Alimentação Nutrição Saúde
19 mar 2015

Como chamar atenção dos pequenos para as frutas?

frutas1

Hoje é dia de nutricionista no blog! O assunto de hoje é Como chamar atenção dos pequenos para as frutas. E quem nos escreve é a nutricionista Gabriela Maia.

Elas são coloridas, tem as mais diversas formas, cores e cheiros. Tudo isso já seria o suficiente para aguçar a curiosidade das crianças em prova-las, não é mesmo? Mas nem sempre é assim. O que mais escuto é: nossa, meu filho comida tudo até 1-2 anos e depois não quer comer nenhuma fruta. Por isso temos que ficar atentos a alguns pontos. Será que estamos fazendo a introdução a introdução correta das frutas depois dos 6 meses? Há hábito de comer frutas em casa? Ofereço frutas de formas variadas (fresca, na forma de suco, cremes, vitaminas, picolé caseiro, salada de frutas…)?

A introdução alimentar é um momento importante e normalmente temos o maior cuidado para que não falte as frutas nos intervalos e que tenha bastante variedade. Ela deve ser feita de forma gradual para que a criança conheça devagar os sabores dos alimentos. Mas um dos primeiros erros é a adição de açúcar, cereais ricos em açúcar que infelizmente são dedicados ao público infantil, farinhas etc… esses produtos são ricos em açúcar e mascaram o sabor real da fruta, a deixando mais doce e na maioria das vezes bem longe do sabor verdadeiro. Depois de algum tempo comendo essa fruta “ enriquecida” com esses produtos a criança já não identifica o sabor da fruta real que tem o doce na medida certa.

Um segundo ponto é o hábito familiar. Na introdução alimentar depois dos seis meses mesmo que a casa não tenha frutas normalmente, elas não faltam. Mas se não existe a regularidade no consumo de frutas da família, elas logo começam a faltar ou a variedade diminui. Mas a criança precisa ver seus pais/ responsáveis comendo frutas para que a curiosidade infantil faça com que ela prove. Que tal escolher um dia do final de semana para ir à feira ou supermercado e provar frutas novas? Fazer a manhã da fruta no sábado ou domingo onde toda a família vai provar frutas? Ah, sugira a escola que tenha o dia da fruta e esse seja um momento de interação entre as crianças e de conhecimento sobre alimentação saudável!

E por último, a fruta não precisa ser oferecida só fresca. Existem várias formas de servir de forma atrativa como:

– Assada (frutas como maçã, pêra, banana e abacaxi ficam ótimas se colocadas no forno!). A banana pode ir inteira, a maçã/ pêra em lascas e o abacaxi em pedacinhos.
– Salada de frutas: Pique cerca de 3 frutas e deixe o potinho bem colorido e atrativo! Envolva a criança no preparo pedindo que ela escolha as frutas. Se tiver boleadores culinários utilize na melancia, melão ou mamão e fica lindo!
– Sucos: Bata as frutas com água ou água de coco. Coloque um canudo divertido e está feita a festa!
– Vitaminas: Escolha a fruta preferida da criança e bata com leite ou leite de arroz ou amêndoas.
– Picolé caseiro: Compre forminhas de picolé em lojas de produtos de cozinha e preencha com suco de frutas ou pique pedaços de frutas como frutas vermelhas e preencha com água de coco.
– Palitinhos de frutas: Pique as frutas e preencha palitos de churrasco. Se quiser incrementar derreta um pouco de chocolate com no mínimo 50% de cacau e envolva as frutas. Leve ao congelador só para endurecer um pouquinho! Ah, tome cuidado com os palitos se a criança for pequena.

GABRIELA-MAIA-FOTO-1-2 Gabriela Maia
Nutricionista formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) // Especialista em Nutrição Clínica Funcional (CVPE/UNICSUL-SP) // Especialista em fitoterapia (Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais (IBPM/FIOCRUZ) // Professora de gastronomia funcional (CVPE)
www.gabrielamaianutricionista.com.br // Facebook: Gabriela Maia Nutricionista
contato@gabrielamaianutricionista.com.br

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Linda demais essa parceria da @tudo_para_boneca e da @elasqueremlasfadas roupa menina e boneca!
Você encontra na @monkinoaoficial e @cirandinha_ciranda 
#post #dicaspaisefilhos #família #mensagem #postdodia #escola #educação #family #education #kids #psicopedagogia #criancas #blogdematernidade #maternidade #desenvolvimento #tudoparaboneca #maeefilho #irmaos #pais #paternidade
YouTube
Se inscreva!