Bebês e Crianças Brincadeiras Cuidados Diários Desenvolvimento Diversão
16 out 2013

Dicas para ensinar seu filho a andar de bicicleta

bici_kids
Um dos aprendizados mais marcantes da infância de qualquer pessoa é o de como andar de bicicleta. A presença, a ajuda e a orientação dos pais é essencial para que a criança aprenda a pedalar equilibradamente sem ajuda nenhuma.

O primeiro passo para esse aprendizado é a compra de um capacete, cotoveleiras e joelheiras de proteção, já que essas são as partes do corpo mais afetas em quedas de bicicletas, que acabam sendo inevitáveis durante o aprendizado. Lembre-se que segurança é essencial e até mesmo um ciclista experiente está exposto a acidentes.

Para que o aprendizado seja satisfatório, é essencial que o equilíbrio e a capacidade de pedalar se desenvolvam. Esta última pode ser praticada por meios mais seguros como triciclos, velotróis e bicicletas com rodinhas. Com estes brinquedos, a criança é capaz de praticar o movimento circular da pedalagem, e também aprender sobre o ato de variar a velocidade através de pedalagens mais ou menos rápidas.

A manutenção do equilíbrio é um grande desafio e é onde a ajuda dos pais deve acontecer. A bicicleta da criança não deve ser muito grande e alta já que a mesma deve ser capaz de colocar os pés no chão caso ela sinta que vai cair.

A maneira tradicional de se ensinar as crianças a andar de bicicleta ainda é vista como uma das formas mais eficazes. Ela consiste em correr ao lado das crianças, dando-as suporte até que elas consigam manter seu equilíbrio totalmente sozinhas. Apesar de seu aspecto simples, há algumas dicas que devem ser observadas para que esse processo seja mais rápido e menos doloroso para pais e filhos.

É muito importante deixar que a criança segure e maneje o guidon, só assim ela aprenderá sobre a sensibilidade do mesmo e entederá o quanto é necessário virar para obter a direção necessária.

No que se refere ao equilíbrio em si, é importante que os pais segurem os filhos pelo ombro, para que eles não interfiram no contato deles com a bicicleta. Escolha uma superfície ampla e plana, para que não haja grandes atritos para o ciclista aprendiz. É importante compreender que algumas crianças conseguirão se equilibrar no fim de um dia de treinamento, enquanto outras precisarão de mais tempo de prática. Aos poucos, é importante que o apoio exercido no ombro da criança seja diminuído e que os pais possam avaliar o momento certo de permitir que suas crianças pedalem sem o suporte deles.

Mesmo quando as crianças já estão prontas para pedalar sozinhas, é importante que elas mantenham o uso das proteções, uma vez que o instinto explorador e a coragem delas aumentará com o tempo e portanto estarão expostas a possíveis quedas ou choques, que podem ser absorvidos caso o uso de proteção seja constante.

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
15 Comentários
  1. cleydson
    03/07/14 - 16h50

    Oi. Estou realizando o sonho da minha mãe de 65 anos de andar de bicicleta, e com suas dicas observei erros meus, e realmente minha mãe ainda não aprendeu o equilíbrio mas minha filha de 7 anos foi com uma hora de treino. Minha mãe tem muita dificuldade em pedalar e equilibrar. Já fui um ciclista profissional.

    • 03/07/14 - 18h32

      Cleydson,
      Obrigada por acompanhar o Dicas Pais e Filhos. Que legal você ensinar a sua mãe a ensinar de bicicleta. Parabéns!
      Volte sempre.
      Abraços, Gabriella

  2. anonimuss
    02/02/15 - 18h24

    Meu irmão tem muito medo e eu não sei oque fazer para ensiná-lo me ajudem por favor ;(

    • 02/02/15 - 19h27

      Olá, tudo bem? Quantos anos ele tem? Está tirando as rodinhas?
      Obrigada e aguardo resposta para poder ajudar.
      Abraços, Gabi

  3. Luciano
    21/08/15 - 20h19

    Olá minha filha tem 4 anos e já tentei uma vez ensina-lá andar sem rodinhas, ela não tem medo mas cai sempre para o lado. Vc acha que é cedo ainda com 4 aninhos?
    Obrigado.

    • 23/08/15 - 13h17

      Oi Luciano, boa tarde. Tudo bem?
      Cada criança tem seu tempo, mas eu acho cedo 4 anos. A minha filha está tirando com 7. Ela demorou um pouco, mas os amigos dela tiraram com 6.
      Acho que vale a pena esperar um pouco mais. Ela quer muito tirar agora?
      Beijos, Gabi

  4. mauricio
    11/10/15 - 13h05

    boa tarde, minha filha tem 11 anos e não consigo ensinar ela a andar de bike. Ela tem muito medo de cair. Me ajude.

    abraço

    • 19/10/15 - 09h41

      Maurício, bom dia! Tudo bem?
      Ela anda na bicicleta de rodinhas?
      Abraços Gabriella

  5. eliane
    23/11/15 - 00h25

    Oi,meu filho tem dois anos e meio,a dificuldade dele na bicicleta e pedalar não sei como ensinar,será que vai demorar para ele aprender.

    • 23/11/15 - 14h45

      Eliane, meu filho foi assim. No caso do Antonio Pedro ele tem preguiça até hoje.
      A receita nesse caso é praticar bastante, estimular ele a brincar de andar de bicicleta. Aqui em casa coloco os dois para andarem juntos que estimula.
      Beijos

  6. […] as férias, andar de bicicleta é, sem dúvida, uma das atividades favoritas das crianças. Além de estimular e desenvolver […]

  7. Anne
    08/01/16 - 08h26

    Minha filha de 2 anos e meio nao sabe pedalar tem preguiça nao sei como faço

    • 10/01/16 - 12h33

      Anne, aqui em casa passei o mesmo problema com o Pedro. tem que insistir mesmo.
      O Pepe tem preguiça até hoje para andar de bicicleta.
      Beijos, Gabi

  8. Rafael
    09/11/16 - 17h25

    Ola… há alguns dias minha filha de 4 anos e meio pediu para tirar as rodinhas, e foi muito fácil de conseguir equilibrar, ela aprendeu rápido, porém, alguns amiguinhos da mesma idade ainda não tem a mesma segurança. Devemos respeitar o tempo de cada criança.
    Obrigado pelas dicas.

    • 20/11/16 - 12h53

      Isso mesmo Rafael. Devemos respeitar o tempo de cada um e as diferenças.
      É muito bom encontrar pessoas assim…o mundo está muito acelerado.
      beijos e bom domingo
      Obrigada pela mensagem
      Gabriella

Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Linda demais essa parceria da @tudo_para_boneca e da @elasqueremlasfadas roupa menina e boneca!
Você encontra na @monkinoaoficial e @cirandinha_ciranda 
#post #dicaspaisefilhos #família #mensagem #postdodia #escola #educação #family #education #kids #psicopedagogia #criancas #blogdematernidade #maternidade #desenvolvimento #tudoparaboneca #maeefilho #irmaos #pais #paternidade
  • Boa reflexão
YouTube
Se inscreva!