Desenvolvimento
20 jan 2017

Sete dicas de ouro para estimular a fala nas crianças

Ouvir as primeiras palavras de um bebê é sem dúvida um dos momentos mais emocionantes para a mãe, o pai e toda a família. Principalmente quando a criança começa a balbuciar palavras como “mamãe” e “papai”, a emoção toma conta da família e aumenta ainda mais a ansiedade de ver a criança se comunicando.

Para as famílias ansiosas pelo desenvolvimento linguístico do filho, a boa notícia é que é possível acelerar este processo com pequenas atitudes dentro de casa, contribuindo com a maior compreensão da criança com relação ao mundo e com o aumento do vocabulário.

Primeiramente, é importante levar em consideração que, no geral, as crianças começam a falar com um ano, mas o processo pode variar em tempo de acordo com o bebê. Se a criança já tem alguns anos e não fala quase nada enquanto que outras da mesma idade já estão mais avançadas, é fundamental levar o pequeno para a realização de alguns exames.

Distúrbios de fala e comunicação, atraso mental e síndromes como o autismo são problemas que acarretam na dificuldade de expressão e sociabilidade das crianças. Quanto mais cedo a problema for identificado, mais benefícios a criança poderá experimentar através de tratamentos e terapias específicas.

Se este não for o caso do seu filho, basta algumas mudanças simples na rotina para incentivar o pequeno a soltar a voz, memorizar palavras e iniciar uma comunicação efetiva dentro de casa. Veja abaixo como estimular a fala do seu filho e colher bons resultados no desenvolvimento do pequeno.

1. Atenção e paciência
A pressa é inimiga da perfeição também quando o assunto está relacionado ao desenvolvimento das crianças. Tenha paciência para falar devagar, colocar em palavra as ações do momento e mostrar emoções com clareza, para que a criança aprenda a identificar tons de voz relacionados a alegria ou tristeza.

Solte o verbo quando estiver fazendo alguma atividade próxima ao pequeno. Você pode dizer ao seu filho que está ligando a TV, colocando o celular para carregar ou esquentando a comida na geladeira. Quanto mais ações forem verbalizadas, mais fácil será para a criança absorver o idioma.

2. Converse com o seu filho
Esta técnica é infalível e é a estratégia mais conhecida entre muitas famílias. Pais e mães conversam com seus filhos de forma natural, muitas vezes sem imaginar o benefício que a conversa traz para o desenvolvimento da fala da criança.

Explore mais essa ferramenta para ajudar a criança a desenvolver não só a fala, mas também algumas habilidades sociais. Incentive amigos e familiares a conversar também com o bebê, falando sempre de forma clara e objetiva.

3. Memorização de objetos
A criança precisa de vocabulário para que seja capaz de criar frases com mais facilidade. Não hesite em apontar para os objetos e dizer o nome de cada um deles.

Você pode ir ainda mais longe e criar pequenos jogos de memória com palavras comuns, pedindo para que a criança escolha entre imagens o significado do objeto que está sendo dito.

4. Histórias, contos e poesias
Permita que um pouco de arte e literatura também contribua com o desenvolvimento intelectual do seu filho. Contar histórias, contos e poesias são ações que podem ajudar a melhorar a fala da criança e a desenvolver também uma maior sensibilidade com as palavras e os significados que carregam.

Procure material voltado para a faixa etária do seu filho e conte com a ajuda das fábulas para também educar a criança. O contato literário desde a primeira infância é fundamental para que o pequeno adquira boas habilidades de comunicação, interpretação e interação social.

5. Presença dos livros
Os livros têm muito a contribuir com a tarefa de facilitar a comunicação infantil. Não espere a criança se alfabetizar para incluir livros na rotina. O recomendável é ler histórias para os pequenos desde os primeiros anos de vida, de tal forma que a criança possa se acostumar com um ambiente rodeado por livros.

A presença das letras também poderá criar uma ansiedade na criança para aprender a ler e a escrever, o que certamente servirá como uma boa motivação durante o período de alfabetização.

6. Canções e diversão
Se você gosta de cantar, não se preocupe em desafinar a voz na frente do seu filho. A criança certamente aprenderá a interagir de forma mais simples com o idioma através da música. O contato musical pode ainda ajudar a melhorar a pronúncia infantil e a compreensão sobre frases e vocábulos.

Se cantar não é a sua praia, não se preocupe. Utilizar músicas infantis garante o mesmo efeito e, se você tem um parente mais animado que está sempre cantarolando por aí, conte com a ajuda dele para dar uma injeção de música e alegria na sua casa.

7. Ensine brincando
As brincadeiras são as maneiras mais eficientes e agradáveis de fazer uma criança aprender alguma coisa. Jogos de palavras, jogos infantis e brincadeiras simples em família trarão bons resultados intelectuais para a criança enquanto divertem todos ao redor.

Atenção
É muito importante ter cuidado para que a tarefa de acelerar o desenvolvimento do bebê não se torne algo chato para a criança ou difícil e estressante aos pais. Tudo que você deve fazer é criar uma rotina que inclua jogos e palavras, além de modificar os hábitos relacionados à comunicação dentro de casa.

Além disso, você não precisa se preocupar em fazer algo todos os dias. Basta relaxar e conversar mais com a criança, além de efetuar algumas narrações para que o desenvolvimento ocorra de forma natural.

Se os resultados estiverem lentos, não se preocupe: se não for por motivos de doença, apenas respeite o desenvolvimento do seu filho e faça a sua parte para que a criança encontre poucas dificuldades.

Pouco a pouco, você irá perceber uma melhora na capacidade de comunicação da criança e os pequenos resultados trarão grandes felicidades em família. Aprenda a saborear cada conquista e a manter a motivação lá em cima para que o pequeno supere todas as dificuldades linguísticas.

By: Ana Paula Bretschneider

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
1 Comentário
  1. […] Fonte: Dicas Pais e Filhos […]

Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Bom dia 💖💖💖🙏🏻🙏🏻
  • Boa semana
YouTube
Se inscreva!