Bem Estar Desenvolvimento
26 abr 2020

4 dicas para ensinar o seu filho a organizar o próprio quarto e ser responsável

Estimular a organização e a responsabilidade dos pequenos é uma tarefa que deve ser aplicada desde cedo.

É inquestionável que brincar e estimular a imaginação das crianças é algo totalmente saudável, para que elas criem seu próprio mundo, cheio de cores, diversão e alegria. Mas, para que futuramente se tornem adultos responsáveis, com seus compromissos e independentes para resolver sozinhas os seus deveres, é fundamental que desde cedo sejam designadas tarefas para que entendam o que deve ser feito e até onde vão os seus limites.

Uma boa maneira de aplicar esse ensinamento aos pequenos é através de tarefas designadas de acordo a idade de cada criança, entre elas, a arrumação do quarto pode ser ideal para ensinar sobre organização de uma forma divertida.

Separamos algumas dicas para ajudar você a ensinar seu filho:

Ensine de forma divertida

Com certeza você já ouviu a frase “ Aprendeu brincando”. Bom, essa é a nossa primeira dica, ensine sobre organização e responsabilidade de forma divertida, de modo que as crianças entendam a importância do que deve ser feito, sem o sentimento de obrigação. Estimule de forma divertida para que compreendam a necessidade de cada tarefa, quando você disser “Arrume seu quarto” ou “Guarde todos os brinquedos”. Uma boa maneira de fazer isso, é com uma competição de quem consegue guardar mais rápido, ou arrumar a cama primeiro.

Estabeleça as tarefas

Use um quadro para ajudar a criar uma rotina, estabelecendo a tarefa de cada um em casa, como quem vai lavar a louça, ajudar a arrumar a mesa do jantar etc. Esse quadro deve ficar em um local de fácil visualização para os pequenos, e de forma lúdica, para entenderem o que cada um deve fazer, e quais são as responsabilidades e horários. Nesse mesmo local podem ser incluídas outras tarefas, como horário do dever de casa, banho, ver TV etc.

Ensine dando exemplo

A melhor forma de incentivar as crianças a arrumar o quarto e manter a organização é através de exemplos de como fazer. Dessa forma, mantenha sempre o seu quarto e a casa organizados, para que os pequenos entendam a importância dessa tarefa.

Ao ensinar uma tarefa nova, faça com seus filhos até eles se acostumarem, e criarem independência para isso, as crianças tendem a copiar o que os adultos fazem e dar o bom exemplo é a melhor forma.

Não use subornos

Mesmo parecendo ser uma tarefa cansativa e estressante as vezes, não utilize de suborno para que seu filho faça algo que você queira. Explique o porquê de tudo ser organizado e a importância de aplicar isso ao dia a dia. Se necessário, conte através de uma história usando os personagens favoritos deles, para que se identifiquem e compreendam melhor, como por exemplo, contando de como a princesa fez a tarefa ou de um super-herói arrumando o quarto.

Ensinar as crianças suas obrigações é a melhor maneira de torná-las adultos saudáveis e confiantes em suas tarefas, independentes e prontos para realizar qualquer coisa.

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
1 Comentário
  1. […] post 4 dicas para ensinar o seu filho a organizar o próprio quarto e ser responsável appeared first on Dicas Pais e […]

Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!

    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/storage/4/41/c0/site1374371703/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 282
YouTube
Se inscreva!

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0