Criança e outro idioma

Postado por Gabriella em Diversos, Educação

images (1)
Hoje em dia nós estamos em contato constante com culturas diferentes e que vêm do mundo todo. Um desses aspectos “importados” é a linguagem, onde cada vez mais estamos ligados com línguas diferentes da nossa, como o inglês, espanhol e etc. As crianças também estão vinculadas a tudo isso, seja na escola ou no próprio dia a dia.

Mais cedo ou mais tarde as crianças deverão aprender a falar outra língua e, segundo especialistas, a melhor fase para se ensinar uma criança outro idioma é entre os 6 meses e os 4 anos, pois há uma “janela cerebral” nos pequenos. Porém ensinar muito rapidamente, ou então junto com a língua nativa, pode ser ruim para a criança compreender todos os significados das diferentes palavras entre os idiomas.

Um estudo canadense mostrou que as crianças bilíngues são mais ágeis e conseguem fazer mais tarefas ao mesmo tempo com mais facilidade do que as crianças que aprenderam somente um idioma, devido a estimulação dos pequenos. Mas isso não é ruim para as crianças que só sabem falar a língua nativa, uma vez que elas ficam mais familiarizadas com os significados e entendem melhor o sentido das palavras.

É lógico que todas essas características mudam de criança para criança, mas especialistas recomendam o ensino de outras línguas somente quando ela estiver entendendo e começando a dominar o idioma do seu pais.

Gabriella
26.04 2013
Comentários no Facebook
0 comentários
Deixe um comentário
* Não será divulgado