Desenvolvimento Educação
06 jan 2017

Como elogiar o seu filho

Como elogiar o seu filho positicamente

Uma das melhores “armas educativas” que os pais têm em mãos é a possibilidade de utilizar diversos elogios para motivar os filhos. Ver o esforço ser reconhecido é uma alegria para qualquer um, principalmente para as crianças que ainda estão descobrindo que na vida há habilidades a serem desenvolvidas; desafios a serem superados; derrotas e vitórias.

Porém, a brincadeira de proferir palavras positivas aos pequenos não é tão fácil quanto parece. Elogio tem hora e momento certo e, se não for feito com muito cuidado, poderá até causar um efeito contrário à autoestima da criança e até fazer com que ela desenvolva receio em mostrar as próprias fraquezas aos pais.

No entanto, quando bem usado, os elogios podem manter a criança motivada a enfrentar desafios, melhorar habilidades e superar as próprias dificuldades, obtendo resultados cada vez melhores. Porém, é importante lembrar que os pequenos também precisam aprender a lidar com as derrotas da vida e, nestes momentos, a atitude positiva dos pais, o apoio e a consideração é tudo o que a criança precisa.

As derrotas não devem servir como uma experiência desmotivadora, mas como um impulso que ajude a criança a manter o foco nos objetivos, sem medo de fracassar de novo. Para isto, o mais importante é elogiar o esforço do seu filho e fazer com ele que aprenda que sempre haverá obstáculos, mas que o esforço e a persistência garantem bons resultados no final.

Quando e como elogiar?

– Esforço pessoal:
Avalie o desempenho do seu filho de acordo com o esforço e não com os resultados. Se ele tirar uma nota ruim em uma prova de uma matéria que tem dificuldade, mas estudou de forma séria e concentrada, tenha certeza de que a criança merece um elogio e um apoio para que continue mantendo o foco.

Quando os pais focam no resultado e ignoram o esforço do filho, a criança pode se sentir frustrada e incapaz. Porém, se a nota ruim for fruto de pouco esforço ou interesse, é preciso trabalhar para que a criança tenha motivação suficiente para buscar melhores resultados.

– Habilidades e talentos:
Talvez o seu filho tenha alguns talentos naturais. Algumas crianças aprendem a ler e escrever mais rápido, outras mostram habilidades com desenho ou com instrumentos musicais. Se você descobrir algo de especial no seu filho, não hesite em elogiar, motivar e manter o empenho dele em alta.

Porém, evite rasgar seda de forma exagerada. Elogiar apenas as habilidades naturais da criança pode fazer com que ela evite atividades em que tenha dificuldade e se foque apenas no que sabe fazer com facilidade. É muito confortável quando você tem facilidade com algo e isto faz com que receba bajulações gratuitas.

– Superação de desafios:
Os elogios ajudam sim as crianças a superarem desafios, principalmente quando as palavras são focadas no esforço. Se você ver que o pequeno realmente está se esforçando e que todo o empenho pessoal está melhorando os resultados, não hesite em elogiar e em ir ainda mais longe.

Você pode fazer pequenas comemorações, levar a criança para comer algo que gosta ou na loja de brinquedos para escolher um presente. As recompensas ajudam a manter o ânimo e o pequeno se sentirá ainda mais empolgado em manter o esforço, superar desafios e obter novas conquistas.

O lado ruim dos elogios

– Falta de sinceridade:
Saiba medir os momentos certos para elogiar o seu filho e a frequência com que isto acontece. Se você elogiar demais a criança, o resultado será mais negativo do que positivo.

Com o tempo, os pequenos percebem que a bajulação vinda dos pais acontece sem grandes motivos. O fato pode fazer com que a criança pare de dar credibilidade aos elogios e perca a confiança nos pais. Quando você elogiar o pequeno pra valer, as palavras poderão ser simplesmente ignoradas.

– Pressão sob a criança:
Seja sincero nos elogios e evite falar de forma generalizada. Dizer que a criança é um gênio na escola, por exemplo, poderá ter um efeito negativo sobre o seu filho. O pequeno irá acreditar que realmente possui algo de especial e um desempenho melhor do que os outros, mas a super autoestima pode ter prazo de validade.

Quando a criança descobrir as próprias fraquezas e dificuldades, não será nada fácil contar aos pais que está longe da imagem de gênio que foi construída. Esta frustração pessoal faz com que algumas crianças passem a mentir para proteger a imagem que possuem de si mesmas.

– Fuga dos desafios:
Elogios em momentos errados também podem provocar um medo do fracasso. Se você se esquece de elogiar o esforço e focar apenas nos talentos da criança, o pequeno poderá desenvolver uma tendência de fugir dos desafios, devido ao medo de não atingir os melhores resultados.

Elogio o seu filho quando desenvolver alguma habilidade especial, mas não elogie sempre que ele fizer a mesma atividade com que já está acostumado e vai bem. Ao invés disso, incentive a criança para sempre buscar a evolução e se esforçar para se tornar ainda melhor naquilo que gosta de fazer.

– Evite comparações:
Esqueça todas as outras crianças do mundo. Não importa se o coleguinha tirou uma nota mais alta, fez um desenho mais bonito ou foi o protagonista da peça de teatro da escola enquanto o seu filho ficou com o papel de árvore do cenário.

É muito desagradável para as crianças quando são comparadas com os outros e principalmente se os pais questionam o fato de outra criança ter mostrado um desempenho melhor. Mesmo que o seu filho não atinja os melhores resultados, elogio pelo esforço e pela conquista, mesmo que a conquista não tenha nada de especial.

Quando a criança vê que está sendo comparada de forma negativa com um colega, com o irmão ou com um parente, isto pode fazer com que o pequeno desenvolva um sentimento de rivalidade e inveja, o que não tem nada de produtivo e pode simplesmente trazer frustração, raiva e tristeza para o seu filho.

By: Ana Paula Bretschneider

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • #Repost @acirandacirandinha with @make_repost
・・・
Já conhece a campanha #apoieolocal ? A ideia é compartilharmos e apoiarmos negócios locais que estejam na luta aí para se reinventar e poder reabrir quando tudo se acalmar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
〰A você que conhece uma de nossas lojas ou que já comprou conosco online 🎁 nesse ultimo mês pedimos que nos AJUDE a enfrentar esse desafio 🤜🤛. Basta compartilhar esse post nos stories ou pelo direct com amigos e mencionar aqui no comentário 1, 2, 10, 35 ou 57 amigas e amigos que irão curtir conhecer a nossa Ciranda ! 😊
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Contamos com vocês!!!💗
#juntossomosmaisfortes⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
1. 𝗔𝘁𝗲𝗻𝗱𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗣𝗲𝗿𝘀𝗼𝗻𝗮𝗹𝗶𝘇𝗮𝗱𝗼 𝗢𝗻𝗹𝗶𝗻𝗲 como uma consultoria para te ajudar a escolher o produto direitinho, para você ou um presente.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
2. 𝗠𝗮𝗶𝘀 𝗱𝗲 𝟮𝟱 𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲𝗲𝗻𝗱𝗲𝗱𝗼𝗿𝗲𝘀 e famílias envolvidos nesse projeto colaborativo. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
3. Oferecemos um 𝗺𝗶𝘅 𝗱𝗲 𝗽𝗿𝗼𝗱𝘂𝘁𝗼𝘀 incrível: moda para bebês, meninas e meninos, decoração, brinquedos, acessórios, fantasias, enxoval, roupas de boneca... O que ajuda a resolver muita coisa em um só lugar!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
4. 𝗗𝗲𝗹𝗶𝘃𝗲𝗿𝘆 𝗱𝗲 𝗽𝗿𝗲𝘀𝗲𝗻𝘁𝗲𝘀 para os aniversariantes que tiveram suas festas adiadas ou os bebês que nasceram ou 'simplesmente' um carinho em um afilhado, uma netinha...
⠀
5. 𝗟𝗶𝘀𝘁𝗮 𝗱𝗲 𝗽𝗿𝗲𝘀𝗲𝗻𝘁𝗲𝘀 de aniversário, chá de bebês... Basta fazer sua lista, tratamos tudo direto com o convidado que se interessar e levamos até vocês os presentes!
⠀
6. E olha que delícia: 𝘀𝗮𝗯𝗲𝗺𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗼𝗻𝗱𝗲 𝘃𝗲𝗺 cada produto! Recebemos das mãos daqueles que criam, projetam, produzem!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
7. O 𝘀𝗲𝗴𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗶𝗻𝗳𝗮𝗻𝘁𝗼 𝗷𝘂𝘃𝗲𝗻𝗶𝗹 é o nosso forte. Mas tem produtos que agradam até os adultos, por que não? ;)
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀
ꜱᴇ ᴄᴜɪᴅᴇᴍ... ᴄᴜɪᴅᴇᴍ ᴅᴏꜱ ꜱᴇᴜꜱ... ᴄᴜɪᴅᴇᴍ ᴅᴇ ᴛᴏᴅᴏꜱ! 💚⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀
»»——- Cirandinha Online ——-««
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Atendimento via whatsapp são : ⠀
📱(21) 97272-5344
📱(21) 99246-4887
⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
  • #fiqueemcasa
  • Linda demais essa parceria da @tudo_para_boneca e da @elasqueremlasfadas roupa menina e boneca!
Você encontra na @monkinoaoficial e @cirandinha_ciranda 
#post #dicaspaisefilhos #família #mensagem #postdodia #escola #educação #family #education #kids #psicopedagogia #criancas #blogdematernidade #maternidade #desenvolvimento #tudoparaboneca #maeefilho #irmaos #pais #paternidade
YouTube
Se inscreva!