Bebês e Crianças Saúde
01 jul 2014

Dia da Vacina BCG

shutterstock_318196541

No dia 1º de julho comemora-se o Dia da Vacina BCG. A vacina é uma substância usada para criar imunidade contra infecções em uma pessoa ou um animal. A BCG (Bacilo de Calmette e Guérin) é a única vacina contra a tuberculose. Criada em 1921 pelos cientistas franceses Camille Guérin e Albert Léon Chaves, a vacina é utilizada para imunizar crianças e adultos, sendo aplicada sob a forma de injeção intradérmica. A vacina BCG é produzida a partir de uma espécie de micro-organismos, conhecidos como cepas, do Mycobacterium bovis, e é indicada, principalmente, para crianças de 0 a 4 anos de idade e adultos que não foram imunizados.

Essa vacina é de extrema importância, previne a população contra as formas graves de tuberculose, e deve ser tomada nos primeiros dias de vida.

Ela deve ser aplicada por via intradérmica, portanto dentro da pele. Isso é importante porque a injeção, quando feita muito profunda, está associada a maior risco de reações adversas. Deve ser administrada no braço direito, na altura da inserção inferior do músculo deltoide.

A vacina é feita sob o esquema de dose única, normalmente aplicada no recém-nascido. Quando isso não é possível pode ser aplicada em qualquer idade após o primeiro mês de vida, e é indicado fazer isso o mais cedo possível.

Contraindicações

Essa vacina é contraindicada especificamente aos indivíduos com sorologia positiva para HIV que apresentam sintomas. Recomenda-se adiar a vacinação com BCG em recém-nascidos com peso inferior a 2.000 gramas e em presença de manifestações na pele.

Qualquer hipersensibilidade aos componentes de uma vacina a torna contraindicada, além da reação anafilática após tomar uma das doses.

Quando a vacina for com bactéria atenuada ou vírus vivo se tornam contraindicações as seguintes condições: imunodeficiência congênita ou adquirida, uma neoplasia maligna e tratamento com corticoides a mais de 2 mg por quilo ao dia para crianças e 20 mg por quilo ao dia para adultos.

Para mais informações sobre vacinação acesse o site do Ministério da Saúde. Clique Aqui

Fontes: Brasil escola // Portoweb // idMed

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Boa reflexão
YouTube
Se inscreva!