana Paula Bretschneider

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Bom domingo 💖💖
  • Feliz São João
Card: #humorinteligente
  • É difícil entender que essa luz está conosco e acessa. Mas é preciso. Sem fé não vamos a lugar nenhum....
YouTube
Se inscreva!