Bebês e Crianças Cuidados Diários Desenvolvimento
08 set 2014

Como ajudar o bebê a ter um sono tranquilo

Imagem: Antonio Pedro Mendes (direitos: Gabriella Brandão)

Imagem: Antonio Pedro Mendes (direitos: Gabriella Brandão)

Quando estava grávida da Luisa sempre ouvia as mães contando várias experiências e ficava imaginando como seria o dia que a Luisa nascesse e estivesse com ela em meus braços para cuidar. De todas as tarefas diárias de uma mãe de primeira viagem com seu filho, a mais complicada e exaustiva para mim foi sem dúvida alguma o sono do bebê.

A Luisa nunca dormiu bem até os 2 anos de idade, tanto é que quando descobri que estava grávida a minha maior preocupação era se a Luisa ia passar a dormir, porque senão iria ficar com 2 crianças acordadas a noite. Quando o Pepe nasceu, Luisa tinha 1 ano e 9 meses, dormia melhor mas ainda acordava a noite…Pepe foi um bebê muito mais calmo e logo nos primeiros meses já tinha um padrão de sono muito melhor.

Procurava ler muito sobre o sono do bebê, rotinas mas nada parecia dar certo, mas na verdade o problema estava em mim e no meu marido, porque não deixávamos a Luisa reclamar nem alguns segundos no berço que estávamos logo com chupeta, colo, peito e etc para acalmá-la. No fundo nós nunca deixamos ela aprender a voltar dormir sozinha…mas quando o Pepe nasceu tudo foi diferente, afinal de contas tínhamos um bebê para dividir a atenção com ela e a cada dia que passava ela dormia melhor.

O post de hoje tem o intuito de dar pequenas dicas para ajudar no sono do bebê. Algumas delas aprendi com a minha experiência e sofrimento, risos!

1. Crie uma rotina de sono noturno
Tente colocar essa rotina desde cedo em prática. Uma rotina que ajuda muito é: dar de mamar, dar banho (preferencialmente morno) e ir para o berço. O banho sempre acalma a criança e depois disso ela pode ir direto para o berço, pode colocar uma música para ajudar a relaxar e criar um ambiente aconchegante. Você deve repetir isso dia a dia a não ser em alguma situação específica como em caso de doença.

2. Colocar o bebê para dormir na hora certa
Essa dica eu aprendi rapidamente. Você precisa descobrir a hora certa do seu filho, sabe aquele papo que a “criança venceu”? É isso mesmo, quando a criança fica cansada demais, ela fica com muito mais dificuldade de relaxar para dormir e às vezes o sono também fica mais agitado. Conseguia identificar quando estava no limite e isso facilitava muito.

3. Diferença do dia para a noite
O bebê precisa compreender o que é dia e noite. Durante o dia abra as cortinas, interaja com o seu filho, brinque…
E assim que anoitecer diminua o ritmo dele, deixa o ambiente mais escuro para que ele aprenda a fazer a diferenciação do dia e a noite.

4. Bebê também dorme a tarde
Não super estimule o seu filho evitando que ele durma a tarde na esperança de uma noite de sono mais calma. Isso não acontece! A rotina do sono durante o dia tem um papel fundamental na qualidade do sono da noite.
Esse foi um dos meus grandes desafios, não conseguia estabelecer uma rotina certinha durante o dia por conta das mamadas e ai comprometia muito o sono da noite. Quanto mais calmo tinha sido o dia melhor a Luisa dormia, era incrível.

5. Acessórios para dormir
Dê ao seu filho acessórios que o ajudem a pegar no sono. Aqui em casa a Luisa e o Pepe gostavam de dormir com chupeta e um paninho. Na verdade o Pepe nunca foi tão fã do paninho quanto a Luisa, mas também ajudava a ele a se acalmar.

6. Não “socorra” de imediato
Esse foi o nosso problema! Não corra para o berço no primeiro gemido do seu filho. Bebês emitem ruídos mesmo dormindo, as vezes ele nem vai acordar e você já está li colocando chupeta, peito, pegando no colo…
O bebê precisa aprender a dormir sozinho e a pegar no sono sozinho, isso faz toda a diferença.

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Boa reflexão!
YouTube
Se inscreva!