Alimentação
16 fev 2017

Dicas para as crianças comerem de forma mais saudável

Dicas para as crianças comerem de forma mais saudável

Imagem: Pixabay

Quase todos os pais já se depararam com a difícil batalha de fazer as crianças comerem alimentos que fazem bem. Umas crianças não comem feijão, outras carne, mas os maiores inimigos dos pequenos geralmente são frutas, legumes e verduras, justamente os alimentos essenciais para uma dieta saudável. Você está passando por dificuldades com seus filhos na hora da refeição? Dê uma olhada nessas dicas:

1- Crie pratos lúdicos
A internet está cheia de idéias de como criar pratos divertidos, desde monstrinhos com almôndegas até joaninhas de maçã. Colorir e criar personagens nos pratos ajuda as crianças a comerem e você ainda libera seu lado artístico.

2- Não proíba as comidas “ruins”
Proibir fast-food não é a solução, muito pelo contrário. Afinal, isso só faz com que não somente seu filho crie hábito de comer escondido, mas também que ingira alimentos ruins no momento que surgir qualquer oportunidade – mesmo se ele estiver com o estômago cheio, abrindo assim uma possível porta para a obesidade. Diante disso, limite a ingestão de alimentos gordurosos, por exemplo, para uma ou duas vezes por semana. Pois convenhamos, até você fica tentada a comer aquele hambúrguer super calórico às vezes.

3- Deixe sua criança mais próxima do que ela irá comer
Leve-a ao mercado e peça para escolher os legumes, frutas e verduras. Crie o hábito de chamar seu filho, ou filha, para cozinhar com você. Se tiver tempo e espaço, outra ótima ideia é criar uma hortinha com alguns dos alimentos que consomem. Todas essas atividades fazem com que a criança se aproxime da idéia de consumir esse alimento.

4- Delivery
Você está sempre super ocupada? Às vezes tem que recorrer ao delivery? Pois saiba que eles não entregam só pizza e milk-shake. Aliás, nem toda pizza agora é gordurosa, não é mesmo? Dê uma olhada nesta seção saudável e escolha um lanchinho gostoso e “do bem” para o seu filho.

5- Seja um bom exemplo
O melhor exemplo de alimentação saudável tem que ser o seu. Afinal, educação começa em casa – inclusive no que se refere à alimentação. Por que seu filho comeria algo saudável se você não come?

6- Controle a geladeira e a despensa
Evite ter muitos alimentos “ruins” em casa. Então, quando tiver bolo de chocolate ou outros doces, tente escondê-los, deixando sempre as frutas e legumes mais na frente. E, na hora de comprar comidas gordurosas, dê preferência aos pacotes menores – se for possível.

7- Comece com porções pequenas e não force a criança a terminar o prato
Está incluindo um novo alimento no prato do seu filho? Ponha uma porção pequena. Peça para ele provar o alimento, mas nunca para terminar. Forçá-lo a limpar o prato gera uma reação negativa com o alimento.

8- Regra da mordida
Como mencionei antes, peça para seu filho provar o alimento (uma boa colherada é o suficiente). Não gostou? Tudo bem. Tente novamente depois. Pesquisas já provaram que crianças têm uma aceitação melhor ao alimento após ser exposta a ele de 8 a 10 vezes.

9- Use molhos e temperos
Seu filho pode até não gostar de brócolis, mas eu tenho certeza que se você adicionar um molho, ele não vai achar tão “terrível” quanto o alimento puro. Outra ideia é fazer cremes e pastinhas para molhar os vegetais.

10- Procure doces mais saudáveis
Nem todos os doces são uma bomba de açúcar. Procure oferecer opções mais saudáveis, como muffins de aveia e mel ou bolo de cenoura.

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
3 Comentários
  1. […] FONTE: Dicas Pais e Filhos […]

  2. Paula leite ferreira
    04/04/17 - 08h40

    Bom dia! Socorro menus filhos estão comendo muito mau e eu não sei mais o ué fazer….
    Minha filha tem 7 anos e só come papinha da Nestlé, nem pensar em comer comida.
    Meu filho tem 5 anos até comia bem, mas acho que vendo a irmã tem esta bem chato para comer, verdura e legumes nem pensar…..

    Por favor me ajuda!
    Obrigada
    Paula

    • 08/05/17 - 12h05

      Boa tarde. desculpa a demora em responder mas esse comentário ão estava aparecendo para mim.
      O que o pediatra fala dessa alimentação.
      Sei que é muito difícil o que eu vou falar, mas e se você não der mais a papinha da nestle?
      Se ela não encontrar a papinha provavelmente vai começar a comer outras coisas. Como ela faz em casa das amigas, na escola, em outros ambientes?
      O seu filho provavelmente está sim focando no exemplo dela.
      beijos e estou a disposição.
      Gabriella

Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Boa noite
  • Bom domingo 💖💖
  • Feliz São João
Card: #humorinteligente
YouTube
Se inscreva!