Bebês e Crianças Brinquedos Compras Desenvolvimento Dicas
28 ago 2013

Desenvolvimento dos Bebês 1 a 6 meses e brincadeiras

Quando os bebês nascem eles passam a maior parte do tempo na rotina mamar e dormir, mamar e dormir. Mas com o passar dos meses eles começam cada vez mais há passar mais tempo acordados, e aí começa a nossa dúvida, o que fazer com um bebê tão pequeno que já passa uma grande parte do dia acordado?
Confesso que ficava bastante angustiada e usava muito o recurso do colo, ficava passeando com as crianças pela casa, passeava na varanda, ia passear de carrinho na rua e assim os dias iam passando. Mas logo comecei a pesquisar brinquedos interessantes e aí virei uma consumidora dos brinquedos Fisher Price e de algumas marcar brasileiras que os brinquedos são mais simples.

A ideia desse post é falar sobre a faixa etária de 1 a 6 meses, depois irei fazer posts para diversas faixa etária. Essa sugestão veio de mais uma seguidora muito querida que é mãe de primeira viagem. A partir daí comecei a pesquisar quais seriam os estímulos para cada uma das idades e me deparei com o site da Fisher Price que explica cada uma das idades e sugere inclusive brinquedos para cada uma delas. Vou fazer um mix do que li e também tentar ilustrar com fotos dos momentos dos meus bebês que já cresceram, mas que para mim continuam lindos bebês.

No primeiro mês de vida o bebê consegue ver objetos a 20-25 cm de distância, mas sem detalhes, vê apenas um borrão de uma cor só, já consegue seguir objetos devagar com os olhos a distâncias curtas, fica surpreso com sons altos e inesperados. O brinquedo indicado nessa idade é sem dúvida alguma os mobílies de berço. É muito legal nessa fase cantarolar bastante para o bebê, ele começa a ficar mais vocal. Mas é claro que nessa fase a interação ainda é muito pequena, o maior momento de interação é durante o ato de mamar.
61xJv6+FsAL._SL1020_

No segundo mês, ele já pode sorrir, emitir sons quando as pessoas falam com ele. Mostra alegria ao balançar pernas e braços, pode aprender que um evento segue outro (rotina), ele vai virar em direção a um som, mas só conseguirá localizar sons que estiverem na frente dele. Os mobiles continuam sendo um aliado nessa fase, mas já se pode testar o uso dos tapetinhos do chão (ginásios), mas eu sinceramente só usei com os meus depois dos 3 meses.
þVb_1

No terceiro mês, os padrões de rotina já estão muito mais bem estabelecidos e o bebê começa a tentar pegar as coisas ao seu redor. Para mim, esse mês é uma delícia, a percepção do mundo pelo bebê aumenta muito e com isso a interação mãe e filho vai ficando cada vez mais gostosa, que saudade! Nessa fase, o bebê reconhece a mamãe e começa a se interessa por outros, sabe quando algo lhe é familiar, quando de bruços consegue se apoiar nos cotovelos e levantar o peito, virar a cabeça quando uma pessoa está falando, quando o brinquedo é colocado na mão dele já consegue sacudir e começa a tentar pegar objetos.
Os brinquedos começam a ficar muito mais interessantes, pode se usar chocalhos, os ginásios e brinquedos musicais.

71oYS8O8oQL._SL1209_

71kVNVXXSbL._SL1500_

No quarto mês a coordenação olho-mão melhora muito e assim o bebê vai gostando de interagir mais e mais. Brinque de jogos simples ou ofereça brinquedos que ajudem o bebê a entender o conceito de causa e efeito. Ele reconhece rostos familiares e tem interesse por outros, com a sua ajuda, o bebê tenta alcançar as coisas, ri e emite sons com alegria, fica muito interessado nas próprias mãos e já pega alguns brinquedos. Os brinquedos são os mesmos usados nas fases anteriores, mas já podemos inserir os mordedores.
7098386g1

O quinto mês, é aquele mês em que os bebês começam a levar tudo para a boca, ficamos literalmente loucas para eles não colocarem besteira na boca. Ele já consegue alcançar os brinquedos, sorri para outros bebês e para seu próprio reflexo no espelho (uma graça), pode rolar de bruços para costas e começa como dito anteriormente a levar tudo na boca. Os brinquedos continuam sendo praticamente os mesmo, mas nesse momentos eles aproveitam muito os brinquedos que emitem luzes.

717bKX+ZP2L._SL1357_

No sexto mês o seu bebê já pode ficar sentado com a ajuda de um apoio, ou até mesmo sem apoio. Quando derruba algo ele procura, ele gosta de brincadeiras do tipo “achou”, ele pode bater em um brinquedo e dar gritos ao mesmo tempo e participa das atividades que acontecem ao seu redor. Os brinquedos vão ficando cada vez mais interessantes, agora já podemos comprar os brinquedos de empilhar e eles simplesmente amam o montar e desmontar! Como também adoram jogar tudo no chão. E também já podemos começar a inserir brinquedos que despertem a movimentação da criança, brinquedos que estimulam o engatinhar.
5526716GG

112086654_2GG

Abaixo segue a foto de alguns brinquedos que selecionei para a faixa etária de 1 a 6 meses. Espero que tenham gostado. Até o próximo post.

DSC00889

Foto: Gabriella Brandão

Foto: Gabriella Brandão

IMG_0878

IMG_1081

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais lidos do blog
Fique conectado com a gente!
  • Boa noite 💖
  • Corujando a vovó. Amo demais! 💖💖💖
Amor de vó, uma delícia!
  • Dia de Teatro em família. @marxcomunicacao 
Heróis: O incrível Musical dos Vingadores!
YouTube
Se inscreva!