Alimentação Diversos
06 fev 2017

Os benefícios de cozinhar com as crianças

Os benefícios de cozinhar com as crianças

Pixabay

Os dias estão cada vez mais agitados e corridos, o que dificulta um pouco as atividades em família. Com pouco tempo disponível as pessoas tendem a se dedicar um pouco menos a tarefas como cozinhar, preferindo refeições rápidas, congelados e fast food.

Apesar do tempo, esforço e paciência gastos, é importante para as famílias incluírem seus membros mais jovens desde cedo no preparo dos alimentos. Os fins de semana são uma ótima oportunidade para isso, pois além de uma maior disponibilidade de tempo, há também a possibilidade de incluir toda a família no preparo das refeições.

Assim o que era para ser mais uma atividade doméstica rotineira e automática, passa a ser um recreativo programa em família e uma ótima chance de introduzir as crianças na cozinha.

Os benefícios de cozinhar com as crianças

Rootseven / Flickr

Determinando tarefas

Os afazeres têm que ser atribuídos de acordo com a idade das crianças, já que a cozinha é um ambiente relativamente arriscado para os pequenos. Mas isso não deve inibir suas tentativas, basta saber delegar as tarefas apropriadas a cada idade.

Por exemplo, para os mais novos você pode delegar funções simples, como a de separar os alimentos que serão usados e até ajudar na compra dos ingredientes no mercado. Elas ainda podem lavar as verduras e vegetais e mexer algumas misturas fora do fogão, como massas de bolo.

Conforme as crianças vão ficando mais velhas, elas já podem começar a descascar os legumes para o preparo de pratos como uma carne de panela com batata – veja no Recepedia a receita – e não se esqueça de usar um descascador ao invés de faca, sempre sob a supervisão de um adulto.

Já a partir dos 10-12 anos, as crianças podem começar a fazer alguns pratos sozinhas e receitas mais elaboradas, mexer no forno e utilizar objetos cortantes, com moderação e atenção. Sempre deixe claro os cuidados e precauções a serem tomados dentro da cozinha.

Por onde começar

A melhor maneira de começar a introduzir a criança na cozinha é escolhendo bem as receitas. Dê preferência para as de fácil preparo, os doces e alimentos coloridos costumam chamar muito a atenção pelo sabor e aparência, como cookies, muffins e gelatina.

As frutas, verduras e legumes também são boas opções, pois as crianças costumam ter um certo preconceito contra esses alimentos, então introduzi-las no processo de preparação pode fazer com que tenham mais vontade de prová-los. Procure criar algumas receitas mais atrativas com esses ingredientes, como uma torta de legumes ou um picolé de frutas.

Os benefícios de cozinhar com as crianças

Pixabay

Aprendizados e ganhos

Através da alimentação nós temos o poder de educar as crianças ensinando-as sobre a origem do alimento e todo o seu processo de preparo, evitando desperdícios e ao mesmo tempo desenvolvendo uma relação de respeito com a natureza, que é fundamental para formarmos adultos mais conscientes.

A prática de cozinhar junto com as crianças traz diversas vantagens, como desenvolver um maior senso de responsabilidade, trabalho em equipe e noções de organização, ordenação e processos. Até conceitos matemáticos são aprendidos com a necessidade de fazer medições, estipular o tempo para assar etc. A autoestima dos pequenos também é uma das características trabalhadas durante a atividade, pois para a criança ver o resultado de algo que ela ajudou a fazer é algo muito gratificante.

Então separe uma receita deliciosa e de dar água na boca, como um clássico prato de carne de panela com batata, e reúna a criançada na cozinha! Os benefícios serão para a vida toda e as crianças vão ficar orgulhosas de ajudar no preparo de uma refeição para toda família!

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
4 Comentários
  1. 17/02/17 - 14h55

    Adorei o artigo! Meu filho adora estar comigo na cozinha e sempre escolho com carinho uma receita para que ele possa participar do preparo alimentar. É uma delícia! Amamos!
    http://www.estacaomaterna.com.br

  2. 01/03/17 - 22h29

    Adorei o site, muito interessante mesmo, aprendi várias coisas que eu nunca
    tinha visto em nenhum outro lugar. Parabéns!
    Continuem postando esses artigos que ajudam muito a todos que querem aprender
    mais. Obrigado.

    • 24/04/17 - 12h17

      Muito obrigada pelo comentário, você não tem ideia de como fico feliz!
      Se tiver sugestão de tema me mande por favor por email.
      Beijos, Gabriella

Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Bom dia!!!
  • Boa noite
  • Mais uniformes chegando na @tudo_para_boneca !!!! #americangirdoll #americangirl #dollfurniture #agdoll #agbrasil #agclothes #babyalive #kidsclothes #cute #love #tudoparaboneca #ourgenerationdoll #ourgeneration #closet #clothesdoll #furnituredolls #roupasparabonecas #dollstyle #dollstagram #americangirlsideas #roupadeboneca #adorobonecas #dicaspaisefilhos #vestidoboneca #tudoparaboneca
  • Bom dia. Acabei de receber de uma miga e achei legal compartilhar. Lindo 🕊

#post #dicaspaisefilhos #família #mensagem #postdodia #escola #educação #family #education #kids #psicopedagogia #criancas #blogdematernidade #maternidade #desenvolvimento #tudoparaboneca #maeefilho #irmaos #pais #paternidade
YouTube
Se inscreva!