Cuidados Diários
17 maio 2017

Dica para as mamães: peça ajuda sem receios e seja mais feliz

Dica para as mamães: peça ajuda sem receios e seja mais feliz

Não é fácil ser mãe, se dedicar inteiramente aos filhos e ainda se sentir a única responsável por tudo dentro de casa. É natural que você se sinta no comando da criança, tome decisões sozinhas e se sinta na obrigação de se dedicar a todas as necessidades do seu filho.

O estresse do dia a dia e querer fazer tudo ao mesmo tempo e com perfeição é sem dúvidas um peso que nenhuma mãe pode ou deve carregar. Atender ao bebê, arrumar a casa, fazer comida e cuidar de si mesma pode parecer impossível e, em muitos casos, realmente é.

Para as mamães que estão se sentindo cansadas ou infelizes com a rotina, é importante fazer uma reflexão: quando foi a última vez você pediu ajuda? Será que você não está acostumada a contar com os outros? Essas questões podem ajudar a encontrar a raiz dos problemas.

Pedir ajuda não fere o orgulho de ninguém e garante para qualquer mamãe a possibilidade de ter um pouco de descanso, fazer alguma atividade de lazer e passar alguns momentos sem se preocupar com os filhos ou com a casa. Será que é difícil pedir ajuda ou mesmo pedindo não há resultados? Vamos entender melhor quais as melhores maneiras de agir.

Marido
Para as mamães sobrecarregadas, a primeira coisa a ter em mente é: filho não é responsabilidade apenas da mãe. Há diversos tipos de maridos, os mais conscientes quanto às obrigações com o filho e aqueles que acham natural deixar tudo nas mãos da mãe, ir ao bar toda a semana e não trocar fraldas.

Se você tem um marido que colabora pouco, é muito importante trabalhar o senso de responsabilidade com ele. É preciso quebrar as barreiras do machismo e investir no diálogo para que ele entenda que tem obrigação em ajudar.

Para que a relação funcione com equilíbrio, também deixe que o papai tome algumas decisões relacionadas à criança e tenha o direito de participar ativamente na vida do pequeno.

Familiares e amigos
O marido não só pode como deve ajudar, mas ele não é o único. Conte com os seus pais, sogros, amigos mais íntimos. Nem sempre é necessário contar com eles para que cuidem do bebê, mas por que não deixar aquele amigo ou parente ajudar você lavando uma louça durante uma visita? Lembre-se: as pessoas mais próximas de você querem ajudar, só precisam saber o que realmente fazer. Diga sem rodeios.

Crianças também podem ajudar
Não há nada de ruim em ensinar um pouco de organização as crianças e contar com a ajuda delas. Guardar os próprios brinquedos, arrumar uma cama, lavar a louça ou recolher os pratos são tarefas domésticas simples e a rotina fica mais fácil quando as crianças ajudam.

Para que elas colaborem de forma positiva, tente transformar as tarefas em algum jogo competitivo e faça com que a organização se torne também uma brincadeira divertida dentro de casa, por que não tentar?

By: Ana Paula Bretschneider

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
1 Comentário
  1. […] post Dica para as mamães: peça ajuda sem receios e seja mais feliz appeared first on Dicas Pais e […]

Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Novidades Nestlé!! A nestlé tem duas novidades perfeitas para deixar seu café da manhã ainda mais gostoso: as granolas Crocantes Nescau e Cheerios!!!!
Amei meu presskit! Muito obrigada
#nestlebrasil #nestle #granolacrocantenescau #granolacrocantecheerios
  • Bom dia
  • Boa noite
  • A Baby Gym é a 1a Academia para Bebês.
Na 'academia' as atividades acontecem em forma de brincadeiras para possibilitar o melhor desenvolvimento motor, sensorial, emocional e social do bebê e da criança. As atividades são feitas com a participação de um acompanhante (mãe, pai, baba, vó...) para que os mesmos além de participarem desse desenvolvimento, darem continuidade ao estímulo em casa. @meubabygym.niteroi
YouTube
Se inscreva!