Desenvolvimento
30 ago 2017

Hora de iniciar o desfralde noturno? Veja como facilitar este processo

Hora de iniciar o desfralde noturno? Veja como facilitar este processo

Dar adeus às fraldas é um grande momento dentro de casa. Este processo geralmente inicia quando a criança tem entre 3 e 4 anos e marca uma nova fase na rotina dentro de casa.

O desfralde noturno pode ser um verdadeiro desafio, tanto para os pais quanto para a criança. Muitos pediatras recomendam que o processo seja conduzido após o desfralde diurno, pois a criança já estará mais acostumada com a ideia de largar as fraldas.

A época do ano mais recomendada é o verão, devido ao aumento da transpiração e a redução do volume de urina. Além disso, fica mais fácil limpar a sujeira quando houver “acidentes” nos dias quentes. De qualquer forma, mais importante do que a época e a maneira que o processo será conduzido é ter certeza de que a criança realmente está preparada.

Para que este momento não seja tão dramático, confira algumas dicas que podem facilitar. Porém, lembre-se de que o processo costuma ser único com cada criança e é preciso observar o pequeno individualmente para tomar as atitudes mais corretas.

1. Está mesmo na hora?
O processo de abandono das fraldas costuma ocorrer a partir de 3 anos de idade, mas isto não é nenhuma regra. Algumas crianças tiram de letra, outras possuem mais dificuldades e precisam de um pouco mais de tempo.

Antes de iniciar o processo, certifique-se de que não é cedo demais. Alguns sinais, como a criança acordar seca, por exemplo, indicam que o pequeno já tem um maior controle do xixi. Se o desfralde diurno ocorreu sem problemas, será mais fácil conduzir o noturno.

2. Consciência infantil
Ter controle do xixi não é suficiente para que tudo dê certo sem problemas. As crianças estão acostumadas com a fralda e para elas é uma grande mudança. É preciso que os pais conversem com o pequeno e ajudem a aumentar a consciência da criança com relação a largar as fraldas.

Se a criança mostrar resistência, mesmo já estando fisicamente preparada, é melhor esperar um pouco mais até que o pequeno esteja também psicologicamente preparado para a mudança. Tentar forçar a barra pode dificultar as coisas e causar bastante estresse e preocupação.

3. Redução de danos
Além de preparar a criança, esteja preparada também para o desfralde. É quase impossível que o processo ocorra sem acidentes e provavelmente você irá ver a cama molhada durante várias noites, até que a criança se acostume com a ideia.

A necessidade constante de limpeza pode ser um problema, mas não se preocupe: há soluções fáceis para isto. Coloque um tapetinho higiênico para cães na cama do pequeno, assim o xixi será absorvido e a bagunça na manhã seguinte também não será tão trágica.

4. Paciência e muita calma
Não deixe que os contratempos abale o processo. Mostre-se confiante em frente ao seu filho e apoie o desfralde de maneira positiva. Quando a criança falar que quer ir ao banheiro, comemore o aviso prévio e estimule mais ações.

Leve o pequeno antes de dormir ao banheiro, reduza os líquidos noturnos e mantenha o incentivo com animação. Não condene a criança pelos erros e procure não voltar atrás uma vez que o processo já tenha sido iniciado. Em caso de grande dificuldade, consulte um especialista.

By: Ana Paula Bretschneider

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
3 Comentários
  1. 31/08/17 - 14h52

    Meu filho está com 5 anos e está na fase de tirar as fraldas, as vezes ele ainda faz xixi na cama.

  2. 27/09/17 - 15h36

    Que demais, vou tentar fazer isso com meu filho, pois já está com 4 aninhos e já está na hora de parar de usar fralda pra dormir.

Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • #Repost @acirandacirandinha with @make_repost
・・・
Já conhece a campanha #apoieolocal ? A ideia é compartilharmos e apoiarmos negócios locais que estejam na luta aí para se reinventar e poder reabrir quando tudo se acalmar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
〰A você que conhece uma de nossas lojas ou que já comprou conosco online 🎁 nesse ultimo mês pedimos que nos AJUDE a enfrentar esse desafio 🤜🤛. Basta compartilhar esse post nos stories ou pelo direct com amigos e mencionar aqui no comentário 1, 2, 10, 35 ou 57 amigas e amigos que irão curtir conhecer a nossa Ciranda ! 😊
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Contamos com vocês!!!💗
#juntossomosmaisfortes⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
1. 𝗔𝘁𝗲𝗻𝗱𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗣𝗲𝗿𝘀𝗼𝗻𝗮𝗹𝗶𝘇𝗮𝗱𝗼 𝗢𝗻𝗹𝗶𝗻𝗲 como uma consultoria para te ajudar a escolher o produto direitinho, para você ou um presente.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
2. 𝗠𝗮𝗶𝘀 𝗱𝗲 𝟮𝟱 𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲𝗲𝗻𝗱𝗲𝗱𝗼𝗿𝗲𝘀 e famílias envolvidos nesse projeto colaborativo. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
3. Oferecemos um 𝗺𝗶𝘅 𝗱𝗲 𝗽𝗿𝗼𝗱𝘂𝘁𝗼𝘀 incrível: moda para bebês, meninas e meninos, decoração, brinquedos, acessórios, fantasias, enxoval, roupas de boneca... O que ajuda a resolver muita coisa em um só lugar!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
4. 𝗗𝗲𝗹𝗶𝘃𝗲𝗿𝘆 𝗱𝗲 𝗽𝗿𝗲𝘀𝗲𝗻𝘁𝗲𝘀 para os aniversariantes que tiveram suas festas adiadas ou os bebês que nasceram ou 'simplesmente' um carinho em um afilhado, uma netinha...
⠀
5. 𝗟𝗶𝘀𝘁𝗮 𝗱𝗲 𝗽𝗿𝗲𝘀𝗲𝗻𝘁𝗲𝘀 de aniversário, chá de bebês... Basta fazer sua lista, tratamos tudo direto com o convidado que se interessar e levamos até vocês os presentes!
⠀
6. E olha que delícia: 𝘀𝗮𝗯𝗲𝗺𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗼𝗻𝗱𝗲 𝘃𝗲𝗺 cada produto! Recebemos das mãos daqueles que criam, projetam, produzem!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
7. O 𝘀𝗲𝗴𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗶𝗻𝗳𝗮𝗻𝘁𝗼 𝗷𝘂𝘃𝗲𝗻𝗶𝗹 é o nosso forte. Mas tem produtos que agradam até os adultos, por que não? ;)
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀
ꜱᴇ ᴄᴜɪᴅᴇᴍ... ᴄᴜɪᴅᴇᴍ ᴅᴏꜱ ꜱᴇᴜꜱ... ᴄᴜɪᴅᴇᴍ ᴅᴇ ᴛᴏᴅᴏꜱ! 💚⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀
»»——- Cirandinha Online ——-««
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Atendimento via whatsapp são : ⠀
📱(21) 97272-5344
📱(21) 99246-4887
⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
  • #fiqueemcasa
  • Linda demais essa parceria da @tudo_para_boneca e da @elasqueremlasfadas roupa menina e boneca!
Você encontra na @monkinoaoficial e @cirandinha_ciranda 
#post #dicaspaisefilhos #família #mensagem #postdodia #escola #educação #family #education #kids #psicopedagogia #criancas #blogdematernidade #maternidade #desenvolvimento #tudoparaboneca #maeefilho #irmaos #pais #paternidade
YouTube
Se inscreva!