Alimentação Nutrição
12 maio 2016

Inclua a criança no mundo colorido dos alimentos!

Inclua a criança no mundo colorido dos alimentos!

Escrevo esse texto depois de passar mais de uma vez por uma situação muito curiosa com pacientes adultos de 25, 30 anos.

– Eu pergunto: Você come fruta? Sim! Quais? Ah, maçã e banana. E eu retruco: Mas, você não gosta das outras? Não, o problema é que nunca provei…

Essa resposta se torna cada vez mais frequente e bastante preocupante do nível nutricional. Isso porque a limitação de nutrientes e de paladar torna-se muito grande. Geralmente as crianças que não são “ apresentadas” a uma boa variedade de frutas, legumes e verduras quando pequenas, vão em sua maioria se mostrar adultos que tem o quadro de monotonia alimentar. Esse cenário pode ser bem traduzido naquele prato de almoço todo amarelado, sem cor e consequentemente sem riqueza de nutrientes.

Por isso, leve seu filho ou filha a feira e ao supermercado. Deixe que ele pegue o alimento, sinta o cheiro e a textura. Faça uma receita ou deixe que ele observe como esse alimento se transforma. Todas essas ações, aguçam a vontade de provar o alimento ou receita que é um grande e frequente problema enfrentado por muitos pais atualmente. Meu filho não quer provar nada!

E não fique ansioso para que a criança goste de todos os alimentos do mundo! Você vai oferecer uma boa variedade de frutas, legumes e verduras, mas o objetivo sempre é que a criança prove o alimento de várias formas. Exemplo, manga. Ela pode ser servida na forma de fruta, suco, picolé, na vitamina… Todos esses tipos de preparo mudam a percepção do paladar do alimento, o que faz com que a criança o aceite melhor.

Com relação aos legumes e verduras as formas de preparo diversas tão são fundamentais… pode ser servido: cru, refogado, picado pequeno-grande-ralado, purê, assado, grelhado. Isso também vai garantir melhor aceitação.

E durante todo esse processo, a criança vai formar suas preferências e gostos de modo divertido e nutritivo!

GABRIELA-MAIA-FOTO-1-2111 Gabriela Maia
Nutricionista formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) // Especialista em Nutrição Clínica Funcional (CVPE/UNICSUL-SP) // Especialista em fitoterapia (Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais (IBPM/FIOCRUZ) // Professora de gastronomia funcional (CVPE)
www.gabrielamaianutricionista.com.br // Facebook: Gabriela Maia Nutricionista
contato@gabrielamaianutricionista.com.br

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Muito amor numa foto só! 💖💖
  • Como não compartilhar....
YouTube
Se inscreva!