Bebês e Crianças Cuidados Diários Desenvolvimento
17 abr 2018

Como proteger os seus filhos na internet

Para poder proteger os seus filhos contra os diversos perigos que a internet pode oferecer é preciso estar a par e atento à atividade dos seus filhos, pois conteúdo inapropriado, cyberbullies, ladrões de identidade e predadores sexuais são apenas alguns dos riscos associados com a internet. Instalar bloqueadores de publicidades e lembretes para o seu pequeno nunca fornecer o seu nome verdadeiro, morada, idade e sexo, é um excelente começo. No entanto, a era das redes sociais, que incentivam a partilha excessiva, fazem com que estas precauções não sejam suficientes!

Quais são então as últimas e mais eficazes técnicas para proteger o seu menor na internet? Deixamos aqui as dicas mais recentes, muitas delas fornecidas pela American Academy of Pediatrics:

Manter-se atento ao browser a toda a hora. Não é necessário estar sobre vigia tipo helicóptero, mas mantenha-se atento ao tipo de conteúdo que o seu filho navega na internet. É possível na atualidade aceder à rede através de inúmeras plataformas, o que pode tornar o trabalho mais difícil, mas incentive que o seu filho utilize estes equipamentos nas divisões comuns da casa, de modo a poder manter vigia no uso que este dá aos seus eletrônicos.

Ensine-os a manter informação sensível, privada. É imperativo que os seus filhos compreendam a importância de manter os seus nomes verdadeiros, o local onde vivem, a escola que frequentam e locais comuns em privado. Esta regra aplica-se a qualquer tipo de informação pessoal e privada, isto pode ser chave para proteger o seu filho, especialmente contra predadores sexuais na internet.

Instale software para filtrar conteúdo para adultos. Usufrua das suas vantagens de controlo parental nos browsers. Existem diversos aplicativos e extensões tal como a Net Nanny, que permitem bloquear o acesso a diversas fontes de pornografia, conteúdo violento, e outras fontes suspeitas. Isto pode ser feito ao filtrar as pesquisas com determinadas palavras, e assim poderá proteger o seu filho de vários perigos que existem na internet. Se quer uma solução mais fácil, também existem browsers feitos para crianças.

Não permita que os seus filhos façam compras online sem a sua supervisão. Ficaria surpreendido como por vezes as crianças conseguem memorizar certas informações, estas como, por exemplo, os dados dos seus cartões bancários e os respetivos códigos de segurança. Existem vários negócios na internet que precisam de ser adquiridos apenas por adultos responsáveis, como por exemplo, subscrição a uma revista ou jornal, roupas e eletrônicos em lojas online ou até mesmo créditos para seus jogos online prediletos. Não tem que deixar de fazer o que gosta para proteger os seus filhos, por isso recomendamos o use de aplicativos de controlo parental.

Vá para além da internet. Se o seu filho é uma criança que gosta de videogames é importante manter olho nas consolas que ele possa utilizar. Muitos games da atualidade vêm com modos online, em que o seu filho pode jogar com pessoas de todo o mundo, e para o proteger de quaisquer perigos que o mundo digital possa dispor, as consolas como a Nintendo 3DS, já estão programadas com diversos modos de segurança e controlo parental para proteger os mais novos.

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Disney on ice, sempre muito bom! Crianças amam.
#post #dicaspaisefilhos #família #mensagem #postdodia #escola #educação #family #education #kids #psicopedagogia #criancas #blogdematernidade #maternidade #desenvolvimento #tudoparaboneca #maeefilho #irmaos #pais #paternidade
  • Torcida da Copa da @tudo_para_boneca 💚💛
  • Boa noite
  • Boa semana! 💖💖💖
YouTube
Se inscreva!