Bem Estar Desenvolvimento
26 abr 2020

4 dicas para ensinar o seu filho a organizar o próprio quarto e ser responsável

Estimular a organização e a responsabilidade dos pequenos é uma tarefa que deve ser aplicada desde cedo.

É inquestionável que brincar e estimular a imaginação das crianças é algo totalmente saudável, para que elas criem seu próprio mundo, cheio de cores, diversão e alegria. Mas, para que futuramente se tornem adultos responsáveis, com seus compromissos e independentes para resolver sozinhas os seus deveres, é fundamental que desde cedo sejam designadas tarefas para que entendam o que deve ser feito e até onde vão os seus limites.

Uma boa maneira de aplicar esse ensinamento aos pequenos é através de tarefas designadas de acordo a idade de cada criança, entre elas, a arrumação do quarto pode ser ideal para ensinar sobre organização de uma forma divertida.

Separamos algumas dicas para ajudar você a ensinar seu filho:

Ensine de forma divertida

Com certeza você já ouviu a frase “ Aprendeu brincando”. Bom, essa é a nossa primeira dica, ensine sobre organização e responsabilidade de forma divertida, de modo que as crianças entendam a importância do que deve ser feito, sem o sentimento de obrigação. Estimule de forma divertida para que compreendam a necessidade de cada tarefa, quando você disser “Arrume seu quarto” ou “Guarde todos os brinquedos”. Uma boa maneira de fazer isso, é com uma competição de quem consegue guardar mais rápido, ou arrumar a cama primeiro.

Estabeleça as tarefas

Use um quadro para ajudar a criar uma rotina, estabelecendo a tarefa de cada um em casa, como quem vai lavar a louça, ajudar a arrumar a mesa do jantar etc. Esse quadro deve ficar em um local de fácil visualização para os pequenos, e de forma lúdica, para entenderem o que cada um deve fazer, e quais são as responsabilidades e horários. Nesse mesmo local podem ser incluídas outras tarefas, como horário do dever de casa, banho, ver TV etc.

Ensine dando exemplo

A melhor forma de incentivar as crianças a arrumar o quarto e manter a organização é através de exemplos de como fazer. Dessa forma, mantenha sempre o seu quarto e a casa organizados, para que os pequenos entendam a importância dessa tarefa.

Ao ensinar uma tarefa nova, faça com seus filhos até eles se acostumarem, e criarem independência para isso, as crianças tendem a copiar o que os adultos fazem e dar o bom exemplo é a melhor forma.

Não use subornos

Mesmo parecendo ser uma tarefa cansativa e estressante as vezes, não utilize de suborno para que seu filho faça algo que você queira. Explique o porquê de tudo ser organizado e a importância de aplicar isso ao dia a dia. Se necessário, conte através de uma história usando os personagens favoritos deles, para que se identifiquem e compreendam melhor, como por exemplo, contando de como a princesa fez a tarefa ou de um super-herói arrumando o quarto.

Ensinar as crianças suas obrigações é a melhor maneira de torná-las adultos saudáveis e confiantes em suas tarefas, independentes e prontos para realizar qualquer coisa.

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
1 Comentário
  1. […] post 4 dicas para ensinar o seu filho a organizar o próprio quarto e ser responsável appeared first on Dicas Pais e […]

Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • #Repost @acirandacirandinha with @make_repost
・・・
Já conhece a campanha #apoieolocal ? A ideia é compartilharmos e apoiarmos negócios locais que estejam na luta aí para se reinventar e poder reabrir quando tudo se acalmar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
〰A você que conhece uma de nossas lojas ou que já comprou conosco online 🎁 nesse ultimo mês pedimos que nos AJUDE a enfrentar esse desafio 🤜🤛. Basta compartilhar esse post nos stories ou pelo direct com amigos e mencionar aqui no comentário 1, 2, 10, 35 ou 57 amigas e amigos que irão curtir conhecer a nossa Ciranda ! 😊
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Contamos com vocês!!!💗
#juntossomosmaisfortes⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
1. 𝗔𝘁𝗲𝗻𝗱𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗣𝗲𝗿𝘀𝗼𝗻𝗮𝗹𝗶𝘇𝗮𝗱𝗼 𝗢𝗻𝗹𝗶𝗻𝗲 como uma consultoria para te ajudar a escolher o produto direitinho, para você ou um presente.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
2. 𝗠𝗮𝗶𝘀 𝗱𝗲 𝟮𝟱 𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲𝗲𝗻𝗱𝗲𝗱𝗼𝗿𝗲𝘀 e famílias envolvidos nesse projeto colaborativo. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
3. Oferecemos um 𝗺𝗶𝘅 𝗱𝗲 𝗽𝗿𝗼𝗱𝘂𝘁𝗼𝘀 incrível: moda para bebês, meninas e meninos, decoração, brinquedos, acessórios, fantasias, enxoval, roupas de boneca... O que ajuda a resolver muita coisa em um só lugar!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
4. 𝗗𝗲𝗹𝗶𝘃𝗲𝗿𝘆 𝗱𝗲 𝗽𝗿𝗲𝘀𝗲𝗻𝘁𝗲𝘀 para os aniversariantes que tiveram suas festas adiadas ou os bebês que nasceram ou 'simplesmente' um carinho em um afilhado, uma netinha...
⠀
5. 𝗟𝗶𝘀𝘁𝗮 𝗱𝗲 𝗽𝗿𝗲𝘀𝗲𝗻𝘁𝗲𝘀 de aniversário, chá de bebês... Basta fazer sua lista, tratamos tudo direto com o convidado que se interessar e levamos até vocês os presentes!
⠀
6. E olha que delícia: 𝘀𝗮𝗯𝗲𝗺𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗼𝗻𝗱𝗲 𝘃𝗲𝗺 cada produto! Recebemos das mãos daqueles que criam, projetam, produzem!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
7. O 𝘀𝗲𝗴𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗶𝗻𝗳𝗮𝗻𝘁𝗼 𝗷𝘂𝘃𝗲𝗻𝗶𝗹 é o nosso forte. Mas tem produtos que agradam até os adultos, por que não? ;)
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀
ꜱᴇ ᴄᴜɪᴅᴇᴍ... ᴄᴜɪᴅᴇᴍ ᴅᴏꜱ ꜱᴇᴜꜱ... ᴄᴜɪᴅᴇᴍ ᴅᴇ ᴛᴏᴅᴏꜱ! 💚⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀
»»——- Cirandinha Online ——-««
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Atendimento via whatsapp são : ⠀
📱(21) 97272-5344
📱(21) 99246-4887
⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
  • #fiqueemcasa
  • Linda demais essa parceria da @tudo_para_boneca e da @elasqueremlasfadas roupa menina e boneca!
Você encontra na @monkinoaoficial e @cirandinha_ciranda 
#post #dicaspaisefilhos #família #mensagem #postdodia #escola #educação #family #education #kids #psicopedagogia #criancas #blogdematernidade #maternidade #desenvolvimento #tudoparaboneca #maeefilho #irmaos #pais #paternidade
YouTube
Se inscreva!